Como criar um anúncio chamativo no Facebook para converter em vendas

anúncio chamativo facebook

Os anúncios no Facebook representam uma nova e importante fatia do mercado publicitário.Os estudiosos indicam que a popularidade dessa aldeia digital nem sempre é lucrativa, mas pode tornar-se um investimento fundamental para quem souber usá-la.

Segundo dados levantados pelo próprio Facebook uma série de pequenos negócios conseguiram fortalecer as vendas por meio da plataforma. A Top Florist, uma empresa familiar da Colômbia, por exemplo, concentra 80% das vendas na rede social somente fazendo uso do famigerado Facebook Ads.

Mas, quem já se arriscou a criar uma campanha de anúncios (clique aqui para aprender o básico do Facebook Ads) sabe que é preciso bastante conhecimento para tornar uma publicação lucrativa. E para isso, é indispensável conhecer as manhas da rede social.

Felizmente, já tem quem tenha se dedicado a pontuá-las. Nós do Revendedor.club fomos atrás dessas dicas de ouro para fazer com que os seus anúncios sejam ainda mais bem sucedidos no Facebook.

1 – A publicação precisa ser visual

Essa recomendação é feita até pelo próprio Facebook de tão fundamental. Acontece que as imagens são as publicações mais valorizadas pelo usuário, o que faz todo o sentido, afinal, pesquisas científicas confirmam que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.

Portanto, no momento de pensar em criar um anúncio já tenha em mente que você precisará ter um banco de imagens muito bom para conseguir colher resultados de qualidade.

anuncios visuais facebook

2 – Crie um conteúdo relevante para o público

Para você, como revendedor, pode parecer super relevante dizer que a marca que representa tem uma nova linha de produtos. Portanto, qual é a relevância disso para o seu público?

Para facilitar a criação de anúncios chamativos, sempre comece pensando sobre o que o seu público gostaria de saber. Isso significa que você precisa conhecê-lo muito bem, entendendo seus desejos, necessidades e medos.

O Facebook tem uma ferramenta que te ajudará a verificar o grau de relevância da sua publicação por meio de uma pontuação. A ferramenta é chamada de “Relevance Score“.

conteúdo relevante facebook

3 – Anúncios precisa ter uma chamada para a ação

O famoso “call to action”, em português “chamada para ação”, é uma frase ou ato que convida o usuário a tomar uma atitude.  Propagandas se utilizam bastante desse recurso com verbos no indicativo tais como os seguintes exemplos:

  • Compre agora e economize x%;
  • Clique no link para saber mais;
  • Aproveite essa oportunidade!;
  • Conheça a nova linha de produtos da marca tal.

Contudo, é preciso ter cuidado para que a chamada para a ação não seja uma tentativa de barganhar likes e compartilhamentos. Afinal, a última atualização do Facebook lançou uma regra em que palavras como “compartilhe”, “curta” Dê um amei” e afins tem um alcance reduzido. A prática tenta combater as tentativas de interação inorgânica dentro da rede.

call to action facebook

4 – Quanto menos texto, melhor

O Facebook tem uma regra de que somente 20% da imagem pode ser coberto com o texto e, quanto mais concentrado ele estiver, melhor. Esse critério foi adotado após a rede perceber que as publicações com menos palavras tem melhor performance entre o usuários.

Isso quer dizer que respeitar essa tendência não é algo que deve ser feito só para cumprir diretrizes, pois ela também terá impacto na conversão da sua publicação em vendas.

Tente ao máximo usar do bom humor, de emojis e de publicações com uma linguagem que comunica bem para o seu público alvo.

texto em imagem facebook

5 – Mostre alguém ou você mesmo usando o produto

No guia oficial de anúncios do Facebook a dica número um é justamente mostrar alguém usando o produto ou dar esse sinal social. Para quem revende marcas de roupas e cosméticos isso é muito fácil de resolver.

usando produto facebook

6 –  Crie imagens com alta resolução

Cuidado ao se aventurar o photoshop e outras ferramentas de edição de imagem, pois o Facebook diminui o alcance das publicações que não possuem uma boa resolução. Afinal, se a maior parte do nosso cérebro interpreta informações de forma visual, então é bom garantir uma boa experiência aos usuários.

O padrão de imagens de publicações normais do Facebook é de 800pxx por 800px. Já os banners laterais são a metade do tamanho: 400 px por 400 px. Ao salvar, sempre confira se a imagem não está com ruídos e se o texto está legível. De preferência, torne essa checagem um hábito.

anuncio imagem no facebook

7 – Vídeos são tendência

Não é de hoje que o Facebook está investindo em vídeos, afinal, ela é uma tendência para qualquer rede digital. Pesquisas da Buffeapp, por exemplo, demonstram que 50% das pessoas que visitam o Facebook diariamente assistem pelo menos um vídeo por dia.

Se você quiser que o vídeo visualizado seja o seu então precisará adotar todas as demais regrinhas acima para o conteúdo: precisa ser visual, ter um call to action claro, uma narração e qualidade boa e alguém usando o produto.

anuncio chamativo em vídeo facebook

Como se dar bem no Facebook

As 7 dicas acima sobre como criar um anúncio chamativo no Facebook devem te ajudar a ter sucesso na ferramenta. Contudo, ainda é preciso lembrar de técnicas de marketing que tem muito a agregar na sua estratégia de vendas virtuais.

As práticas de comunicação persuasiva (copywriting), por exemplo,  são uma forma de convencer o usuário a comprar. Elas devem ser usadas em qualquer ocasião.

Enquanto isso, conhecer as peculiaridades do seu público alvo, tal como a hora que costumam acessar a ferramenta e quais são as suas características pessoais e demográficas, também são importantes para segmentar a sua campanha e garantir que você esteja oferecendo o seu produto ou serviços para as pessoas certas.

Rafaela Trevisan CortesJornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
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