Marketing Olfativo: Entenda o que é e como ele pode inspirar o seu negócio já em 2023

marketing olfativo

O marketing olfativo é muito utilizado por marcas famosas para conquistar e fidelizar clientes. O olfato é um sentido que desperta várias memórias emocionais e você pode usar a estratégia no seu negócio. 

Veja a seguir um guia completo sobre marketing olfativo. Acompanhe!

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Marketing Olfativo: Entenda o que é e como ele pode inspirar o seu negócio já em 2023

O marketing olfativo busca trabalhar a área sensorial do consumidor pelo olfato. É um conjunto de estratégias que tem como foco a atração e fidelização de clientes por meio de aromas e fragrâncias. 

Esse tipo de estratégia de marketing surgiu nos anos 1970, e tem ganhado força no Brasil.

Seu principal objetivo é ter um aroma que realmente represente a marca e que possa tornar a experiência do cliente marcante.

Em algum momento você deve ter sentido um cheiro e lembrou-se de algo ou alguém. O mesmo funciona para quem utiliza esse marketing na venda de produtos ou serviços. 

Quais as vantagens desse tipo de marketing?

Ele pode trazer ótimos resultados para empresas físicas e digitais, no entanto, é preciso que seja aplicado da maneira correta para que possa proporcionar vantagens como:

A compra se tornar uma experiência marcante

Quando um cliente compra os produtos e sente o aroma terá uma experiência única e uma lembrança positiva da empresa. 

Estimula o desejo dos clientes

A estratégia pode despertar sensações nos clientes de forma inteligente e que gere resultados. Dessa forma, eles sentem um maior desejo de comprar os produtos.

Aumenta a autoridade da empresa

Assimilar um aroma personalizado à marca faz com que a marca se diferencie da concorrência e aumente a autoridade do negócio.

Marketing olfativo fideliza os clientes 

Os clientes gostam de ter uma experiência única quando recebem um produto, e o cheiro faz parte dessa experiência. O resultado disso é que as chances do cliente voltar a comprar na loja é alta.

Cria conexões emotivas e ativa a memória 

O aroma é capaz de despertar emoções e ativar a memória afetiva. Assim, ele faz com que o consumidor se lembre da empresa sempre que sentir determinado cheiro.

Isso tudo faz com que uma conexão emotiva seja criada entre consumidor e marca, pois sempre que ele sentir o cheiro lembrará da experiência que viveu comprando no estabelecimento.

Empresas que apostam no marketing olfativo 

Diversas empresas sabem da importância de investir nesse tipo de marketing, veja algumas delas:

  • Melissa: possui um cheiro de chiclete associado à marca;
  • MMartan: loja de itens de cama, mesa e banho que possui fragrância própria;
  • O Boticário: possui um aroma personalizado para suas lojas;
  • Starbucks: referência no setor de cafés que utiliza disso como cheiro do estabelecimento;
  • Nutty Bavarian: famosa por vender nuts glaceados, o cheiro das castanhas é responsável por atrair consumidores.

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