Como anunciar na OLX? Saiba como fazer propaganda no site

Assim como o Mercado Livre, a OLX é uma plataforma de vendas online que permite a qualquer pessoa com uma conta em seu sistema, utilizar a plataforma para realizar vendas de produtos novos, usados, artesanais e até mesmo automóveis e imóveis.

A empresa começou sua atuação no Brasil já tem quase 10 anos, em 2010, e desde então bate recordes de anúncios em sites de operações de venda cliente-para-cliente com soluções para vendas de produtos não físicos como serviços e encomendas além de garantir uma atuação muito grande na venda de imóveis, seu principal uso.

Se você quer saber como utilizar de forma proveitosa e correta a plataforma de vendas para se livrar daquelas coisas paradas que estão ocupando espaço, vender o seu carro usado para comprar um melhorzinho ou mesmo procurar algum serviço de instalação que com certeza estará mais barato que empresas convencionais de serviço, fica ligado no texto a seguir porque a OLX não para de crescer e recentemente anuciou até que vai possibilitar anúncios em vídeo. 

O que é a OLX e como ela funciona?

Criar anúncio na OLX

De forma simples a OLX é uma plataforma que oferece a possibilidade de serviços e vendas cliente-cliente. Esse tipo de inovação no setor de vendas surge com o uso massivo da internet e de compras online.

As pessoas que querem vender algo não conseguem garantir visibilidade suficiente para atingir clientes variados de forma independente. Sendo assim a empresa vêm com a proposta de servir como o meio para que vendedores e clientes possam se encontrar e garantir uma venda correta e segura.

A OLX permite aos usuários que criem postagens de venda para qualquer tipo de produto e serviço, então a postagem entra no sistema de busca da empresa e agora aparecerá para os compradores que pesquisarem aquele tipo de venda.

Assim a OLX atua como uma intermediadora para as vendas e os recebimentos garantindo opções de entrega, parcelamento, pagamento e até mesmo vantagens para os clientes que utilizam assiduamente a plataforma.

Das transações garantidas pela plataforma a empresa tira porcentagens de atuação e consegue dinheiro principalmente com anúncios externos e de vendedores da própria plataforma, que podem pagar para garantirem uma maior visibilidade para as páginas de venda dos produtos e serviços próprios.

Como montar um anúncio na OLX?

Se você está querendo entrar na plataforma de vendas da OLX e garantir um dinheiro extra vendendo algumas coisas, ou mesmo quer começar a realizar as vendas do seu produto dentro do site, fica espero que o passo-a-passo a seguir vai trazer informações para que você monte um anúncio de forma rápida e fácil:

Pesquisa de preços na OLX
  • O primeiro passo é acessar o site da OLX, pelo navegador do computador ou mesmo pelo smartphone, através do link a seguir: http://www.olx.com.br/;
  • Dentro da página procure o botão laranja de “Inserir Anúncio” e dê início ao processo de criação de anúncio;
  • Se você não possui cadastro e é a sua primeira vez no site, realize o cadastro da página seguinte preenchendo corretamente os campos com as informações e dados pessoais indicados. Se você já possui cadastro basta realizar o login ao lado do formulário de cadastro;
  • Na próxima página virá a função de confirmação pelo número do celular. Para que eles possam garantir a segurança das transações e da sua conta como um todo, os passos de verificação são muito importantes. Entre com o seu número de celular no campo indicado e aguarde o envio do código de verificação para o número informado no site. O código chegará por mensagem de texto e deverá ser informado no site para que a verificação de segurança seja completada;
  • Agora entramos na parte do anúncio de verdade. O primeiro passo será escolher a categoria de produto ou serviço que entra na classificação do que quer que você pretenda vender. Escolha também as subcategorias para tornar o processo de busca dos compradores mais fácil, além de permitir que o seu anúncio seja encontrado de maneira mais rápida por quem deseja comprar. Lembrando que existem categorias de produtos que não são bem aceitas na plataforma e devem ser evitadas. Confira as regras de uso no site;
  • Depois disso você será encaminhado para a edição do anúncio, onde será preciso completar as informações sobre o produto, o preço, as formas de entrega, as especificações técnicas, imagens e detalhes gerais que possam ser do interesse do consumidor. Lembre-se de que é sempre melhor pecar pelo excesso de informações do que pela falta das mesmas;

Você receberá um e-mail de confirmação do anúncio depois que terminar a edição do mesmo e, depois disso, basta aguardar o período de confirmação e avaliação da plataforma, que faz uma vistoria nos anúncios garantindo que as normas de uso do marketplace da OLX sejam respeitadas.

Depois que receber o e-mail de confirmação da avaliação seu anúncio está feito e entrará no mecanismo de busca da OLX para que os clientes certos possam encontrá-lo. Não esqueça de colocar informações de contato para que as pessoas possam alcançar as informações diretamente com o vendedor.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário