OLX permite inserir vídeos em anúncios de autos e imóveis

Vendedores de imóveis e automóveis podem publicar vídeos nos seus anúncios na OLX. A proposta da ferramenta é incentivar as vendas dos profissionais autônomos que utilizam a plataforma.

Por enquanto, os anúncios em vídeos estão disponíveis para clientes com Plano Profissional ativo nas categorias mencionadas. Com eles, os vendedores têm a possibilidade de aumentar a digitalização de seus empreendimentos e se adaptar às novas necessidades dos consumidores, atraindo mais clientes durante o período de pandemia.

A estratégia da OLX com vídeos surge em um momento delicado para anunciantes de autos e imóveis da plataforma. Isso porque as restrições causada pela pandemia dificultam a realização de novas vendas.

Por conta disso, a opção de incorporar vídeos aos anúncios pode aumentar a sensação de proximidade dos compradores com os produtos em um período de distanciamento.

Vídeos OLX

VEJA TAMBÉM: como vender na OLX (passo a passo desde o cadastro!)

Para facilitar a visualização no site, os anúncios com vídeo serão diferenciados dos demais por meio de uma tag. Além da nova ferramenta de vendas, a OLX também oferece dicas para produzir os vídeos e fazer o carregamento deles no YouTube.

De acordo com Marcos Leite, COO da OLX Brasil, a empresa acompanha a digitalização no mercado de autos e imóveis, fenômeno que ele acredita ser fundamental para as pequenas e médias empresas.

A OLX está apoiando seus usuários com plano profissional para que eles acompanhem essa movimentação e aprimorem os seus negócios durante este momento desafiador. É importante também que estejam preparados para a retomada do mercado”, conclui Marcos.

Vale lembrar que junto com o comércio de usados, itens de maior valor como autos e imóveis são os que mais vendem na plataforma. O site costuma valer a pena para vendedores que se encaixam em uma destas categorias, e aqui é possível conhecer algumas dicas para vender na OLX.

Como enviar vídeos na OLX?

Além da necessidade de um plano profissional, também é preciso publicar o vídeo no YouTube para poder inseri-lo no anúncio. Por enquanto, a funcionalidade pode ser acessada apenas pelo site e aplicativo da OLX com sistema Android. Segundo a empresa, a disponibilidade para o sistema iOS deve acontecer até o final do ano.

Após carregar o vídeo no YouTube, há duas formas de inclui-lo no anúncio:

  • Manual: Quando o anúncio já estiver publicado na OLX, você deve acessar a aba “meus anúncios” e escolher a opção “Inserir vídeos”, na parte superior da tela. Feito isso, selecione anúncio desejado, cole o link do vídeo no campo indicado e clique em “Enviar”.
  • Integrador: Se você deseja anexar um vídeo em anúncios integrados via XML, inclua a URL gerada na coluna de vídeo, disponível no XML do seu integrador. Enquanto isso, para adicionar vídeos em anúncios publicados por integração via API, o integrador precisa ter a funcionalidade disponível para uso. Nesse caso, recomenda-se entrar em contato com o integrador e consultar a disponibilidade da aplicação.

Segundo a OLX, os vídeos levam até 72h para serem aprovados e incorporados aos anúncios. Mas não há limitações de dimensão, frames ou duração para inseri-los no site.

A plataforma permite somente um vídeo por anúncio, e não há limite de tempo para o material produzido. No entanto, a OLX recomenda que os vídeos não passem de 3 minutos para terem desempenhos melhores nos anúncios.

Em caso de falha na visualização de um vídeo, a empresa alerta que por ser um período de testes, os vídeos não ficam visíveis para todos os usuários do site, e essa restrição pode gerar o erro. Além disso, os vídeos podem não ser aceitos pela moderação, problema que a empresa comunica aos usuários por e-mail sobre os motivos.

VEJA TAMBÉM 🛍️
Melhores lojas para vender online e ganhar dinheiro em casa.

Outras estratégias do site para se modernizar

Além da nova ferramenta da OLX de vídeos nos anúncios, a empresa também apresentou outras novidades durante o ano. Uma das principais é o OLX Pay, serviço de carteira digital lançado em julho para competir com o Mercado Pago, do Mercado Livre.

Com a novidade, os pagamentos de compras realizadas na plataforma podem ser feitos com cartão de crédito, inclusive com o saldo disponível na carteira digital. O OLX Pay é gratuito, e com ele o vendedor pode receber o valor em sua conta em até 24 horas após a finalização da venda.

Entretanto, assim como no caso do Mercado Pago, se o vendedor quiser transferir o valor para alguma conta em banco, há um desconto sobre o valor da venda.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário