Como criar um site profissional do zero – Os 4 pontos principais

É fato que qualquer negócio hoje em dia precisa ter presença ativa na internet para passar profissionalismo e confiança a seus clientes. Por isso que criar um site profissional é um dos pontos primordiais a ser pensados.

Dificilmente quando se necessita de um serviço ou produto, não se procura na internet primeiro. A rede se tornou nosso principal meio de busca e também de avaliação de serviços oferecidos, seja com a busca por sites ou redes sociais de empresas.

Isso é tão real que nunca se teve tantas empresas criando sites e lojas virtuais quanto na ano de 2020. Resultado da pandemia de coronavírus e da necessidade do isolamento social.

Dessa forma, é uma falta grave ter um negócio e achar que tudo bem ele não ter uma identidade online.

criar site profissional

Criar um site profissional atualmente, já não é mais tão difícil quanto antigamente. Hoje existem diversas ferramentas que conseguem facilitar e muito esse trabalho. Mas claro que se você tem zero de habilidades tecnológicas, será necessário buscar a ajuda de um programador.

A seguir, nós montamos um passo a passo que certamente irá te ajudar ao menos a entender tudo o que é necessário para criar seu site profissional.

Registrando um domínio para criar um site profissional

O primeiro passo para se criar um site profissional, é registrar um domínio, ou seja, o endereço “www” para o seu site.

Existem várias categorias de domínios que você pode escolher ao montar seu site profissional. As mais comuns e indicadas para a escolha são:

  • .com
  • .com.br
  • .org
  • .edu

Dessa forma, você irá buscar por um registrador de domínio e deverá usar o nome do seu negócio acompanhado de uma das categorias anteriores.

É importante saber que não podem existir endereços iguais na internet, dessa forma em alguns casos é possível que o endereço que você escolheu já tenha sido registrado. Nesses casos você precisará pensar em variações do endereço para conseguir registrá-lo.

O registro de domínio não é um serviço gratuito, dessa forma, é necessário pagar para ter um endereço online. Esse não é um serviço caro, sendo possível registrar um endereço por, em média, R$40 ao ano.

No Brasil o site oficial responsável por registros de categoria .com.br é o Registro.br, mas também é possível realizar essa tarefa ao contratar hospedeiros, que é o nosso próximo tópico.

Aliás, muitos serviços de hospedagem podem oferecer registro de domínio gratuito, a depender do pacote escolhido.

Escolhendo um serviço de hospedagem ao criar um site profissional

A hospedagem do site é basicamente a plataforma responsável por colocar a sua página no ar. É nela onde ficam armazenas todas as informações e materiais para que o seu site funcione.

O mercado de serviços de hospedagem é muito amplo com diversas opções para escolher. Contudo, é necessário que se escolha um hospedeiro confiável, o qual garanta que o seu site terá velocidade de acesso, ficará mais de 99% do tempo no ar e que, de preferência conte com um cPanel.

O cPanel é uma ferramenta de configuração e acesso aos vários campos por trás do seu site. Ele é o mais prático de se trabalhar e por isso é importante que o hospedeiro escolhido conte com ele.

As empresas de serviço de hospedagem mais comuns e reconhecidas do mercado são:

  • Hostinger;
  • Hostgator;
  • Kinghost;
  • Uol Host;
  • GoDaddy.

Existem várias outras, por isso é importante pesquisar antes de escolher.

Os serviços de hospedagens são pagos e é possível encontrar pacotes a partir de R$100 anual.

Escolha em qual plataforma irá construir o seu site

No passado era impossível criar um site profissional sem o auxílio de um profissional de programação, mas hoje já é possível executar essa tarefa sozinho.

As plataformas de construção de sites facilitaram muito a vida das pessoas, pois por meio de passo a passo simples, você consegue configurar todo o seu site e colocá-lo no ar com  a melhor aparência possível.

Entre os construtores de site mais populares estão:

  • WordPress;
  • Wix;
  • E os próprios construtores dos serviços de hospedagem.

O WordPress é hoje o construtor de sites mais utilizado no mundo, pois ele apresenta uma plataforma simples e intuitiva que permite construir sites de forma prática e em pouco tempo.

Para utilizá-la você precisará instalá-la por meio do cPanel do seu serviço de hospedagem e em seguida já poderá começar a construir seu site.

Só cuidado para não escolher o WordPress errado. O ideal é que você crie seu site como WordPress.org e não por meio do WordPress.com que é mais limitado.

No vídeo abaixo você acompanha um passo a passo rápido de instalação do WordPress.org por meio do cPanel.

Escolha o tema (layout) do seu site

temas wordpress

Escolher o layout é o momento onde você escolherá qual será a aparência da sua página online e precisa estar de acordo com o objetivo do seu negócio.

No WordPress você conta com mais de mil opções de temas para escolher usar no seu site.

Eles podem ser escolhidos por categorias, o que facilitada bastante a filtragem para visualizar o que corresponde melhor aquilo que você espera mostrar.

Entre as categorias, você pode selecionar layouts que correspondam a sites do tipo:

  • Fotografia;
  • Culinária;
  • Blog;
  • Entretenimento;
  • Entre vários outros;

Dessa forma, quando for escolher o seu tema do WordPress leve em consideração qual o objetivo do seu site e não se deixe levar apenas pela beleza.

Uma boa dica é buscar sites que tenham a ver com o seu segmento e os quais você goste do layout e busca um tema parecido.

E não esqueça que, quase que obrigatoriamente, o tema escolhido por você precisa ser responsivo. Isso quer dizer que ele não pode desconfigurar no momento em que alguém acessar a sua página por um celular ou outro dispositivo que não seja um computador.

Essa informação costuma estar descrita nas informações dos temas.

Conclusão

Após criado o site, basta configurar todas as informações que se deseja colocar no site, publicar conteúdos e escolher os menus que se deseja que o público tenha acesso.

Veja também: Redes sociais para o negócio – As 3 melhores para aumentar as vendas

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário