Como escolher o nome da minha empresa | Nome fantasia MEI

Como escolher o Nome Fantasia da sua empresa (MEI)
Como escolher o Nome Fantasia da sua empresa (MEI) (Imagem: Scott Graham/Unsplash)

A decisão de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) envolve não apenas certo risco, mas também planejamento e escolhas relativamente difíceis. Uma dessas dificuldades diz respeito à escolha do Nome Fantasia, ou seja, o nome a partir do qual a empresa ou o serviço prestado pelo empreendedor vai ser conhecido pelo grande público.

Embora nem todos deem a devida atenção a esse detalhe, a escolha do Nome Fantasia é muito importante não apenas para um MEI, mas também para qualquer pessoa que deseje empreender. Afinal, o primeiro contato que um cliente tem é geralmente com o nome da empresa. Apenas depois é que o cliente vai conhecer os seus serviços e atestar a qualidade do seu trabalho.

A seguir, você vai conferir todas as informações importantes que você precisa ter em mente na hora de escolher o Nome Fantasia da sua empresa ao se tornar MEI!

Diferença entre Nome Fantasia e Razão Social

Uma dúvida recorrente de pessoas que optam por se tornarem MEIs é a diferença entre Nome Fantasia e Razão Social.

A Razão Social, também chamada Nome Empresarial, é o nome que vai aparecer em contratos e demais documentos relacionados à sua empresa. Além disso, também é o nome que está registrado na Junta Comercial.

No caso de Microempreendedores Individuais, a Razão Social obedece a uma regra específica: a Razão Social de um MEI sempre será o nome do empresário seguido pelo número de seu CPF. Por exemplo, Fulano da Silva, portador do CPF 123.456.789-10, ao se tornar MEI teria a seguinte Razão Social: Fulano da Silva 12345678910.

Já o Nome Fantasia, como já comentamos, é o nome a partir do qual a sua empresa será conhecida pelo público. Não é necessário que a Razão Social e o Nome Fantasia sejam iguais. Não seria bom para Fulano da Silva que a sua empresa fosse conhecida como “Fulano da Silva 12345678910”. Por conta disso, ele pode criar um nome melhor, mais criativo e mais chamativo para sua empresa.

Portanto, mesmo com o empreendedor podendo escolher um Nome Fantasia igual à Razão Social, é recomendado que ele invista algum tempo definindo um Nome Fantasia mais criativo e chamativo para o seu negócio.

Dicas para escolher um nome para a sua empresa

Se você está tentando escolher um bom Nome Fantasia para sua empresa, tenha os seguintes critérios em mente:

Escolha nomes claros, fáceis e sem pegadinhas

É fundamental que o nome da sua empresa seja não apenas fácil de se memorizar, mas também fácil de se escrever. Afinal, com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, é natural que os seus clientes frequentemente pesquisem o nome de sua empresa no Google, por exemplo — o que pode ser um problema caso o nome seja extenso ou cheio de letras repetidas.

Portanto, esqueça nomes difíceis, muito abstratos, que tenham pegadinhas no nome ou até mesmo significados pejorativos em outros idiomas. Você pode até achar uma boa ideia chamar seu restaurante de “Hooker”, mas uma rápida pesquisa já revela que o termo significa “garota de programa” em inglês.

Além disso, também é recomendado que o Nome Fantasia da sua empresa seja curto e direto ao ponto. Ninguém vai memorizar ou ter paciência para pesquisar por “O Belíssimo e Garboso Restaurante de Frutos do Mar e Petiscos do Fulano”.

Escolha nomes que sejam coerentes ao serviço prestado

Se o seu negócio presta serviços de tradução, você não precisa necessariamente escolher o Nome Fantasia “Traduções do Fulano”. Porém, é importante que o nome não leve o cliente a pensar que você presta outro serviço. Como, por exemplo, ter um serviço de jardinagem e escolher algum nome que remeta a carpintaria, como “Belos Móveis”.

O mais recomendado é que o nome já especifique o serviço que está sendo prestado. Por exemplo, ao ver o nome do nosso site, “Revendedor.com.br”, você certamente concluiu (corretamente) que o site era sobre ser ou atuar como revendedor. Se você entrasse nele e descobrisse que se trata, na verdade, de um site de notícias sobre xadrez, você certamente ficaria no mínimo irritado, não?

Você também pode gostar de ler:
Diferença de crédito e microcrédito: qual o melhor para sua empresa?

Cuidado com nomes que limitem o crescimento do seu negócio

Embora seja importante que o nome da sua empresa tenha relação com o serviço que você pretende prestar, não é bom escolher um nome que vá limitar possíveis crescimentos por parte de sua empresa. Afinal, vai que você chama seu negócio de “Fubá da Fátima” e, no futuro, decide não vender apenas fubá, mas expandir o negócio também para tortas?

Portanto, opte por nomes que, embora deem pistas do serviço prestado, também permitam que você eventualmente expanda o segmento do seu negócio quando julgar necessário, sem precisar renomear sua empresa.

Sempre verifique a disponibilidade do nome escolhido

Antes de sair imprimindo panfleto, placas e letreiros, é importante você checar se o nome que você escolheu para a sua empresa está disponível. Afinal, se o nome já pertence a alguma empresa, você pode acabar arrumando confusão — e até mesmo sendo alvo de processos — por se identificar a partir de um nome que já existe.

Caso o nome ainda não tenha sido registrado, o primeiro passo, antes mesmo de pintar o nome na parede do seu negócio, é registrá-lo para evitar que outra pessoa o roube. Além disso, caso planeje expandir seu negócio também no meio virtual, é importante que você compre o domínio e crie perfis nas principais redes sociais com o nome escolhido.

Leia também:
Como vender mais perfumes e faturar mais sendo consultora

Peça um feedback a alguém

Familiares, amigos e conhecidos podem ser úteis na hora de se escolher um Nome Fantasia para o seu negócio. A dica que damos é: faça uma pequena listas com possíveis nomes que você tem em mente e peça a seus amigos para que eles avaliem e deem um feedback sobre cada um deles.

Seus amigos podem não apenas te ajudar a escolher o nome mais bonito e chamativo, mas também te ajudar a identificar possíveis pegadinhas e significados pejorativos que você não identificou numa primeira leitura.

E aí, gostou dessas dicas? Elas te ajudaram a escolher o nome da sua empresa? Pois conta para a gente aí nos comentários! Além disso, fiquem sempre ligados aqui no Revendedor.com.br para mais dicas como essas!

Alexandre PeresEditor do Revendedor.com.br e analista de SEO da WebGo Content. Graduado em Letras - Português/Inglês, empreendeu desde formado no ramo do Marketing Digital e de Conteúdo, escrevendo para diferentes sites e blogs. Gosta de estar sempre inovando, reinventando-se e aprendendo sobre investimentos e gestão financeira. Tem alguns projetos a longo prazo nas áreas do Marketing, Rede Sociais e Podcasting (aguardem cenas dos próximos capítulos!).
Veja mais ›
Fechar