Guia completo sobre FATURAMENTO para você não ter mais dúvidas

guia faturamento

O faturamento pode gerar diversas dúvidas, ele pode lhe ajudar muito na avaliação financeira do seu negócio, para saber o que está de fato acontecendo. De forma geral, se trata do valor total obtido com as atividades comerciais de uma empresa. 

Para não gerar mais dúvidas, a seguir, separamos um guia completo sobre faturamento para você. Acompanhe!

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Guia completo sobre FATURAMENTO para você não ter mais dúvidas

Faturamento é a soma dos valores das vendas de produtos ou serviços de uma empresa durante um período determinado. Sendo assim, é o valor total adquirido com as atividades comerciais do negócio. 

A métrica trazida pelo faturamento pode determinar classificações legais do negócio, com o regime tributário e o porte da empresa. Por isso, analisar a saúde financeira do seu negócio é fundamental. É importante mencionar que o faturamento não é sinônimo de lucro. 

Além disso, ele ajuda a acompanhar o desempenho das vendas de um negócio e ter uma gestão financeira eficaz.

Quais os tipos de faturamento?

 

Existem dois tipos:

Faturamento Bruto 

É a soma de todos os valores adquiridos das vendas dos produtos e serviços de uma empresa durante um período de tempo. 

Sua forma de cálculo é super simples, basta multiplicar o número total de produtos ou serviços vendidos pelo preço cobrado por cada um durante o período analisado.

Faturamento Líquido

Já o faturamento líquido se refere ao valor do faturamento bruto menos os impostos que são taxados sob o negócio e as deduções de vendas. 

Para calculá-lo, você deve subtrair os impostos e deduções de vendas do valor do total do bruto.

Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – dedução de vendas.

Como aumentar o faturamento de uma empresa?

Para conseguir aumentá-lo, você deve:

Ter uma boa gestão financeira 

A gestão financeira é fundamental em todo negócio. Ela auxilia na hora de acompanhar a lucratividade, volume de vendas, capital de giro, margem de lucro, ticket médio e muito mais.

Precificar corretamente os seus produtos 

Nem sempre é fácil precificar os produtos da maneira correta, mas é algo fundamental para melhorar o faturamento e o lucro da empresa. Você deve levar em conta a margem de lucro esperada, a percepção de valor dos seus clientes e os preços da sua concorrência.

Criar estratégias de marketing

Por último, investir em marketing pode auxiliar a sua marca a ganhar mais visibilidade e atrair mais clientes, aumentando os resultados. 

Portanto, não deixe de investir e criar estratégias de marketing, elas podem também lhe auxiliar na hora de fidelizar os clientes.

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