ESTAS franquias internacionais podem chegar ao Brasil e ANIMAM investidores

(Imagem: Reprodução/ Globo.com)
(Imagem: Reprodução/ Globo.com)

Recentemente, surgiu uma oportunidade de franquias internacionais virem para o Brasil e começarem a operar em território nacional. Entenda tudo sobre a novidade a seguir e veja como isso beneficiará os investidores!

(Imagem: Reprodução/ Globo.com)
(Imagem: Reprodução/ Globo.com)

A atual situação das franquias internacionais no Brasil

De todas as 3 mil franquias que atuam no Brasil atualmente, cerca de 10% são internacionais, o que totaliza pouco mais de 230 franquias. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2022 houve um crescimento nessa porcentagem estimado em 12%.

Atualmente, há franquias de 35 países diferentes existentes em território nacional, havendo expectativas que esses números só cresçam nos próximos anos.

Recentemente, o especialista Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise Consulting, apresentou uma lista para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) com 20 franquias que poderão entrar no mercado brasileiro de franquias no futuro.

Foram várias as franquias listadas por Mauro, com a PEGN entrando em contato com algumas delas, mas, até então, não foi confirmado se elas realmente virão ao Brasil, embora algumas delas possuam planos de expansão em território sul-americano.

Além disso, as franquias que vêm para o Brasil buscam por quatro tipos de empreendedores diferentes, sendo eles: máster-franqueado, franqueado unitário, desenvolvedor de área e joint venture.

Veja o que cada um desses quatro tipos de empreendedores faz:

  • Máster-franqueado: O indivíduo possui a liberdade de abrir unidades próprias em um determinado mercado e estabelecer relações comerciais entre outros franqueados na área onde ele atua;
  • Franqueado Unitário: O empreendedor abre uma unidade em um determinado local e responde diretamente para a empresa ou por uma máster-franquia responsável pela região onde o indivíduo está atuando;
  • Desenvolvedor de Área: A pessoa abre e gerencia uma quantidade específica de unidades em um local pré-determinado pela empresa, não sendo possível manter relações comerciais com outros franqueados;
  • Joint Venture: A franquia firma um acordo com uma empresa presente no local de interesse para que ambas possam crescer e se desenvolver juntas.

Quais são as franquias internacionais que chegarão ao Brasil em breve?

Segundo a PEGN, existem 3 marcas internacionais que realmente desejam entrar no mercado brasileiro de franquias entre 2023 e 2024. Veja quais são elas a seguir.

1 – PhotoHotel – Romênia

A PhotoHotel é especializada em oferecer pacotes de fotos em hotéis e resorts para pessoas que estão tirando férias. Ela foi fundada em 2008 por dois amigos romenos que na época trabalhavam com turismo na Grécia.

Um dos fundadores da empresa, que conversou com a PEGN por videoconferência, comentou que ambos trabalham em hotéis desde os 18 anos de idade, oferecendo principalmente serviços de fotografias aos clientes.

Os dois sócios fundadores da franquia decidiram começar a empreender na área, oferecendo serviços profissionais aos clientes, contando com álbuns, vídeos e montagens. Atualmente, a franquia atende a mais de 100 hotéis e com 200 pessoas empregadas, cuja metade são franqueados.

Além disso, a franquia atua em países como Grécia, Egito, Espanha e Malta, e pretendem expandir suas operações para a América Latina, mais precisamente em países como Brasil, México e República Dominicana.

2 – Yolé – Singapura

A Yolé é uma rede de sorvetes zero açúcar que foi fundada por dois irmãos espanhóis em Singapura. Durante uma conversa com a PEGN, um dos fundadores comentou que eles queriam oferecer sorvetes de sabores variados com receitas saudáveis, que não utilizassem açúcar nem leite. Ambos contrataram chefs internacionais, nutricionistas, químicos e especialistas em sorvetes artesanais para montar seu negócio.

Atualmente, a Yolé conta com 75 unidades abertas e em processo de abertura na Europa, Ásia, África e nas Américas. Também foi comentado que os fundadores estão priorizando a entrada da franquia no Brasil em comparado com outros países, principalmente devido ao clima tropical que favorece a venda dos sorvetes.

3 – Mail Boxes Etc. – Itália

A franquia Mail Boxes Etc. foi fundada por uma família italiana nos EUA durante os anos 1980. No ano de 2009, a família que comanda a operação da empresa na Itália comprou todos os ativos da franquia em várias partes do mundo, menos nos EUA e Canadá, pois nesses dois países a empesa UPS era sócia da Mail Boxes Etc. que acabou se apropriando das unidades da franquia italiana no país.

A Mail Boxes Etc. trabalha na área de logística, mais precisamente com o envio de pacotes e correios, além de trabalhar com comunicação, marketing e serviços aduaneiros.

Segundo Bergamo, desenvolvedor de negócios da marca na América Latina, disse que a empresa planeja abrir 400 unidades no Brasil em até 10 anos, sendo previsto que a empresa chegue oficialmente em território brasileiro ainda em 2023.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
Veja mais ›
Fechar