Livros IDEAIS para quem quer começar um novo investimento e se tornar um empreendedor

Livros IDEAIS para quem quer começar um novo investimento e se tornar um empreendedor

Se tornar um empreendedor é uma jornada árdua para qualquer pessoa, e nada melhor do que poder contar com alguns livros cheios de informações e insights essenciais.

No mundo dos negócios, por sorte, existem diversos especialistas que ao longo de suas vidas experimentaram os sucessos e fracassos que apenas uma empresa pode passar. Assim, usando de suas experiências e conhecimentos, esses especialistas e estudiosos passam seus conhecimentos para quem deseja aprender.

Livros IDEAIS para quem quer começar um novo investimento e se tornar um empreendedor

A seguir, você confere uma lista com alguns livros riquíssimos em ensinamentos para quem deseja se tornar um empreendedor e, quem sabe, evitar alguns “erros de principiante”.

Pai Rico, Pai Pobre

Autor: Robert Kiyosaki

Um dos grandes best sellers da última década, Pai Rico, Pai Pobre é uma obra que busca incentivar o público comum a pensar fora da caixa em relação ao dinheiro.

Com uma linguagem simples, o livro é uma pérola na estante de qualquer empreendedor que busca entender mais sobre as evoluções financeiras e o mundo atual, apresentando a visão um tanto “polêmica” do autor que não acredita que a escola não deve servir de base a vida real dos jovens. Pelo menos não em questões financeiras.

Sinopse:

A sociedade sofre mudanças radicais e, talvez, de proporções maiores do que as ocorridas em séculos passados. Não existe bola de cristal, mas algo é certo: a perspectiva global de transformações transcende nossa realidade imediata.

Aconteça o que acontecer, só existem duas alternativas: segurança ou independência financeira. E o objetivo de Pai Rico, Pai Pobre é instruir o leitor e despertar sua inteligência financeira e a de seus filhos.

Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar

Autor: Daniel Kahnemann

Daniel Kahneman é ganhador do Nobel de Ciências Econômicas de 2002 e nesse livro expande seu conhecimento sobre gatilhos mentais e a forma como nosso cérebro age em diversas situações.

Para o empreendedor que deseja começar um negócio, esse é um dos livros mais úteis da lista, pois serve como uma espécie de treinamento para agir mais racionalmente e evitar ciladas mentais.

Sinopse:

“[…] As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar?

Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.”

Inteligência Financeira na Empresa

Autor: Karen Berman, Joe Knight e John Case

É fato que nenhuma empresa consegue sobreviver se não houver uma boa administração financeira. O problema é que nem todos os gestores se sentem preparados para aplicar estratégias que realmente funcionam no campo empresarial.

Assim, esse é um dos raros livros de finanças que se apresenta quase como um manual para quem deseja se tornam um empreendedor com maestria no campo financeiro dos negócios.

Sinopse:

“O livro apresenta noções básicas de finanças ensinando os conceitos e princípios de um modo que todos podem entender e colocar em prática de imediato.

O livro aborda ainda noções de medição financeira mecânica de análise caixa e lucro transparência e conhecimento financeiros entre outros conceitos básicos e fundamentais para todo gestor.”

Steve Jobs

Autor: Walter Isaacson

O icônico fundador da Apple certamente foi um empresário que não passou nem um pouco desapercebido pela vida, muito menos pelo mercado.

No livro de Walter Isaacson conhecemos a história de Jobs sem muitos filtros. Passando por todas as áreas de sua vida, desde a criação das primeiras ideias e sucesso empresarial. Até mesmo pelas imensas falhas na vida pessoal e os desafetos “conquistados” ao longo de sua jornada.

Sinopse:

“Baseando-se em mais de quarenta entrevistas realizadas com Steve Jobs ao longo de dois anos ― e em várias outras feitas com mais de cem familiares, amigos, adversários, concorrentes e colegas de trabalho ―, Walter Isaacson apresenta nesta biografia a fascinante trajetória de um ícone.

Intenso, de personalidade forte e apaixonado por perfeição, Jobs viveu altos e baixos e revolucionou seis indústrias: a de computadores pessoais, a de filmes de animação, a da música, a da telefonia celular, a da computação em tablet e a da publicação digital.”

Startup: Manual do Empreendedor

Autor: Steve Blank e Bob Dorf

Nesse livro o empreendedor encontrará em suma um passo a passo inovador para dar início ao negócio.

Aqui, o foco não está exatamente no desenvolvimento de ideia de negócio, mas sim na identificação da real necessidade do cliente que deve ser a grande prioridade de qualquer empresa.

Sinopse:

“Uma boa ideia sem execução não leva ninguém a lugar nenhum, assim como a recíproca é verdadeira. Ideias surgem todos os dias, mas não são elas que levam ao sucesso ou ao fracasso. A primeira coisa a ser levada em consideração é se ela endereça uma necessidade real de um cliente, seja ele uma pessoa ou uma empresa, e se esse mesmo cliente está disposto a pagar pela solução proposta.

O trabalho dos autores, Steve Blank e Bob Dorf pontua exatamente essa máxima: o choque de ideias e sua interface com o mercado as tornam viáveis.” 

Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital

Autor: Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Philip Kotler é considerado o “pai do marketing moderno”. Com esse livro, o doutor em administração propõe um novo olhar sobre as novas necessidades do consumidor e como atraí-lo ao migrar da publicidade tradicional para as novas tecnologias.

Sinopse:

“Em seu livro anterior, ele [Kotler] explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.

Agora, […] examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.”

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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