Como montar uma Distribuidora de Bebidas: Investimento e como começar

As distribuidoras de bebidas tem se tornado negócios cada vez mais essenciais na maioria das cidades brasileiras. Afinal de contas, o brasileiro é um povo bastante festeiro e boa parte não abre mão de bebidas com e sem álcool nas suas reuniões de amigos ou família. Dessa forma, montar uma distribuidora de bebidas pode ser uma forma bastante lucrativa de empreender.

Segundo um levantamento feito pelo G1 em 2018, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país, sendo ingeridos mais de 12 milhões de litros por ano. Em seguida aparece a cachaça com 520 mil litros e o vinho, com 311 mil. Esses dados todos só aumentam a relevância que as distribuidoras de bebidas podem ter no mercado.

Dessa forma, se você quer saber um pouco mais sobre como montar uma distribuidora de bebidas e começar a ter lucro com esses produtos, continue lendo esse artigo.

montar distribuidora de bebidas

Pesquisa de Mercado

Como todo negócio a ser aberto, uma distribuidora de bebidas também é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Ela serve para analisar potencial de público alvo, concorrentes, pontos fortes e pontos fracos do seu futuro negócio, além da viabilidade financeira de abrir um empreendimento como o que você está pensando.

Muitos empreendedores na ânsia de abrir logo seus negócios, acabam pulando essa etapa de análise de mercado, mas isso é um erro gravíssimo. Pulando essa etapa, o empreendedor inicia suas atividades praticamente no escuro, sem saber quais expectativas deve ter em relação ao andamento de sua atividade. Por isso, não caia nessa cilada, e realize uma análise.

A sua pesquisa de mercado deve levantar alguns dados primordiais como:

  • Quantidade de concorrentes na região em que pretende instalar sua distribuidora. (e lembre-se que seus concorrentes não são apenas outras distribuidoras, mas todo estabelecimento que também faz venda de bebidas como supermercados, lanchonetes, bares, etc.);
  • Preços praticados por esses estabelecimentos;
  • Promoções frequentes desses concorrentes;
  • Gênero e idade dos moradores ou transeuntes do bairro em que se pretende instalar;
  • Média de público potencial que poderiam comprar na sua distribuidora de bebidas;
  • Hábitos de consumo dessas pessoas.

Se tiver dúvidas de como realizar uma boa e útil pesquisa de mercado, acesse esse link do portal do Sebrae.

Localização

Para montar uma distribuidora de bebidas, é preciso considerar muito bem onde o estabelecimento ficará localizado. E como você foi um empreendedor responsável e esperto e realizou a pesquisa de mercado, agora você tem uma série de informações que serão muito úteis para escolher o seu endereço.

Opte por locais com boa circulação de pessoas, no entanto, se você conseguir se instalar em uma região onde o potencial de clientes é grande, porém existem poucos estabelecimentos que oferecem os seus produtos, melhor ainda. Nesses casos se manter visível continua importante, mas é possível até mesmo escolher imóveis um pouco mais escondidos e ainda assim ser bem-sucedido. Aposte em placas luminosas para indicar o seu estabelecimento que com certeza, você se sairá bem.

Outra coisa que deve ser considerada é se você irá ou não preferir que seus clientes consumam as bebidas próximos ao seu estabelecimento. No caso de isso não ser o ideal, o melhor pode ser não apostar em um local que tenha estacionamento amplo, afinal, um espaço como esse pode ser bastante convidativo para alguns clientes.

No mais, garanta que o acesso ao seu estabelecimento seja fácil e invista muito em publicidade para que as pessoas saibam exatamente onde você está atendendo.

Espaço Físico para montar uma distribuidora de bebidas

Agora falando especificamente do imóvel onde a distribuidora de bebidas será instalada, ele precisa ter um espaço amplo. O imóvel precisa comportar um espaço para um balcão de atendimento, prateleiras com os produtos de venda e um amplo lugar de estoque.

Além disso, é preciso de um lugar para instalação de geladeiras e freezer de gelo.

Dessa forma, os móveis e aparelhos básicos para montar a sua distribuidora de bebidas são:

  • Prateleiras;
  • Balcão de atendimento;
  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Computador;
  • Paletts para o estoque.

Documentação

Assim como qualquer outro negócio, para estar dentro da legalidade, é preciso ter em mãos vários documentos. Nesse caso, o melhor a fazer é contratar os serviços de um contador, afinal, além de agilizar os documentos de abertura da empresa, ele também poderá fazer a solicitação das outras licenças necessárias para iniciar as suas atividades.

Entre os documentos mais comuns solicitados para abrir uma distribuidora de bebidas estão:

  • Alvará de funcionamento do imóvel;
  • Cópia do contrato de aluguel ou compra de imóvel;
  • Licença da Vigilância Sanitária.

Investimento para montar uma distribuidora de bebidas

Agora que você já sabe todos os passos para abrir uma distribuidora de bebidas, está na hora de calcular qual o investimento necessário para o início das atividades.

Esse valor é bastante relativo, afinal de contas despesas como o aluguel de imóvel e consumos de água, luz, telefone e internet podem variar bastante. No entanto, estima-se que para iniciar as atividades de uma pequena distribuidora de bebidas, seja necessário um montante mínimo de R$40 mil.

É claro que, para ter certeza do valor correto é necessário fazer todos os cálculos após obter os orçamentos com todos os seus fornecedores.

Veja também

Franquia Quem Disse Berenice? – Lucros, investimentos e como abrir

Como você pode ver, montar uma distribuidora de bebidas não é muito difícil, e apesar de exigir um investimento médio, ainda assim pode ser bastante lucrativo.

Mas, se você não se identificou com esse ramo de negócio, pode ser uma boa ideia ler esse artigo sobre Como abrir uma academia ou esse sobre Como abrir uma creche.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

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