Número de empreendedores da terceira idade aumenta MUITO no Brasil e o motivo é SURPREENDENTE

Empreender não é algo limitado a uma idade específica, hoje cada vez mais pessoas da terceira idade tem buscado ser empreendedores. O Brasil é um país onde diversas pessoas buscam abrir negócios e muitos desistem por não saber o que fazer. 

Se você quer entender porque a terceira idade tem buscado empreender, acompanhe! 

empreendedor terceira idade

Terceira Idade e Empreendedorismo – Porque o número de empreendedores da terceira idade tem aumentado

O Sebrae realizou uma pesquisa a qual mostrou que cerca de 1,9 milhão de donos de pequenos negócios têm mais de 60 anos. Isso se deve pois a terceira idade vê o empreendedorismo como uma alternativa para ter uma vida mais ativa, mesmo após a aposentadoria.

Publicidade

A terceira idade, diferente dos jovens, não possui tanto medo dos riscos e estão mais preocupados com a realização pessoal do que com a rentabilidade. Isso acontece também pois durante a vida eles tiveram que passar por diversas experiências onde aprenderam com os erros e acertos.



O empreendedorismo, além de transformar a vida mais ativa, é a oportunidade de estarem presentes no mercado de trabalho e possui uma fonte de renda extra.

As áreas onde eles se encontram são:

  • Serviços: 36%;
  • Agropecuária: 23%;
  • Comércio: 19%;
  • Indústria: 14%;
  • Construção: 8%.

Mundo digital e o empreendedorismo

Uma das coisas que acaba dificultando a vida do empreendedor na terceira idade é o mundo digital. 

Publicidade


Publicidade


Atualmente, possuir a presença digital é um dos fatores que ajudam o empreendimento a crescer. Em alguns casos é possível ver que alguns idosos possuem dificuldade e bloqueios com o mundo digital, o que não acontece com os jovens. 

A vantagem com o restante dos empreendedores, é que a terceira idade possui mais experiências, o que traz maiores chances de sucesso, o qual pode ser obtido pela operação do negócio, conhecimento de técnicas de gestão e perfil ideal. 

Publicidade

Para se desenvolver ainda mais como empreendedor, é importante que você tenha boas competências comportamentais e atitude. 

Publicidade

Não tenha medo de abrir o seu negócio, independente da idade, sempre existirão altos e baixos, a melhor saída é aprender a lidar com cada um deles.

Dicas para empreender na terceira idade

Existem algumas dicas essenciais para empreender, como:

  • Buscar ajuda: ela é essencial para amadurecer a sua ideia e saber por onde começar;
  • Capacitação: o conhecimento é fundamental, existem diversos cursos e feiras gratuitas para você se capacitar ainda mais;
  • Inovação: a inovação aparece na solução do seu serviço ou produto para o que esta acontecendo no mercado;
  • Dedicação: nenhum empreendimento é fácil e traz lucro de maneira rápida, lembre-se de persistir e dedicar-se ao seu negócio.

Deixe seu comentário