Qual é o melhor horário para começar a trabalhar?

Um dos pilares da sociedade atual é a produtividade. Isso por vivermos em uma era tecnológica movida a muitas informações em um fluxo extremamente intenso. Isso pode nos fazer questionar, afinal qual é o melhor horário para começar a trabalhar?

No ambiente de trabalho a ideia de ter produtividade é levada muito a sério: espera-se que as demandas sejam executadas com excelência e no menor tempo possível. Com isso em mente, você com certeza já percebeu que existem dias e horários mais produtivos no expediente.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade de Oxford, jornadas de trabalho que começassem mais tarde, após as 10 horas da manhã, poderiam evitar sérios danos físicos e mentais aos trabalhadores. Isso pelo fato de que o desrespeito ao relógio biológico humano acarreta a disfunção cognitiva, ansiedade, aumento de peso, alterações na pressão arterial e diabetes.

O sono e suas vantagens

Publicidade

Considerando que uma noite mal dormida afeta desde o humor da pessoa até a produtividade no trabalho, é valido dar uma atenção especial ao período de sono que nosso corpo exige. 



Cada organismo pode variar sua demanda de sono entre 06 e 08 horas e esse tempo se faz necessário ao passo que é durante o sono que se realizam as sínteses de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, que ajudam a fortalecer e melhorar a memória e o aprendizado.

Hábitos saudáveis ajudam a dormir melhor, portanto, apostar em atividades físicas que tornem o corpo ativo durante o dia, é uma ótima ideia. Adotar horários para dormir e acordar, também podem tornar o corpo preparado para o repouso e obter bons resultados no horário para trabalhar.

Saber aproveitar o tempo escolhendo o melhor horário para trabalhar

horário para trabalhar

Chegar ao trabalho nas primeiras horas da manhã não é sinônimo de produtividade.

Publicidade


Publicidade


O ideal seria conseguir trabalhar mais em menos tempo para aumentar a qualidade de vida.

O funcionário deve saber aproveitar seu tempo. Manter as funções e demandas organizadas, economiza tempo e pode até reformular a rotina de trabalho. Isso possibilita ao funcionário chegar mais tarde para trabalhar.

Publicidade

Busque definir “quando” e “como” as tarefas devem ser cumpridas. Alinhar metas contribui para seu desempenho profissional no horário para trabalhar e ainda mais para os objetivos da empresa.

Publicidade

Estabeleça metas atingíveis: quanto maior a complexidade de uma meta para ser executada, maior será o desgaste para que esse feito se realize. Quando a demanda de trabalho for grande, transforme-a em etapas atingíveis.

Hábitos para facilitar a rotina de trabalho ao escolher o melhor horário para trabalhar

Você já sabe que ter um sono de qualidade contribui para que o seu horário para trabalhar seja mais proveitoso. Além disso, os exercícios físicos e a definição de metas também contribuem para o seu desempenho. 

Mas infelizmente nem sempre conseguimos definir um horário para trabalhar, e por isso alguns hábitos podem te ajudar nessa adaptação. Confira oito hábitos abaixo:

Respeite seus horários

Isso serve tanto para o seu período de sono quanto para o seu horário de acordar. Sair atrasado pode fazer com que você acumule tensões que vão afetar seu desempenho durante o dia todo

Tome um café reforçado

Antes de iniciar sua jornada de trabalho e lembre-se de intercalar refeições balanceadas com intervalos de 3 horas durante o dia;

Se alimente bem

Escolha alimentos leves e saudáveis: ingerir alimentos muito pesados podem causar sono durante o horário de trabalho.

Administre seus intervalos

Organize seu horário de almoço para que sobre tempo de caminhar um pouco, ler um livro, ouvir uma música, assistir um conteúdo na internet ou meditar. É importante proporcionar ao cérebro outras atividades nas pausas do trabalho.

Escolha um local que não perturbe a visão

Evite ficar frequentemente exposto a luz solar no ambiente de trabalho. A alta luminosidade pode tornar sua visão turva e, consequentemente, aumentar seu esforço ao trabalhar.

Publicidade

Ambientes muito escuros também não são aconselháveis, visto que a falta de luz redobra o esforço necessário para o desempenho das funções e pode ocasionar desconfortos.

Beba água com frequência

Além de auxiliar no equilíbrio da temperatura corporal, se manter devidamente hidratado nos faz sentir com mais energia e evita câimbras e distensões nos músculos;

Publicidade

Administre suas metas no seu horário para trabalhar

Visualizar as metas de trabalho pode tornar esses processos mais fáceis. Portanto, invista em post-its, blocos de notas, papéis e canetas coloridas, calendários, etc., de acordo com suas preferências.

Seja organizado ao escolher seu horário para trabalhar

Manter sua mesa ou sala organizadas pode funcionar como um reflexo positivo para seu cérebro. Tire um tempinho para deixar tudo em seu devido lugar fazendo com que seu horário para trabalhar seja bem aproveitado;

Nos casos de sono, levante-se, vá até ao lavabo e lave o rosto. Se levantar da cadeira e entrar em contato com água podem despertá-lo;

Por fim, você descobrirá que todos os horários podem ser bons horários para trabalhar, basta você encontrar o que melhor se adequa as suas necessidades!

Veja também: Os principais desafios do modelo híbrido de trabalho

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário