5 meios de PAGAMENTO que NÃO podem faltar no seu negócio nos dias atuais

5 meios de PAGAMENTO que NÃO podem faltar no seu negócio nos dias atuais
(Imagem: Clay Banks/Unsplash)

Foi-se o tempo onde os negócios podiam aceitar apenas os meios de pagamento mais comuns, como dinheiro ou cartão, para atrair clientes.

Com a evolução da tecnologia e do mercado, empresas de todos os segmentos precisam se adaptar às tendências para que mesmo a oferta de meios de pagamento possa ser um diferencial para os clientes.

5 meios de PAGAMENTO que NÃO podem faltar no seu negócio nos dias atuais
(Imagem: Clay Banks/Unsplash)

Mas será que você, empreendedor, sabe quais são os modelos de pagamento que não podem faltar atualmente em seu negócio? Caso a resposta seja negativa, nós listamos os 5 mais buscados por clientes hoje em dia, e te explicamos as vantagens que eles podem oferecer à sua empresa.

Pix

Se você ainda tem ressalvas em aceitar o Pix como um meio de pagamento no seu negócio, saiba que isso pode acabar te colocando muito atrás dos seus concorrentes.

O pagamento automático criado em 2020 se tornou um dos meios de pagamento preferido dos brasileiros, segundo o Banco Central, ficando atrás apenas dos pagamentos com cartão.

Assim, a não aceitação do PIX no estabelecimento pode significar uma perda de vendas considerável.

Pix oferece vantagens para o cliente e para empreendedor já que além da não perda de competitividade, as taxas aplicadas à Pessoa Jurídica por instituições financeiras para esse modelo de pagamento, em vários casos, são muito menores do que em meios mais tradicionais.

Portanto, pesquise melhor sobre o Pix, contate seu banco e busque saber mais sobre as vantagens de aceitá-lo em seu estabelecimento.

Link de pagamento

Essa modalidade é ideal para o empreendedor que vende online, mas não possui um e-commerce próprio.

Essa modalidade permite que o vendedor envie ao cliente um link via WhatsApp ou outra rede, por onde esse poderá efetuar o pagamento por uma mercadoria ou serviço.

O pagamento feito cai direto na conta bancária cadastrada da empresa.

Atualmente, várias plataformas e empresas oferecem esse serviço de gerar link para empreendedores, entre elas: carteiras digitais (Picpay, PagSeguro, etc.) instituições financeiras e máquinas de cartão (Stone, Mercado Pago, entre outras).

Busque informações sobre taxas, mensalidades e outras vantagens junto a seus parceiros.

Cartão de débito e crédito

A aceitação de pagamento no débito ou/e crédito é uma obrigação para qualquer estabelecimento físico. Sem questionamentos.

Segundo a pesquisa do BC este é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, portanto a não aceitação é certeza da perda de vendas.

Com a expansão do mercado, a boa notícia é que a concorrência barateou muitas das taxas de transações por cartões que hoje, a depender dos prazos de recebimento, giram em torno de 1% a 5%.

Assim, o que ainda é possível optar é por aceitar ou não o parcelamento de vendas, ou mesmo aderir a um pequeno acréscimo no valor de mercadorias para pagamento no crédito (por conta da taxa), mas jamais deve-se abrir mão desse meio de pagamento.

Cartões de vales

Outra opção de pagamento que pode aumentar muito o seu faturamento é a aceitação de vales, como os de cartões alimentação, refeição ou cultura, que muitas empresas dão à seus funcionários.

Essa aceitação pode representar um grande diferencial dos concorrentes, assim, contate sua operadora de cartão de crédito para entender as condições de aceitação desses meios de pagamento.

Dinheiro é um dos principais meios de pagamento

Por fim, a aceitação de dinheiro no seu estabelecimento também ainda é obrigatória, especialmente em negócios localizados em locais mais remotos.

A maior vantagem dos pagamentos em dinheiro é anulação de taxas comuns em outros meios de pagamento. Mas lembre-se de que ter grandes quantias em caixa nunca é uma boa ideia devido a insegurança.

Por que aceitar meios de pagamento diferentes é importante?

Em um negócio, aceitar mais de um meio de pagamento é sinônimo de aumento de vendas. Em suma, o estabelecimento oferece ao cliente a opção de pagar a conta do jeito mais conveniente a ele.

Para o comprador isso pode simbolizar uma melhor experiência com o estabelecimento, o que, consequentemente, pode fazê-lo retornar mais vezes.

Para além disso, adotar meios de pagamento mais modernos como o Pix e os Links de Pagamento colocam o empreendedor em evidência no mercado. Isso porque demonstra sua preocupação em seguir as melhores tendências, usando a tecnologia em seu favor e facilitando a vida do cliente.

Pense nisso, e comece a entrar na nova era dos negócios!

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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