Como fazer donuts para vender? Dicas para começar

As rosquinhas americanas povoam a mente das pessoas desde sempre, afinal de contas, basta assistir qualquer filme policial americano para ficar com água na boca vendo aquelas gostosuras cobertas de creme ou chocolate, não é mesmo? E você já pensou é que possível fazer donuts para vender e ganhar uma boa renda extra com isso? Nesse artigo nós temos o propósito de ensinar como as rosquinhas podem representar um negócio lucrativo.

Coloridos, podem ou não ser recheados e já movimentam o imaginário dos amantes de doces apenas por sua aparência. Com isso tudo, os donuts quase conseguem fazer seu marketing de venda sozinhos, no entanto, não por causa disso você irá confiar apenas na “cara” dos seus doces. Qualquer negócio alimentício para ter sucesso exige uma boa divulgação, bom atendimento por parte do empreendedor e principalmente, bons produtos para serem utilizados como matéria-prima. Somente dessa forma, é possível conquistar clientes e garantir faturamento desde o início do seu negócio.

A seguir nós te damos algumas dicas fundamentais para você fazer donuts para vender e conseguir fazer com que esse negócio cresça, assim como o seu faturamento.

fazer donuts para vender

Invista na qualidade de seus produtos

A primeira coisa a se pensar ao montar um negócio de comida, é na qualidade do produto que será oferecido aos seus clientes.

Os donuts são feitos com uma massa simples de trigo, porém, sua cobertura e recheio exigem que os condimentos utilizados sejam de primeira linha. Só assim os clientes provarão os seus doces e se apaixonarão desde a primeira mordida.

Dessa forma, a matéria-prima do produto é algo no qual não se deve jamais comprar o mais barato. Invista em bons produtos, pois os consumidores saberão caso isso não seja feito.

Para conseguir melhores preços e uma ótima variedade de produtos, procure realizar suas compras em casas de festa e distribuidoras de doces. Esses lugares costumam praticar vendas no atacado, o que reduz consideravelmente o preço de compras.

Monte um planejamento estratégico de vendas

Brasileiro é apaixonado por doces, por isso, dificilmente o seu produto não terá demanda, no entanto, não é por isso que você não deve montar um planejamento estratégico.

Comece monitorando todos os seus possíveis concorrentes, ou seja, locais ou pessoas que oferecem produtos semelhantes ao seu. Sabendo quem são eles, procure saber quais os valores praticados por eles e quais as mercadorias com maior demanda.

Em seguida, você deve realizar uma pesquisa de quais seriam os melhores locais e a melhor forma de oferecer os seus produtos. Existem várias maneiras, porém você precisa saber qual a forma mais viável para você, para o seu negócio e para os seus clientes.

Após fazer isso, procure realizar pesquisas com seus clientes potenciais para saber qual a opinião deles sobre diversos fatores que são interessantes para você, como valores, sabores e hábitos de compra dos mesmos.

Com todas essas informações em mãos será mais fácil saber de que forma se destacar na sua região, e como fidelizar os seus clientes.

E se quiser saber mais sobre como montar um plano de negócios, acesse o Portal do Sebrae.

Formas de vender Donuts

Como dissemos anteriormente existem várias formas de realizar a venda das rosquinhas americanas e a melhor delas irá depender do seu capital disponível, de quem é o seu público alvo e de qual será o porte do seu negócio.

Basicamente você pode vender os seus produtos:

  • De maneira ambulante;
  • Por meio de Delivery;
  • Montando um estabelecimento físico;

Vender de forma ambulante é uma boa ideia, especialmente se o orçamento para iniciar o negócio não é muito alto. Nesse modelo, o ideal é ter um veículo para transporte, porém também é possível realizar as vendas a pé.

Como vendedor ambulante o empreendedor pode visitar estabelecimentos, empresas ou mesmo oferecer seus produtos em praças e parques. Para isso, bastará armazenar as rosquinhas em embalagens plásticas, ou caixas de papel e coloca-los em um cooler ou caixa de isopor para preservar a durabilidade.

Outra forma de vender de forma ambulante é por meio dos carros com sistema de som externo. Imagina só ser o primeiro empreendedor da cidade a criar o “carro do donut”.

Com o delivery, o empreendedor amplia o alcance do seu negócio e consegue atingir mais pessoas na região onde mora. Para fazer isso, é possível registrar o seu negócio no iFood ou outra plataforma de entregas. Também é possível apenas criar uma página do Facebook, Instagram ou Whatsapp para receber os pedidos e entregar.

Agora, se o montante para investir é alto e você pensa em já começar com um negócio de grande porte, a melhor ideia é abrir um estabelecimento físico especializado na venda de donuts. Dessa forma, você consegue receber seus clientes no local, mas deve oferecer grande variedade de produtos e consequentemente, precisará contratar mais pessoas para trabalhar com você.

Caso esse seja a sua ideia, dê uma olhada no nosso artigo de como abrir um negócio para entender os principais passos necessários para montar um estabelecimento físico.

Investimento para vender donuts

Não é possível especificar exatamente qual o valor necessário para abrir o seu negócio de donuts, afinal como você pode ver, tudo irá depender de qual forma você pretende vender os seus produtos.

No entanto, estima-se que com um valor mínimo de R$3.000, já é possível iniciar um pequeno negócio para fazer donuts para vender. Não esqueça que todo negócio pode levar um tempo para começar a dar lucros e isso é perfeitamente normal. Dessa forma, não desista nos primeiros meses, invista no seu produto e no seu potencial e persista no seu sucesso.

Documentação necessária para fazer donuts para vender

Você estará trabalhando com o segmento de alimentação, por isso, para que não hajam dores de cabeça com os órgãos públicos no futuro, o ideal é legalizar o seu negócio e conseguir todas as licenças exigidas pelo poder público.

Você pode iniciar o processo abrindo um MEI (veja aqui um passo a passo simples) ou, em caso de uma empresa maior, procurando um contador que realizará todo o processo de abertura do seu negócio.

Após isso, é importante ir atrás de todas as liberações como a da vigilância sanitária e a do corpo de bombeiros. Um contador também poderá de ajudar nos pedidos desses documentos.

Veja também

Franquia cacau show – Lucros, investimentos e como abrir

Essas foram as nossas dicas para você fazer donuts para vender e conseguir bons lucros com isso. Se quiser mais ideias de negócio, veja o nosso texto sobre venda de sucos naturais e detox.

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário