Empreendedora superou as dívidas e construiu um negócio de costura que fatura MUITO

negócio de costura

Paula Roberta Borsoi é empreendedora e iniciou sua própria confecção em 2009 após sair de seu emprego. O negócio começou na sala de casa, e com o crescimento, contratou funcionários, mas as dívidas começaram a aparecer e ela se viu sem saber o que fazer. Aos poucos conseguiu focar na gestão de seu negócio de costura e hoje consegue faturar muito com a empresa. 

Conheça a seguir a história da empreendedora que deixou de ter dívidas após aprender gestão e hoje fatura muito com sua empresa de costura.

negócio de costura

Empreendedora superou as dívidas e construiu um negócio de costura que fatura MUITO

Para abrir seu negócio de costura, a empreendedora Paula teve de fazer um empréstimo que foi destinado à compra de equipamentos. Seu empreendimento continuou pequenos por 3 anos, e por isso, era fácil de gerir, então logo a dívida foi paga. 

No entanto, após três anos, Paula decidiu formalizar seu negócio, alugou um barracão, contratou mais funcionários e começou a receber encomendas de empresas maiores. Com o crescimento, a gestão do negócio ficou mais complexa, e as dívidas começaram a aumentar. 

A empreendedora não estava conseguindo dar conta de cuidar de tudo, e recorreu ao Sebrae para conseguir ter um melhor planejamento estratégico e melhorar o financeiro da empresa. Em 2015, Paula se viu no vermelho mesmo com bons contratos, e isso levou a empreendedora a pegar mais empréstimos, o que fez com que a dívida fosse crescendo. 

Apenas quando a empreendedora começou a participar das capacitações do Sebrae que conseguiu enxergar que a solução não era aumentar a produção ou contratar mais pessoas, e sim, capacitar a equipe, cumprir metas e gerir melhor. 

Por meio das capacitações, Paula passou a organizar o que precisava pagar e foi estabelecendo suas prioridades. Aos poucos, a empreendedora focou em olhar mais para o estratégico da empresa e organizar também o financeiro. 

Em 2021, Paula conseguiu quitar todas as dívidas e encontrou o equilíbrio da empresa. 

Benefito Albiero é consultor de negócios e o responsável por algumas capacitações que Paula realizou focadas em gestão de pessoas. Segundo ele, existe uma grande importância em desenvolver uma boa liderança para se criar um ambiente de trabalho positivo, o que resulta em melhorias financeiras.

Ao ver o caso de Paula, é possível visualizar a importância de se capacitar para gerir um negócio da melhor forma. Algumas pessoas podem até conseguir ter sucesso e lucrar muito sem precisar passar por cursos, mas buscar capacitação é um passo super importante para o negócio e para o crescimento pessoal do empreendedor!

Veja mais ›
Fechar