5 alternativas para conseguir dinheiro para o seu negócio

Abrir um negócio com capital próprio nem sempre é uma realidade visto que a depender do ramo, esse pode ser um investimento realmente alto e difícil de bancar sozinho. Justamente por isso é necessário ir em busca de alternativas para conseguir dinheiro para o seu negócio sair do papel.

Empreender é a maneira que muitos brasileiros encontraram para conseguir manter sua renda mensal já que a falta de trabalho formal tem assolado mais famílias a cada dia. A situação é tão crítica que, segundo matéria do G1, em 2021 o Brasil deve assumir a posição de 14º país com maior taxa de desemprego do mundo.

conseguir dinheiro para o negócio

Infelizmente esse dado faz com que o empreendedorismo no país acabe surgindo muito mais por necessidade do que por oportunidade.

Publicidade

Apesar disso não ser o ideal, é inegável que para algumas pessoas a crise pode representar uma chance real para um negócio sólido. E para garantir que nenhuma ideia genial acabe sendo posta de lado por falta de dinheiro, veja a seguir algumas formas de conseguir o capital necessário para colocá-la em prática.



Veja também

Investidor Anjo – Como conseguir dinheiro para o seu negócio

Investidores anjos são aquelas pessoas que veem grande potencial em um negócio iniciante e por isso decidem investir nele.

Essas pessoas costumam ser executivos, empresários e outros tipos de profissionais com experiência no mundo corporativo e que podem oferecer orientação, além do capital necessário para que o negócio deslanche.

Publicidade


Publicidade


Esses investidores não costumam ocupar cargos executivos na empresa, mas tem como objetivo o sucesso do negócio, com o qual, posteriormente poderão vir a ter alguns ganhos também.

Financiamento Coletivo

Se tem uma coisa que brasileiros sempre souberam fazer para por planos em prática é a famosa “vaquinha”. Porém, nos últimos tempos esse usual meio de conseguir dinheiro se tornou mais formal e diversas pessoas o utilizam para levantar fundos e iniciar projetos.

Publicidade

Apesar dessa ser uma boa alternativa é bom ter em mente que nem toda ideia de negócio consegue alcançar o objetivo com esse financiamento. Isso porque para engajar pessoas, e mesmo outras empresas, é necessário que o projeto não tenha como único objetivo o benefício próprio.

Publicidade

Dessa forma, esse modelo é ideal para projetos inovadores que prezam muito pelo lado ecológico e social do mercado.

Editais de Agências de Fomento – Como conseguir dinheiro para o seu negócio

Para ideias de negócios voltados a inovação, uma boa alternativa de financiamento são as instituições  como o BNDES, Senai e outras que prezam pelo investimento em pesquisas.

Para utilizar os recursos desses investidores é necessário aguardar a abertura dos editais de fomento. Nesses processos seletivos as organizações avaliam a proposta do negócio e se chegarem a conclusão de que o mesmo pode oferecer oportunidades e relevância no mercado, financiam o projeto.

Essa alternativa é extremamente vantajosa para negócios com proposta da área de tecnologia e empreendedorismo, pois além do aporte financeiro muitas dessas instituições oferecem auxílio nas pesquisas e outros tipos de suporte.

Amigos e família – Como conseguir dinheiro para o negócio

Pode parecer estranho, mas sim, a verdade é que boa parte dos negócios que saem do papel são iniciados com o investimento de pessoas conhecidas, como amigo e familiares.

Sendo assim, não há nada de errado em procurar essas pessoas próximas que você acredita que poderiam querer investir na sua ideia.

Apesar disso, tenha em mente que a partir do momento que alguém do seu convívio investe no seu empreendimento essa pessoa pode ser considerada um sócio, se assim for acordado entre vocês. Dessa forma, o melhor a se fazer é redigir um contrato que explique exatamente quais as responsabilidades de cada um, para que mais tarde isso não venha a dar dor de cabeça.

Empréstimo bancário

De todas as alternativas da lista com certeza o empréstimo bancário é a menos indicada, porém, sem a menor dúvida, pode ser aquela mais fácil de se conseguir a depender do modelo de negócio.

Publicidade

Empréstimos bancários costumam contar com altos juros e no caso de não pagamento podem gerar uma verdadeira bola de neve de dívidas.

Por isso, o melhor é recorrer a esse recurso apenas em último caso e preferencialmente após analisar várias propostas, pesando muito bem todas as taxas e tendo um bom planejamento financeiro para conseguir honrar com todas as parcelas.

Publicidade

Veja também: Cartão de visita: Dicas para fazer um cartão ideal para o seu negócio

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário