Como vender no Mercado Livre: aumente seus lucros com a plataforma

Apesar de ser muito popular, boa parte dos comerciantes ainda não sabem como vender no Mercado Livre. Mais do que isso, alguns não têm ideia dos benefícios que essa plataforma pode trazer aos negócios.

O Mercado Livre é o maior e-commerce da América Latina e é uma das melhores opções para quem quer começar a vender na internet. Ele funciona como um grande shopping virtual onde os lojistas conseguem oferecer seus produtos para pessoas de todo o país.

Além da grande visibilidade e diversificação de clientes, anunciar no Mercado Livre oferece muitos outros benefícios. Entre eles, podemos citar a maior confiança dos consumidores em fechar negócio através da plataforma. Isso acontece porque e-commerces como esse oferecem garantias ao consumidor de que se suas compras não forem entregues o dinheiro do dele será devolvido.

vender-no-mercado-livre

Outra função que também aumenta a confiança de quem compra no site é a de avaliação do vendedor. Com ela, clientes que já fizeram negócios contam suas experiências com os produtos além de darem uma nota de confiabilidade para o fornecedor.

Em relação à administração de vendas, o empreendedor conta com uma plataforma de gerenciamento comercial dentro do site. A partir dela todo o processo de vendas é facilitado e o negociante consegue acompanhar os pedidos, comentários, avaliações, além de todas as etapas até a entrega ao consumidor.

Bem, agora que você já sabe mais, vamos aos passos para começar a vender no Mercado Livre.

Veja também:

Como fazer cadastro no Mercado Livre?

A primeira etapa para começar a vender produtos é efetuar um cadastramento no site. Isso pode ser feito em dois passos simples:

  1. Acesse o site do Mercado Livre e no canto direito da tela clique em “Crie sua conta”.
  2. A seguir você terá duas opções de criação de conta: pessoa física ou pessoa jurídica. 

Para a primeira opção, basta preencher os dados com: nome completo, cpf, e-mail e senha.

Agora se a ideia for criar uma conta para sua empresa, basta clicar no canto superior em “criar uma conta de empresa” e em seguida, preencher os dados do negócio.

Pronto! Feito isso a conta no site já foi criada e o comerciante já pode começar a anunciar seus produtos.

Como iniciar o anúncio de produtos

Anunciar produtos no Mercado Livre é muito simples e qualquer pessoa consegue fazer.

  1. O primeiro passo é acessar a conta criada no tópico anterior e em seguida clicar na opção “vender“.
  2. Agora é a etapa onde você irá cadastrar o seu produto. Tenha muita atenção para preencher essa parte, pois é a partir dela que você irá atrair os seus clientes.

Selecione o que você pretende vender

  • Título do Anúncio: Tenha o cuidado de especificar bem o que é o seu produto no título para facilitar que as pessoas o encontrem nos buscadores do site.
  • Escolha a categoria do produto: selecione a categoria em que o seu anúncio mais se encaixa.
  • Forma de anúncio: por último escolha se você pretende anunciar na lista geral de produtos do site ou (se houver a opção) no catálogo.

3 – Na terceira etapa você irá preencher todas as informações referentes ao que você está vendendo. Tente colocar tudo que seja relevante para que o cliente não fique com nenhuma dúvida.

Também é nessa parte que você colocará fotos do produto. Tenha o cuidado de fazer boas imagens para que o seu anúncio fique ainda mais atrativo.

4 – Preencha o valor do produto.

5 – Por último selecione qual o tipo de anúncio será utilizado. As opções são:

  • Gratuito: a exposição do anúncio é mais baixa e só é possível usá-lo até alcançar 20 vendas de produtos usados ou 5 vendas de produtos novos.
  • Clássico: a exposição é alta e a comissão por venda efetuada vai de 10% a 14% a depender do produto.
  • Premium: exposição máxima com comissão por venda de 15% a 19% a depender do produto.

Para saber mais sobre todas as tarifas e tabelas de anúncios consulte o link de Quanto custa vender um produto no menu ajuda do e-commerce.

Terminado de escolher o modelo de anúncio, basta clicar no botão “anunciar” e o produto já estará à venda.

Mercado Envios: o serviço de entregas do Mercado Livre

Todo anunciante do Mercado Livre pode utilizar o sistema do Mercado Envios através dos Correios. Ele permite, além de outras coisas, que o comerciante ofereça frete grátis em produtos acima de R$99.

Essa é mais uma ferramenta que traz praticidade e segurança para o vendedor que poderá acompanhar todas as etapas de entrega através do site ou aplicativo do Mercado Livre.

Mercado Pago

O Mercado Pago é por onde os clientes realizam os pagamentos das compras. Nele o negociante poderá selecionar várias formas de pagamento que atraiam ainda mais clientes.

Também é através do Mercado Pago que são feitos os depósitos na conta do negociante. Esse é um sistema anti fraude e que oferece um seguro que protege ainda mais as transações realizadas através dele.

E então, se interessou em começar a vender no mercado pago? Caso você queira outros meios, nós já demos aqui 5 passos para vender na internet. Agora, se você está pensando em abrir um e-commerce próprio, talvez se interesse em ter algumas dicas para Loja Virtual para que o seu negócio já inicie fazendo sucesso.

Veja Também:

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário