Marketing para barbearia: melhores estratégias para redes sociais

Os serviços de corte de cabelo e barba sempre estiverem em alta visto que essa é uma necessidade frequente dos homens. No entanto, com tantas novas empresas surgindo no mercado, é cada vez mais importante investir em um bom marketing para a sua barbearia.

Apesar de ser um negócio muito tradicional, nos últimos anos as barbearias ganharam um novo conceito, muito além do simples corte de cabelo. Esses empreendimentos se tornaram verdadeiros pontos de encontro entre amigos, que além de cuidar da aparência, também podem apreciar uma boa caneca de cerveja, e em alguns casos, até mesmo algumas mesas de jogos.

Essas tendências chegaram para provar que não importa o quão essencial seja um serviço, sempre é possível inovar. No quesito marketing de barbearia, a ideia é a mesma.

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Antigamente era fácil conquistar clientes apenas pelo boca a boca, em locais com maior concorrência com panfletos promocionais. No entanto, na era digital quase toda promoção de negócio foi movida para a internet e quem não se adapta está fadado a ser deixado de lado.



As redes sociais se tornaram importantes ferramentas de divulgação. Com uma boa estratégia é possível elevar consideravelmente o número de consumidores de um negócio, e por consequência, o alcance da marca.

Veja a seguir 7 dicas para marketing de barbearia que você pode começar a aplicar agora nas redes sociais do seu negócio.

1 – Utilize as mesmas redes sociais dos seus clientes

Existem inúmeras redes sociais hoje em dia e cada uma delas pode ser utilizada em estratégias de marketing a depender do segmento, objetivo do negócio e público. Sendo assim, ao invés de criar uma conta em cada mídia, é importante focar apenas nas redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes, afinal de contas é para eles que você irá criar conteúdos.

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Portanto, busque investir em uma, duas, no máximo três dessas mídias. Dessa forma, caso você não conte com um departamento de marketing ou uma empresa terceirizadas cuidando disso para você, será mais simples criar publicações e ao mesmo tempo atingir seu público alvo.

Veja aqui as 3 melhores redes sociais para o negócio e como utilizá-las para aumentar as vendas.

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2 – Crie muitos conteúdos em vídeo ao fazer o marketing para a sua barbearia

Conteúdos em vídeo são os que geram mais alcance em redes sociais como o Facebook, Instagram e, obviamente, Youtube.

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Esse modelo de publicação, além de gerar interesse por si só, são os mais impulsionados organicamente (sem precisar pagar) pelos algorítimos dessas redes sociais.

Sendo assim, aposte na criação de vídeos de passo a passo, ou aqueles respondendo dúvidas dos seguidores. Vídeos que mostrem novos produtos, ou modificações no espaço de trabalho, também são sempre uma boa ideia.

3 – Publique fotos de antes e depois

Poucas coisas são mais impactante em negócios relacionados a beleza do que as fotos de antes e depois. Por tanto, use e abuse dessa estratégia nas suas redes sempre que possível.

É importante que, antes de fazer essas fotos você converse primeiro com seu cliente para saber se o mesmo se sente confortável em ser exposto nas mídias da empresa. Isso parece um procedimento básico, mas às vezes na ânsia de criar material isso pode acabar passando batido pelo empreendedor.

4 – Faça conteúdo ao vivo

Já dizia Fausto Silva “Quem sabe, faz ao vivo!” e isso é tão real nas redes sociais quanto em qualquer outro formato de mídia.

As lives ganharam ainda mais importância durante o período de isolamento social, e mesmo após essa fase essa é uma tendência que irá permanecer por bastante tempo. Sendo assim, aposte nas transmissões ao vivo que te mostrem realizando algum procedimento na barbearia, ou com outro conteúdo que possa ser interessante para os seus seguidores.

O mais interessante desse formato, é que ele permite interações em tempo real já que muitas pessoas acabam enviando perguntas que podem ser respondidas no mesmo instante por você.

5 – Não deixe de responder os comentários ao fazer marketing para a sua barbearia

Uma das coisas mais importantes quando se tem uma página comercial em redes sociais, é manter a interação com os seguidores. Isso gera engajamento na página e maior alcance da publicação.

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Dessa forma, sempre que receber um cometário, busque respondê-lo o mais rápido possível, preferencialmente com palavras e não apenas com emojis. Isso é importante porque quando se usa apenas emojis para as réplicas, o algorítimo das redes entende que aquilo não é uma “resposta relevante” e, dessa forma, acaba não repercutindo a publicação tanto quanto poderia.

6 – Crie alguns anúncios pagos para potencializar a conversão de clientes

Todas as redes sociais são gratuitas e podem ser usadas por qualquer pessoa ou empresa. No entanto, essas plataformas também contam com opções de anúncios pagos que podem ser ótimas ferramentas para alcançar ainda mais clientes.

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Os anúncios pagos em redes sociais tem a vantagem de poder ser segmentados, ou seja, ao montá-lo é possível escolher quais os tipos de pessoas que você gostaria que tivessem acesso a ele. Você pode segmentar essas publicações por região, sexo, idade, entre outras especificações.

Outra coisa bacana, é que os anúncios permitem que você adicione botões de contato direto do cliente com o seu estabelecimento. Dessa forma, caso o seu objetivo seja fazer com que mais pessoas reservem um horário na sua barbearia, você pode colocar um botão “reserve seu horário” ou “saiba mais” ou “entre em contato” ao final da sua publicação.

Essa comodidade para o cliente, que não precisará ligar ou mesmo buscar seus contatos de outra maneira, servirá como uma grande estratégia de conversão de expectadores para consumidores.

7 – Aposte nos sorteios de brindes no marketing para a sua barbearia

As redes sociais desde quando as empresas descobriram que poderiam servir como ferramenta de marketing, se tornaram grandes promotoras de sorteios.

Isso é super bacana pois, ao promover um sorteio nas suas mídias você pode usar como critérios para os interessados que sigam a sua página, ou que marquem outras pessoas que virão a conhecer a sua marca também.

Dessa forma, essa é mais uma estratégia que pode acrescentar muito aos seus negócios.

Veja também: Como abrir um salão de beleza: Requisitos e dicas para começar

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Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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