Como vender no Mercado Livre – Passo a Passo completo com dicas para lucrar MUITO!

Apesar de ser muito popular, boa parte dos comerciantes ainda não sabem como vender no Mercado Livre. Mais do que isso, alguns não têm ideia dos benefícios que essa plataforma pode trazer aos negócios.

O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina e é uma das melhores opções para quem quer começar a vender na internet. Ele funciona como um grande shopping virtual onde os lojistas conseguem oferecer seus produtos para pessoas de todo o país e é a chance para muita gente decolar a venda de todo o tipo de mercadorias.

Além da grande visibilidade e diversificação de clientes, anunciar no Mercado Livre oferece muitos outros benefícios. Entre eles, podemos citar a maior confiança dos consumidores em fechar negócio usando a plataforma, além de um portal confiável para angariar novos clientes.

Ao anunciar em e-commerces como o Mercado Livre, a própria plataforma oferece garantias ao consumidor de que, se suas compras não forem entregues, o dinheiro será devolvido. Assim, tanto o vendedor como o comprador ficam mais seguros.

Além disso, o Mercado Livre é uma das plataformas brasileiras e no mundo que mais cresce. Em 2021, a empresa anunciou que pretende investir em torno de R$ 10 bilhões no e-commerce em toda a América Latina.

Para se ter uma noção, o valor que pretendem injetar no serviço equivale à soma de todos os investimentos da marca durante os últimos anos no Brasil.

Quer saber como fazer para usufruir do potencial de vendas do Mercado Livre para a sua loja ou itens que tenha para vender em casa? Então acompanhe este tutorial completo!

Como funciona o Mercado Livre

Para ser ainda mais rápido confira o nosso manual passo a passo de como fazer seu cadastro e começar a vender no Mercado Livre disponível no canal do Revendedor no YouTube!

O Mercado Livre é uma plataforma de marketplace aberta assim como a Amazon ou o Marketplace do Facebook. Desse modo, ao anunciar seus produtos poderá fazer todo o processo de venda pela plataforma, inclusive o envio e pagamento.

Para usar basta acessar o site oficial ou então fazer o download do aplicativo do Mercado Livre disponível na Play Store para celulares android e na Apple Store para quem usa iPhone.

Ao criar uma conta, poderá usar na função de vendedor ou comprador. Em ambos os casos o uso é muito semelhante. Basta usar as categorias e filtros para encontrar os produtos que deseja e negociar as condições diretamente com o vendedor por meio do chat.

aplicativo mercado livre

Avaliação do consumidor

Outra função que também aumenta a confiança de quem compra no site é a de avaliação do vendedor. Com ela, clientes que já fizeram negócios contam suas experiências com os produtos além de darem uma nota de confiabilidade para o fornecedor. Assim, é possível sempre saber quais os perfis com melhor performance na plataforma.

Avaliação mercado livre

Administração de vendas e envio

Em relação à administração de vendas, o empreendedor conta com uma plataforma de gerenciamento comercial dentro do site. A partir dela todo o processo de vendas é facilitado e o negociante consegue acompanhar os pedidos, comentários, avaliações, além de todas as etapas até a entrega ao consumidor.

Ao fazer o envio pelos Correios o comprador e vendedor também conseguem atualizar em que pé está a entrega a partir do código rastreador.

Avaliação mercado livre

Bem, agora que você já sabe mais, vamos aos passos para começar a vender no Mercado Livre.

Veja também:

Como fazer cadastro no Mercado Livre?

A primeira etapa para começar a vender produtos é efetuar um cadastramento no site. Isso pode ser feito em dois passos simples:

  1. Acesse o site do Mercado Livre e no canto direito da tela clique em “Crie sua conta”;
    Como fazer cadastro no Mercado Livre - Passo 1
    Fonte: Mercado Livre
  2. A seguir você terá duas opções de criação de conta: pessoa física ou pessoa jurídica;
    Como fazer cadastro no Mercado Livre - Passo 2
  3. Complete suas informações conforme solicitado no formulário e vá em “Continuar”;
    Como fazer cadastro no Mercado Livre - Passo 3
  4. Será enviado um e-mail de confirmação para o seu e-mail. Acesse-o para fazer o seu primeiro login cadastrado no site ou app.

Pronto! Feito isso a conta no site já foi criada e o comerciante já pode começar a anunciar seus produtos.

Como anunciar no Mercado Livre

Anunciar produtos no Mercado Livre é muito simples e qualquer pessoa consegue fazer.

Comece um anúncio

Passo 1 –  O primeiro passo é acessar a conta criada no tópico anterior e em seguida clicar na opção “vender“.
Como fazer consulta no Mercado Livre

Passo 2- Agora é a etapa onde você irá cadastrar o seu produto. Tenha muita atenção para preencher essa parte, pois é a partir dela que você irá atrair os seus clientes.
Como vender no Mercado Livre

Passo 3 – Clique em “Começar a anunciar”; Como vender no Mercado Livre

Selecione o que você pretende vender

  • Título do Anúncio: Tenha o cuidado de especificar bem o que é o seu produto no título para facilitar que as pessoas o encontrem nos buscadores do site.
  • Escolha a categoria do produto: selecione a categoria em que o seu anúncio mais se encaixa.
  • Forma de anúncio: por último escolha se você pretende anunciar na lista geral de produtos do site ou (se houver a opção) no catálogo.
como vender produtos no mercado livre como vender produtos no mercado livre como vender produtos no mercado livre como anunciar no mercado livre

Passo 5– Na terceira etapa você irá preencher todas as informações referentes ao que você está vendendo. Tente colocar tudo que seja relevante para que o cliente não fique com nenhuma dúvida. Certifique-se de que seguiu as seguintes dicas:

  • Adicionar uma descrição chamativa e bem detalhada;
  • Adicionar a categoria do que está vendendo para facilitar a busca automática e filtros de busca;
  • Repita a palavra chave do seu produto vendido na descrição;
  • Personalize o link do produto para melhorar a sua performance de busca;
Como fazer a descrição de um produto do Mercado Livre

Também é nessa parte que você colocará fotos do produto. Tenha o cuidado de fazer boas imagens para que o seu anúncio fique ainda mais atrativo. E caso não saiba como fazer uma boa imagem confira nosso manual de como tirar fotos de produtos com o celular. 

Preço e categoria do anúncio

Passo 6 – Preencha o valor do produto e não se esqueça de antes conferir qual é a oferta média de demais lojas para este mesmo produto no mercado livre;
como anunciar no mercado livre

Passo 7 – Por último selecione qual o tipo de anúncio será utilizado. As opções são:

  • Gratuito: a exposição do anúncio é mais baixa e só é possível usá-lo até alcançar 20 vendas de produtos usados ou 5 vendas de produtos novos.
  • Clássico: a exposição é alta e a comissão por venda efetuada vai de 10% a 14% a depender do produto.
  • Premium: exposição máxima com comissão por venda de 15% a 19% a depender do produto.
como anunciar no mercado livre como anunciar no mercado livre

Passo 8 – Escolha o tipo de envio que aceita realizar completando o tipo de envio e endereço;

como anunciar no mercado livre como vender no mercado livre como vender no mercado livre

Terminado de escolher o modelo de anúncio, basta clicar no botão “anunciar” e o produto já estará à venda! Agora é só acompanhar as dúdivas dos clientes pelo chat, campo de comentários e também estar atendo às notificações de vendas no seu perfil.

Para acompanhar o que é preciso enviar siga o caminho representado na imagem abaixo:

MercadoLivre Envios

Após entregue, o seu produto aparecerá conforme demonstra a imagem abaixo no painel e você poderá consultar estas informações em seu histórico sempre que quiser:

Mercado Envios

Ficou alguma dúvida? Então confira nosso guia do anúncio perfeito no Mercado Livre. 

Anunciar em massa

Outra dica para acelerar ainda mais a inclusão dos seus negócios no Mercado Livre é usar a opção de anúncios em massa, assim:

Anunciar em massa Mercado Livre

Como excluir um anúncio

Deu ruim na sua publicação? Então calma que tem como excluir um anúncio no Mercado Livre rapidinho! É só seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo do Mercado Livre em seu celular;
  2. Vá na opção “Mais”;
  3. Toque em “Minha conta” e em seguida vá em “Anúncios”:
  4. Selecione o produto que deseja excluir;
  5. Role a tela até o final e acesse “Desativar”;
  6. Pronto, seu anúncio sairá do ar. Agora, para excluí-lo definitivamente do seu painel vá em “Excluir” e confirme.
Como excluir anúncio Mercado Livre

Tipos de anúncio do Mercado Livre

Também será possível escolher entre anunciar no catálogo ou personalizar do seu jeito, na lista geral. Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens, por isso, vale a pena fazer um teste na sua loja para saber qual lhe garante uma melhor performance de busca no site.

tipos de anúncio mercado livre

Quanto custa anunciar um produto no Mercado Livre?

Para saber mais sobre todas as tarifas e tabelas de anúncios consulte o link de Quanto custa vender um produto no menu ajuda do e-commerce.

tarifa venda mercado livre custo da tarifa mercado livre

Comissão por vendas no Mercado Livre

Toda venda feita no Mercado Livre terá uma comissão fixa que dependerá do tipo de anúncio escolhido.

No Gratuito e Clássico o anúncio terá altaexposição. Já no Premium terá a máxima exposição.

Como serei pago?

O dinheiro das vendas realizadas é debitado automaticamente na conta do Mercado Pago, qual ainda poderá contratar outros serviços financeiros. A plataforma funciona com seguros, sistema antifraude e toda a confiança que o usuário e o cliente precisam para as operações.

Como vender mais no Mercado Livre?

Se você quer mais ideias de como vender melhor no Mercado Livre siga as dicas:

  • Ter um calendário de datas comemorativas: promova ofertas especiais em datas como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Ano Novo, Black Friday entre outros;
  • Frete grátis: essa estratégia para vendas virtuais funciona muito bem, nem que você tenha que aumentar um pouco do seu valor final para o cliente;
  • Manter boas ofertas: no Mercado Livre existe muita concorrência,por isso é importante ter um preço atrativo;
  • Garantir uma boa descrição: fotos boas e descrição vai fazer com que o cliente se convença mais rapidamente. Além disso, descongestiona o seu canal de atendimento.

Uma outra boa prática é acompanhar as tendências para saber quais os produtos com melhor performance em cada categoria. Para se ter uma noção do que mais foi vendido acompanhe o gráfico abaixo:

Produtos vendidos Mercado Livre 2020
Fonte: Mercado Livre

Para conferir mais dicas de como vender muito no Mercado Livre acesse nossos conteúdos:

Mercado Envios: o serviço de entregas do Mercado Livre

Mercado Envios

Todo anunciante do Mercado Livre pode utilizar o sistema do Mercado Envios através dos Correios. Ele permite, além de outras coisas, que o comerciante ofereça frete grátis em produtos acima de R$99.

Essa é mais uma ferramenta que traz praticidade e segurança para o vendedor que poderá acompanhar todas as etapas de entrega através do site ou aplicativo do Mercado Livre.

Inclusive, quem estiver interessado também pode lucrar com a plataforma se tornando um ponto de coleta do Mercado Livre. 

A expectativa para o Mercado Envios é ampliar a área logística assim como fez com o Mercado Pago. Demorou dez anos para que a opção de cartões, conta digital e maquininhas se tornassem relevantes no mercado, mas hoje já tem autorização até do Banco Central para funcionar como carteira virtual.

Confira também:

Mercado Pago

Mercado Pago

O Mercado Pago é por onde os clientes realizam os pagamentos das compras. Nele o negociante poderá selecionar várias formas de pagamento que atraiam ainda mais clientes.

Também é através do Mercado Pago que são feitos os depósitos na conta do negociante. Esse é um sistema anti fraude e que oferece um seguro que protege ainda mais as transações realizadas através dele.

Além da conectividade com o Mercado Livre a variante Mercado Pago disponibiliza vários outros serviços ao consumidor e é quase uma marca à parte associada ao Mercado Livre.

Na prática, as transações financeiras feitas pelo Mercado Pago chegam a ser maiores do que os ganhos com as vendas no e-commerce da Mercado Livre. Em 2020, o volume de vendas nos 18 países da América Latina foi quase de US$ 50 bilhões!

Até agora, a empresa já conseguiu que as entregas feitas pelos Correios nas vendas feitas no e-commerce sejam de somente 5%. Agora, a ideia é tornar o envio dos produtos ainda mais rápido (mais do que já é, afinal, eles se gabam por ser os mais rápidos do Brasil).

Um dos feitos desta nova mudança é a recente parceria com grandes redes de supermercados como Pão de Açúcar e Extra para agilizar a entrega de alimentos.

E então, se interessou em começar a vender no mercado pago? Caso você queira outros meios, nós já demos aqui 5 passos para vender na internet. Agora, se você está pensando em abrir um e-commerce próprio, talvez se interesse em ter algumas dicas para Loja Virtual para que o seu negócio já inicie fazendo sucesso.

Veja Também:

Ficou alguma dúvida sobre como vender seus produtos no mercado livre? Então deixe aqui a sua pergunta e também já deixe sua opinião sobre o uso da plataforma.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário