Loja Móvel – Como montar um negócio e vender através de uma Loja Móvel

A loja móvel é uma alternativa para empreendedores que buscam formas diferentes e de baixo custo para abrir seu negócio. Ainda não conhece essa opção? Neste caso, confira este guia completo que preparamos e saiba como montar um negócio de loja móvel.

como montar loja movel

O que é loja móvel?

Trata-se de um empreendimento que tem como base o conceito de negócio itinerante. Na prática, isso significa que sua loja ou estabelecimento pode estar em qualquer lugar, você mesmo leva o negócio para onde quiser.

Um exemplo clássico disso é o foodtruck, que é um veículo preparado para produção e venda de alimentos e lanches, por exemplo. Alguns locais públicos e feiras concedem espaço para ele, possibilitando que venda o produto em pontos fixos ou móveis.

Publicidade

Embora o foodtruck seja o modelo mais conhecido, há outros que também funcionam muito bem no formato loja móvel, como petshops, salão de beleza, chaveiros, venda de cosméticos, itens de decoração e artesanato.



Quais são as vantagens de investir em loja móvel?

Abrir uma loja móvel proporciona vantagens especiais em relação a outros tipos de investimento. A seguir, indicamos quais são as principais:

Baixo custo

Alugar um ponto comercial é mais caro que tornar seu negócio itinerante. Normalmente, o valor da locação abrange taxas extras, como o IPTU, o que acaba encarecendo as despesas.

Portanto, se quiser ter um estabelecimento com um baixo custo em comparação à locação tradicional, a loja móvel é uma excelente alternativa!

Publicidade


Publicidade


Inovação e visibilidade para a marca

Lojas móveis possuem uma maior imagem de inovação junto aos clientes, despertando seu interesse. Por isso, possuem uma maior chance de captar clientes e realizar vendas.

Além disso, o negócio itinerante permite que a empresa tenha maior visibilidade, não se mantendo em somente um lugar. Assim, consegue captar clientes numa área maior, com mais possibilidade de realizar negócios.

Publicidade

Relacionamento e fidelização de clientes

A loja móvel possibilita aumentar a proximidade com o cliente, o que impacta positivamente no relacionamento, tornando-o de qualidade e com maior chance de gerar vendas.

Publicidade

Além disso, oferecer produtos ou serviços onde o cliente está é uma forma de garantir sua satisfação e aumentar as chances de fidelização, gerando novas compras.

Possibilidade de explorar mercados

Como seu negócio não é fixo em um só lugar, é possível testar e explorar novos mercados, conseguindo identificar qual seu desempenho neles e chances de lucrar.

Participação em eventos

A loja móvel também conta com a oportunidade de poder participar de eventos de forma simples, tendo uma alternativa para aumentar seu faturamento em situações especiais.

Flexibilidade na gestão

O empreendedor tem flexibilidade na gestão da empresa, podendo definir preços de acordo com a região, custos e despesas, para torná-los mais competitivos.

Como montar uma loja móvel?

Interessado em abrir uma loja móvel, mas não sabe exatamente por onde começar? A seguir, damos algumas dicas para lhe auxiliar nessa tarefa:

Defina produtos que deseja vender

Antes de começar a investir em estrutura, é importante definir quais são os produtos ou serviços que deseja vender. Assim, dá para montar uma estrutura que atenda perfeitamente as necessidades de seu negócio.

Para escolher produtos e serviços, é muito importante considerar a região em que pretende trabalhar para conhecer necessidades de mercado, concorrentes, preços médios, entre outros detalhes.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que detalha seu empreendimento, estabelece objetivos e o que será feito para cumpri-los. É importante tê-lo porque funciona como um guia ao empreendedor, sabendo exatamente como agir.

Publicidade

Monte a estrutura de sua loja móvel

Depois de definir o produto ou serviço, monte a estrutura de sua loja móvel. Há a possibilidade de adaptar seu automóvel ou comprar um e adaptá-lo.

Deve-se considerar que o automóvel precisar ter espaço suficiente para armazenar mercadorias, materiais utilizados no dia a dia e equipamentos, caso sejam necessários.

Publicidade

Cuide de toda a documentação

Ainda que seja um negócio itinerante, é preciso ter a documentação da prefeitura para atuação. Deve-se tirar um alvará de funcionamento, certificados e licenças inerentes à sua área de atuação.

Este é um detalhe importante porque se agentes de algum órgão de fiscalização passarem por sua loja e você não tiver a documentação necessária, há uma chance de ser multado ou de ter de suspender suas atividades.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário