Chave PIX: como cadastrar? Aprenda a fazer transferências pelo App

O PIX chegou ao mercado financeiro em novembro de 2020 e já é um sucesso entre os brasileiros e entre empresas. Para facilitar as transações pela funcionalidade, o cliente deve cadastrar a sua chave PIX, mas será que você sabe como fazer isso?

O PIX é um tipo de transação bancária, instituído pelo Banco Central esse ano, e que diferentemente da velha TED e DOC, acontece de forma instantânea. Dessa forma, toda transferência realizada por ele cai em poucos segundos na conta do recebedor.

Essa agilidade é um marco histórico para o mercado financeiro, pois além de rapidez, a maior parte dos usuários do PIX não precisam pagar taxas para realizar suas transações bancárias.

chave pix
Publicidade

Essas vantagens todas fizeram com que apenas na primeira semana do Pix, quase 25 milhões de chaves fossem cadastradas junto as instituições financeiras.



Com o PIX é possível fazer o pagamento de boletos, despesas fixas como água, luz e telefone, além de diversos outros tipos de transações. Para utiliza-lo o usuário precisa apenas ter acesso ao aplicativo do banco em que é cliente. O processo é rápido e sem burocracias.

Veja a seguir como fazer para cadastrar as suas chaves PIX e poder contar com toda a comodidade de realizar transações dessa maneira.

Como cadastrar a chave PIX com segurança

O cadastramento das chaves PIX pode ser feito diretamente por meio do aplicativo do banco em que o cliente é correntista.

Publicidade


Publicidade


O ideal é utilizar esse caminho mesmo ao invés de confiar em e-mails ou SMS ditos ser da sua agência bancária. Afinal, é sempre bom lembrar que o PIX ainda se trata de uma transação bancária. Dessa forma, é muito importante ficar atento para não cair em fraudes.

Também é possível fazer esse cadastramento direto na agência do banco, no entanto, isso é desnecessário visto a facilidade que é realizar essa tarefa apenas com o celular.

Publicidade

Acompanhe o passo a passo, e cadastre a sua chave PIX agora:

Publicidade

  1. Abra a tela inicial do aplicativo do seu banco e em seguida toque na opção PIX;
  2. Já no menu PIX, selecione a opção “Cadastrar chave PIX”;
  3. Em seguida basta seguir as instruções da tela e realizar o cadastramento de um e-mail, telefone ou CPF que será utilizado como chave.
  4. Pronto. Após isso, já é possível realizar suas transações bancárias de forma mais rápida e eficiente.

Como fazer transferência utilizando a chave PIX

Realizar uma transferência utilizando as chaves PIX é muito fácil. Para isso você precisa apenas saber qual a chave do destinatário do pagamento.

Como já dissemos anteriormente, a chave pode ser o número do CPF, telefone ou e-mail. Contudo, também é possível que a chave PIX seja um número aleatório.

Dessa forma, sempre que precisar realizar um pagamento, se informe com o destinatário qual a chave que ele está utilizando.

Em seguida basta seguir uma variação dos passos a seguir. Variação porque é possível que um ou outro detalhe diferencie de banco para banco. No entanto, em geral os procedimentos são bastante semelhantes. Dessa forma:

  1. Vá até a tela inicial do aplicativo do seu banco e encontre a opção PIX;
  2. Em seguida encontre uma opção referente a transferências PIX e clique sobre ela;
  3. Agora escolha qual tipo de chave PIX do destinatário do pagamento você irá informar, no caso: CPF, telefone, e-mail, ou chave aleatória;
  4. Feito isso, irá aparecer os dados como o nome e agência da pessoa ou empresa para quem está sendo feito a transferência do dinheiro;
  5. Agora, digite o valor a ser transferido da sua conta para a conta do destinatário;
  6. Por fim, confira todos os dados referentes a transação e conclua o processo. É provável que seja solicitada a sua senha de transações do aplicativo para a conclusão. Basta digitá-la e pronto, sua transferência foi concluída.

É obrigatório ter chaves cadastradas para realizar transferências pelo PIX?

Apesar de o registro das chaves PIX agilizarem muito o processo de recebimento de pagamentos, isso não quer dizer que apenas quem se cadastra pode usar a funcionalidade.

Dentro dos aplicativos de banco, é completamente possível realizar transações bancárias apenas com os dados da conta bancária, inclusive para a transferência de dinheiro.

Dessa forma, a resposta para a pergunta anterior é não, não é obrigatório ter chave cadastrada para poder usufruir do PIX.

Agora que você já sabe os principais benefícios de utilizar o PIX, pode começar a usá-lo sem medo, taxas ou burocracia e viva a tecnologia!

Publicidade

Veja também: Pix apresenta vantagens para empresas, mas ainda causa desconfiança

Publicidade

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário