Marketing de Recompensa: guia COMPLETO que pode lhe ajudar a fidelizar o seu cliente

Marketing de Recompensa guia COMPLETO que pode lhe ajudar a fidelizar o seu cliente

O marketing de recompensa é uma estratégia que envolve a oferta de incentivos aos clientes para que eles realizem ações benéficas ao negócio, incluindo, o aumento de vendas.

Essa técnica pode ser utilizada por variados tipos de empresa servindo como estratégia para aumento de engajamento dos clientes para com a marca, incentivo de fidelidade e, consequentemente, o aumento de vendas.

Marketing de Recompensa guia COMPLETO que pode lhe ajudar a fidelizar o seu cliente

Assim, neste guia de marketing de recompensa vamos explicar como você também pode utilizar essa tática de forma efetiva, visando aumentar a receita do seu negócio e o bom relacionamento com seus clientes.

Defina seus objetivos

Antes de começar a criar uma campanha de recompensas, é importante definir seus objetivos, afinal seu negócio precisa saber exatamente o em qual ponto está precisando agregar mais valor.

Assim, escolha se a finalidade da sua campanha de marketing de recompensas é:

  • Aumentar vendas;
  • Incentivar fidelidade;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais.

Ter objetivos claros é fundamental para a criação de uma campanha de recompensas que seja efetiva e atenda às reais necessidades do seu negócio no momento.

Escolha as recompensas

O que define o sucesso de uma campanha de marketing de recompensas, é se as vantagens oferecidas são realmente atrativas e relevantes para o seu público-alvo.

Assim, conheça bem o perfil de seus clientes, e saiba o que eles verdadeiramente valorizam para poder oferecer recompensas que estejam alinhadas com esses valores.

Alguns exemplos do que pode ser oferecido na campanha são:

  • Produtos ou Serviços muito desejados por seu público alvo;
  • Descontos;
  • Brindes exclusivos que sejam úteis ou com grande beleza estética;
  • Conteúdo exclusivo em plataformas online;
  • Entre outros.

Defina as regras para a recompensa

Toda a ideia por trás do marketing de recompensa, é fazem com que o cliente complete uma ação e assim, tenha acesso ao benefício.

Assim, saiba definir ações que conversem perfeitamente com os objetivos da campanha que você definiu lá na primeira etapa.

Assim, se seu objetivo é aumentar sua carteira de clientes, por exemplo, você solicitar que o interessado na recompensa preencha um formulário com seus dados, o que o tornará um lead para a empresa.

Agora, se a proposta é aumentar o engajamento nas redes, solicitar que as pessoas compartilhem conteúdos, ou sigam suas páginas, é uma boa regra para alcançar seu objetivo.

Outros exemplos de ação que precisam ser concluídas em troca da recompensa são:

  • Compra de um produto “x”;
  • Compra de uma quantidade “x” de produto ou serviço;
  • Marcar o local do seu negócio em uma publicação em rede social;
  • Responder a uma pesquisa de satisfação, mercado ou de outro tipo;
  • Entre outros.

Anuncie sua campanha de marketing de recompensa

Após o planejamento e as decisões definidas é hora de torna sua campanha de recompensas pública, divulgando seu modo de funcionamento de forma clara e atrativa para o seu público-alvo.

Portanto, use e abuse dos canais de comunicação mais adequados ao seu negócio como redes sociais, e-mail marketing, site, entre outros.

Lembre-se que o importante é fazer com que seu público saiba da “promoção” que você está fazendo.

Analise os resultados da campanha

Após o término da campanha, é muito importante analisar os resultados para determinar se os objetivos da mesma foram alcançados! Além de você conseguir identificar áreas que devem ser melhoradas.

Para essa análise, você pode usar métricas como:

  • Taxa de conversão de leads para clientes;
  • Vendas totais durante o período de campanha;
  • Aumento de engajamento dos clientes para com a marca.

Todas as informações são valiosas, e você deve utilizá-las para ajustar futuras campanhas de marketing de recompensa. Isso tudo pode se transformar em uma estratégia recorrente para o seu negócio, trazendo muitos resultados.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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