Franquia Melissa – Como ter uma Loja Melissa? Preço médio, Vale a pena?

loja melissa

Nos últimos anos, o sistema de franquias atraiu muitas empresas,já tradicionais no mercado brasileiro que desejavam expandir o seu negócio. Dessa forma, cresceu o número de opções de franquias para os novos empreendedores que encontram nesse modelo de negócio uma série de vantagens, como um produto bem conhecido e com clientes fiéis. A Melissa é uma delas.

História e Características da Loja Melissa

A Melissa é uma linha de sandálias feitas a base de plástico, desenvolvida no final da década de 1970, pela empresa brasileira Grendene, que foi fundada na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, no ano de 1971. No entanto, hoje em dia, a sua sede está no estado cearense, na cidade de Sobral, embora a parte administrativa continue em solo gaúcho.

Quando o primeiro modelo da Melissa foi concebido pelo empresário Pedro Grendene Bartelle, que se inspirou nas sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, possivelmente, não se imaginasse o sucesso que o produto teria.

Na época, a estratégia de marketing para promover a nova linha foi mostrar a sandália nos pés de Sônia Braga, a protagonista da novela Dancing Days. Em pouco tempo a marca internacionalizou-se, mas só foi a partir de 2012 que a Loja Melissa expandiu ainda mais, por meio do sistema de franquias.

A franquia da Loja Melissa tem o nome de Clube Melissa, sendo que essa nova rede fez uma parceria com a Jelly, marca que já atuava em rede, porém, comercializando todos os produtos da Grendene. Dessa forma, os pontos de venda da Jelly tonaram-se Clube Melissa. O modelo de franquia na marca foi instaurado na década de 1980.

Hoje em dia, a Melissa conta com mais de 180 lojas em todo o país, o que significa que é uma das franquias mais procuradas pelos interessados em abrir o seu próprio negócio. Além de ser um tipo de empreendimento vantajoso, pois trata-se de uma marca bastante desejada, ela sempre lança, em média, duas novas coleções, ou seja, está sempre atualizada.

Mas não é isso, o segmento de calçados no Brasil é bastante promissor para os novos empreendedores, sendo que o país está entre os três maiores produtores mundiais. Ou seja, é um segmento de mercado com consumidores em potencial. Por conta de tudo isso, o preço médio para abrir uma franquia da Loja Melissa não é baixo.

Valor da franquia Melissa

O investimento inicial pode ser de R$265 mil ou chegar a R$495 mil, sendo que a marca não divulga valores referes ao faturamento mensal e aos lucros previstos. De qualquer forma, mesmo quando divulgados, referem-se apenas a valores médios, sendo que podem variar muito, de acordo com o desempenho de cada franquia.

A taxa de franquia é de R$45 mil, em média. Além disso, a empresa não cobra da rede de franqueados os royalties, por outro lado, exige que 2% do faturamento bruto seja aplicado em publicidade. Quanto ao tempo que leva para o retorno financeiro, estima-se que seja de dois a quatro anos.

Faturamento médio mensal do franqueado

Entidades do setor estimam que o faturamento mensal gire em torno dos R$150 mil reais.

Como abrir uma franquia Melissa

Quem deseja abrir uma franquia Loja Melissa pode começar entrando em contato com a marca, o que pode ser feito por meio do site oficial, na área “Abra uma franquia”.

Ali, você pode informar os seus dados pessoais, podendo enviar uma mensagem com a sua proposta. Essa é uma ficha de pré-qualificação que será, posteriormente, avaliada pela empresa para lhe dar um resultado. Depois, basta esperar que a empresa entre em contato com você.

Embora no site não estejam explícitos os requisitos para os interessados em abrir uma franquia Loja Melissa, de forma geral, são dois os principais aspectos avaliados.

O primeiro, é a localização onde o aspirante a franqueado pensa em abrir a nova loja. As marcas costumam dar preferência às capitais e às grandes cidades brasileiras.

Também, é preciso que a franquia se localize em um grande shopping com alto fluxo de consumidores ou mesmo em lojas de rua, desde que em regiões de grande movimento de pessoas que integrem o público alvo da empresa.

A experiência do interessado é mais um fator levado em consideração, sendo que já ter trabalhado com vendas é favorável. Além disso, é recomendável que apresente à empresa um estudo de viabilidade financeira para mostrar que saberá como ter o retorno do investimento.

É ainda melhor se o proponente já tenha atuado mais especificamente no segmento de calçados. Isso quer dizer que ele conhece o setor, o que é muito importante para marca, bem como que o interessado domine os conhecimentos básicos de administração, afinal, mais do que alguém que tenha dinheiro para adquirir uma franquia, é preciso gerenciá-la.

Por isso, é importante que você deixe bem claro o seu potencial como um novo franqueado da Loja Melissa, o que certamente vai aumentar as suas chances de vendas no setor de calçados femininos.

Veja como participar do Clube Melissa:

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Perfil do franqueado

Como requisitos pra propor a abertura de uma loja a empresa recomenda que se sejam cumpridos os seguintes fatores:

  • Ter disponibilidade financeira para investir no projeto, no caso, o valor mínimo de R$ 150 mil;
  • Possui experiência anterior com comércio;
  • Ter dedicação total ao empreendimento;
  • Facilidade para gerir pessoas;
  • Possui identificação com a marca;
  • Conhecer o local onde será inserido o ponto de venda;
  • Ter fidelidade aos requisitos e normas da empresa.

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Vale a pena abrir uma franquia da Melissa?

Antes de abrir qualquer novo negócio e que você seja um franqueado da Melissa é ideal que se conheça os prós e contras. Abaixo, você conseguirá fazer essa avaliação para chegar a uma conclusão.

5 vantagens da franquia 

  • Orientação para escolha do ponto comercial: a Melissa dá todo o suporte ao franqueado, lhe orientando qual será o melhor local para a abertura da loja num local que lhe traga retorno financeiro;
  • Estudo de viabilidade financeira: o franqueado é obrigado a fazer o estudo em contrapartida com a marca, o que manterá o negócio mais seguro;
  • Projeto arquitetônico exclusivo: A Melissa dá todo o auxílio de design e arquitetura que o franqueado precisa para manter o padrão da loja, assim, economizará esforços na parte de criação de um ambiente confortável para os clientes e ainda conseguirá manter o padrão estabelecido pela empresa;
  • Orientação contábil: a loja Melissa também garante assessoria gratuita de finanças para o franqueado, sobretudo nos primeiros meses. Assim, se sentirão bem amparados e terão boas noções de como organizar as mercadorias, valores e faturamento;
  • Oferece treinamento: o franqueado pode participar gratuitamente de treinamento tanto para si mesmo quanto de seus funcionários. Desse modo, terão oportunidade de conhecer melhor os produtos, padrão de atendimento e de interação com a tecnologia de informação usada pela empresa.

5 desvantagens 

  • Investimento alto: para abrir é preciso ter dinheiro no bolso, caso contrário, não conseguirá suprir as demandas feitas pela empresa;
  • Grande tempo de retorno: o tempo estimado é de 24 meses, pelo menos. Entretanto, pode variar de acordo com cada loja.

Rafaela Trevisan CortesJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
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