Franquia Natura: como ter a sua? Quais os lucros obtidos?

A Natura é uma das marcas de higiene e beleza mais bem conceituadas no país, por isso, os seus produtos contam com clientes fiéis. Para quem deseja ter uma franquia Natura, já pode iniciar o seu negócio com a garantia de consumidores em potencial para as suas mercadorias.

Mesmo assim, é preciso ter um bom plano de mercado e estratégias de marketing, uma vez que existem diversas revendedoras atuando em todo o Brasil.

Conheça a marca Natura

A Natura é uma das empresas brasileiras mais conhecidas no seu segmento de mercado. Isso deve-se à sua história e à grande variedade de produtos que oferece aos consumidores. São linhas de produtos para o corpo, rosto e cabelos de homens e mulheres, além de itens exclusivos para a terceira idade e para o público infantil.

Além dos cremes, óleos e loções para o corpo, são famosas as suas linhas de perfumes, maquiagem, sabonetes, proteção solar e outros itens. A sua história é, também, motivo de reconhecimento, sendo que a Natura foi fundada no ano de 1969, pelo empresário Antônio Luiz Seabra.

Na época, o empreendedor tinha uma única loja e uma pequena fábrica na cidade de São Paulo. No início da década de 1970, os produtos da Natura passaram a serem comercializados, exclusivamente, pelo modelo de venda-direta, ou seja, por meio das revendedoras, o que, até recentemente, manteve-se.

Expansão da empresa Natura

Desde a criação da empresa até os dias de hoje, a Natura estendeu os seus domínios a muitos outros países. É possível citar, entre eles, países da América Latina, como Argentina, Chile, Peru e México, além dos Estados Unidos e da França. No entanto, são mais de 60 países em todo o mundo onde é possível encontrar a marca Natura.

Além disso, o número de colaboradores, em todo o globo, chega a mais de 7 mil, sendo que só de consultoras o número ultrapassa a marca dos 1,5 milhão. E a marca não para de crescer! Em 2016, a Natura comprou a marca australiana de cosméticos Emeis Holdings Pty Ltd. Já em 2017, fez uma nova aquisição, dessa vez, da rede The Body Shop, da empresa L’Oréal.

Além disso, em 2017, a Natura iniciou o sistema de franquias, sendo que, agora, é possível, assim como nos primórdios da marca, encontrar os produtos em lojas físicas, também. Já existem em torno de 20 unidades, as quais estão em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de duas no exterior.

Gastos médios para ter uma franquia Natura

Recentemente, a marca Natura inaugurou o sistema de franquias para expandir a sua empresa. Embora o valor para abrir uma franquia Natura não tenha sido divulgado, representantes da empresa garantem que se trata de um valor bastante competitivo em relação ao investimento exigido por outras redes.

Além disso, em um primeiro momento, estão tornando-se franquias da Natura as lojas informais de revendedoras da marca, que já existiam. Desse modo, a preferência é que os novos franqueados sejam as consultoras que possuam os melhores números de vendas. Por isso, quem deseja ter uma franquia Natura pode começar sendo uma revendedora!

Para tanto, o investimento inicial é, basicamente, o preço do kit, que precisa ser adquirido para começar as vendas, tendo um valor médio de R$50,00. Além disso, é importante ter uma boa estratégia de vendas, para tornar-se uma das melhores, podendo, assim, ganhar mais visibilidade para ser uma franquia de sucesso.

Como ter uma franquia Natura

As pessoas que já vendem Natura em pontos de vendas podem buscar junto à marca a formalização do seu estabelecimento, para que se tornem novos franqueados. No entanto, é preciso que a sua proposta esteja alinhada com a estratégia de expansão da marca. Inicialmente, a Natura quer abrir lojas físicas, principalmente, nas maiores cidades brasileiras.

As capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais foram as primeiras a receberam as lojas físicas da marca, bem como as franquias. Além disso, como acontece com qualquer empresa que faz uso das franquias para expandir, a Natura dá preferência aos empreendedores que desejam abrir um negócio e que tenham um determinado perfil.

Nesse sentido, são avaliados alguns aspectos, como a sua experiência nas vendas com a marca, a localização que pretende abrir o seu negócio e demais fatores. Além das capitais, possui mais chances de ter a franquia aceita quem propor uma nova franquia nas grandes cidades do país e que concentrem o público alvo da Natura.

Veja mais ›
Fechar