Franquia e Licenciamento: qual a diferença no fim das contas?

Diferença entre franquia e licenciamento
Diferença entre franquia e licenciamento (Imagem: vectorjuice/Freepik)

Entender a diferença entre franquia e licenciamento é um desafio para muitas pessoas. No entanto, mesmo que pareçam a mesma coisa à primeira vista, os dois não poderiam ser mais diferentes.

O que os modelos apresentam de comum para na superfície. Todos os pormenores de um negócio que opta por uma ou outra são únicos, e exigem estratégias e mentalidade diferentes.

Diferença entre franquia e licenciamento
Diferença entre franquia e licenciamento (Imagem: vectorjuice/Freepik)

Além disso, as vantagens e desvantagens dos modelos caem em territórios totalmente distintos, como veremos.

O formato de franquia

A franquia é um tipo de negócio onde uma empresa concede o direito a terceiros de operar uma unidade de negócio usando seu modelo comercial. Isto inclui o nome, marca, logotipo, identidade visual, processos internos, estilo de gerenciamento e o que mais for relevante.

Ou seja, aqui busca-se replicar, com o máximo de fidelidade possível, uma empresa que já teve sucesso comprovado em sua forma de atuação.

Além disso, na franquia, a franqueadora oferece um pacote completo de suporte ao franqueado. Assim, o empreendedor pode contar com treinamento especializado, estratégias de marketing, fornecimento de produtos e serviços, além de orientação contínua.

Aqui estão incluídas empresas como McDonald’s, Kumon, Cacau Show e outras.

Vantagens do modelo de franquia

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é a possibilidade de entrar em um mercado com uma marca reconhecida e uma base de clientes já formada.

Isto porque, ao adquirir uma franquia, você obtém acesso a um modelo de negócio que foi testado e refinado ao longo do tempo. Mas não só isso, ele também já é conhecido do público e, por si só, atrai as pessoas.

Outro fator definidor é o suporte contínuo. Uma boa franqueadora irá ajudá-lo a superar os desafios iniciais e aproveitar as melhores práticas desenvolvidas pela empresa. Assim fica mais fácil passar pelo momento mais crítico de estabilização da unidade.

Desvantagens do modelo de franquias

Apesar de existirem franquias em todas as faixas de preço, elas geralmente exigem um investimento inicial significativo, incluindo taxas de franquia e royalties contínuos. Encontrar as franquias baratas em seu nicho pode ser um desafio.

Além disso, os franqueados têm menos flexibilidade em relação às operações do negócio, pois devem seguir as diretrizes e padrões estabelecidos pela franqueadora.

Embora isso componha uma vantagem em termos de suporte e marca, naturalmente limita a capacidade da empresa de adaptar-se a circunstâncias específicas ou inovar de acordo com as necessidades locais.

O formato de licenciamento

O licenciamento, por sua vez, é quando uma empresa concede a outra o direito de usar sua propriedade intelectual, como marcas registradas, patentes, direitos autorais ou segredos comerciais, em troca de pagamentos de royalties ou taxas de licença.

Diferentemente da franquia, o licenciamento não envolve a transferência de um modelo de negócio completo. Neste caso, os direitos de uso são apenas de determinados ativos intangíveis.

O mais comumente visto no licenciamento é a transferência de direito de uso de imagem de marcas ou personagens. Assim, selos como Marvel, Disney, Nintendo e outras empresas famosas seguem este formato, seja para produção de brinquedos, cadernos, camisetas ou qualquer outro produto por terceiros.

Vantagens do licenciamento

Entre as vantagens do licenciamento está a flexibilidade que ele oferece. Diferentemente da franquia, aqui pode-se utilizar a propriedade intelectual para desenvolver seu próprio modelo de negócio e adaptá-lo às suas necessidades específicas.

Isso permite que você seja mais inovador e criativo, aproveitando o awareness da marca sem estar preso a diretrizes rígidas. Obviamente ainda há regras previstas em contrato, mas você consegue usar todo o palco dado pelo licenciador para fortalecer seu próprio modelo de negócios.

Além disso, o licenciamento pode ser uma opção mais acessível, já que as taxas de licença geralmente são mais baixas e podem ser melhor negociadas.

Desvantagens do licenciamento

Ao optar pelo licenciamento, você não terá o mesmo nível de suporte oferecido pela franquia. Será sua total responsabilidade desenvolver seu próprio modelo de negócio e garantir sua viabilidade.

Outro ponto é que a empresa pode licenciar sua propriedade intelectual para outros licenciados concorrentes, o que resultará em maior concorrência dentro do mesmo nicho. Portanto, é essencial realizar uma pesquisa cuidadosa sobre a reputação e os termos do licenciador antes de tomar uma decisão.

Como vimos, apesar de gerarem confusão entre si, a diferença entre franquia e licenciamento é gritante. Dessa maneira, escolher entre franquia e licenciamento é algo muito particular. Tudo dependerá de uma pesquisa profunda de mercado, aliada aos seus desejos como empreendedor para sua própria jornada.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar