Como criar um NOME para o seu novo negócio: dicas exclusivas que irão lhe ajudar na tarefa

Como criar um NOME para o seu novo negócio
Como criar um NOME para o seu novo negócio (Imagem: diana.grytsku/Freepik)

Muitas coisas são definidoras para o sucesso de uma empresa, principalmente em seu início. Nada melhor que começar com o pé direito, não é? Assim, saber como criar um nome para o seu novo negócio é uma parte crucial para qualquer empreendedor.

Por mais que pareça uma tarefa fácil, na verdade esta é uma decisão muito importante e que pode ter um impacto significativo no sucesso da sua empresa.  Afinal, um bom nome pode fazer a diferença entre atrair clientes e construir uma marca forte, e afastar as pessoas e prejudicar sua reputação.

Como criar um NOME para o seu novo negócio
Como criar um NOME para o seu novo negócio (Imagem: diana.grytsku/Freepik)

Dessa maneira, vale muito a pena despender algumas semanas de pesquisa e discussão para encontrar aquele nome perfeito. Entender sua importância e como ele pode definir seu negócio é parte deste processo.

Porque é importante escolher um bom nome para a empresa

Um bom nome é muito mais do que uma boa fachada, ele é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é a primeira impressão que as pessoas têm da sua empresa, e irá definir a imagem absorvida pela maior parte do público.

Dessa maneira, ter um nome forte e memorável ajuda a criar uma conexão emocional com seus clientes e construir a confiança deles em sua marca. Toda a imagética e significados que ele evoca serão chave para seu sucesso e capilaridade de seu negócio no segmento escolhido.

Além disso, um bom nome diferencia sua empresa dos concorrentes. Quanto mais forte, criativo e chamativo, mais ele ficará gravado na mente do consumidor e será lembrado primeiro na hora da decisão de compra.

Tudo isso ajuda a aumentar o reconhecimento da sua marca e atrair mais clientes, nosso objetivo final com qualquer empresa. Portanto, nunca devemos subestimar a importância do nome da empresa, e sua apresentação, no estabelecimento da estratégia de crescimento.

Como criar um nome para o novo negócio

Naturalmente, existem várias abordagens para escolher ou criar um nome para o seu negócio. No entanto, nem todas são indicadas para qualquer empresa, localidade ou nicho de mercado.

Por exemplo, você pode optar por um nome descritivo que explique o que sua empresa faz. Essa abordagem é útil se você está apenas começando e quer que as pessoas saibam imediatamente o que você oferece. Em fachadas de lojas físicas são especialmente comuns.

No entanto, possuem pouca personalidade, facilmente esquecíveis e funcionam muito pouco, especialmente nas redes sociais e para o marketing em si. Além disso, há formas mais elegantes de deixar claro seu nicho de atuação.

Outra opção é escolher um nome que seja único e memorável, como vemos com a “Google” ou “Apple”. Este método faz sua empresa se destacar dos concorrentes e permite ainda construir uma marca forte.

No entanto, essa forma tende a ser mais desafiadora. Isto porque é difícil encontrar um nome que seja ao mesmo tempo forte, prazeroso de se ouvir, que cole na mente do consumidor e ainda traduza toda a personalidade da marca.

Por fim, você pode criar um nome que seja uma combinação de palavras, como “Microsoft” (microcomputador + software) ou “FedEx” (Federal Express). Esta é uma forma de criar um nome único e memorável que ainda seja descritivo do seu negócio, unindo o melhor dos dois mundos.

Apesar disso, ainda é uma tarefa desafiadora juntar conceitos de forma que faça sentido e contribua para a divulgação da marca.

Seja como for, não há um método definitivo ou truque de mestre que garanta um bom nome. Tudo deve ser um trabalho em conjunto com seus sócios, colaboradores e a comunidade. Faça muita pesquisa, execute testes e marque reuniões de brainstorming até escolher o nome perfeito.

Dicas para escolher o melhor nome para um novo negócio

  1. Mantenha-o simples: Um nome simples e fácil de memorizar ajudará as pessoas a se lembrarem de sua empresa, compartilhar com outras pessoas e associar à sua empresa;
  2. Verifique como o nome ficará em diferentes plataformas: Teste previamente para ter certeza que o nome fique bom em diferentes formatos, como sites, redes sociais e campanhas publicitárias;
  3. Pense em como o nome soará em voz alta: Diga o nome em voz alta para ter certeza de que soa bem e é fácil de pronunciar;
  4. Considere a sua marca e a sua audiência: Pense no público-alvo do seu negócio e escolha um nome que ressoe com eles. Considere também a imagem que você deseja transmitir com sua marca;
  5. Escolha um nome que tenha potencial para expansão: O nome deve poder crescer com sua empresa, e não limitar suas opções de expansão futura. Isso vale para nichos de mercado, assim como identidade visual e outros fatores;
  6. Teste o nome com o público: Peça a opinião de amigos, familiares, colegas de trabalho e pessoas anônimas para ter uma ideia de como o nome é percebido por elas e se ele transmite a mensagem que você deseja;
  7. Não vá na onda da moda: Evite nomes que estão na moda ou que podem ficar datados rapidamente. Escolher um nome que possa resistir ao teste do tempo e não ficar obsoleto em poucos anos é essencial, sendo uma dica chave de como criar um nome para o seu novo negócio.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
Veja mais ›
Fechar