WhatsApp lança função de carrinho de compras no App

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Nesta última terça-feira (8 de dezembro), o WhatsApp lançou mais uma função com o intuito de facilitar as negociações comerciais realizadas pelo aplicativo.

O Carrinho de Compras é a nova funcionalidade que complementa a função já existente de catálogo de produtos para os comerciantes que utilizam o WhatsApp Business. Ele permitirá que o interessado selecione os produtos que deseja comprar e comece as negociações de compras apenas enviando uma mensagem ao vendedor.

Esse é mais um passo no planejamento que o aplicativo deseja cumprir para fazer com que as experiências de compra e venda na plataforma sejam facilitadas.

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A nova atualização pretende fazer com que cada vez mais empreendedores vejam o WhatsApp como uma ferramenta comercial viável e útil para seus negócios, o que já se mostra como uma tendência.

Em 2020, por conta da pandemia, diversas empresas passaram a usar o aplicativo como suporte de negociação com seus clientes que não podiam ir até às lojas físicas. Inclusive, muitas gigantes do varejo, como a Renner, adotaram o uso do aplicativo.

Prova de que os consumidores usam e aprovam esse formato de compras online, é o aumento de mensagens para contas comerciais. Segundo levantamento realizado pela empresa, só em outubro desse ano foram enviadas mais de 175 milhões de mensagens diariamente para contas comerciais.

O aplicativo ainda pretende lançar outras funções da categoria Business em breve, como é o caso das possibilidades de realizar pagamentos diretamente pelo aplicativo como o WhatsApp Pay.

O recurso chegou a operar por alguns poucos dias no Brasil quando foi lançado em julho. No entanto, acabou sendo barrado pelo BC, que afirmou que análises precisavam ser feitas no aplicativo antes que o mesmo pudesse operar no Brasil.

Acredita-se que o BC estava aguardando o lançamento do PIX para aprovar outras plataformas de pagamento instantâneo.

Em novembro, plataforma lançou o botão de compras também na função Business

As atualizações de funções no Whatsapp Business foram numerosas esse ano. Em novembro a plataforma lançou o botão de compras, função que era bastante aguardada pelos negociantes. Ela permite que o consumidor saiba na hora se uma conta comercial oferece ou não um catálogo de produtos.

Quando o recurso ainda não existia, para saber se havia ou não essa opção, o consumidor precisava clicar sobre o perfil do negociante e só então ter acesso a esse espaço. Como muitas pessoas não sabiam nem que isso era uma possibilidade, as negociações acabavam levando mais tempo do que deveriam.

Assim que foi lançada, a funcionalidade já passou a valer em todos os países nos quais o WhatsApp opera.

Um pouco antes, a empresa já havia lançado a possibilidade de cada estabelecimento que usa o aplicativo em suas vendas, ter um QR Code próprio. Com esse código, os negociantes podem divulgá-los em seus materiais impressos. Dessa forma, basta que o consumidor aponte a câmera do celular para iniciar uma conversa direta com o empreendimento.

Segundo o Facebook (empresa detentora do aplicativo WhatsApp) o objetivo é que cada vez mais a experiência de consumidores e vendedores seja facilitada na plataforma. Com isso, a empresa espera que cada vez mais pessoas utilizem o WhatsApp também como aplicativo de utilidades.

Vantagens de vender pelo WhatsApp Business

Além das recentes funcionalidades do WhatsApp Business, o aplicativo oferece diversas outras ferramentas que transformam para melhor a experiência de compra e venda dos usuários.

Entre as possibilidades, estão a promoção de produtos e serviços por meio das redes de transmissão. A comunicação direta com o cliente e organização de funil de vendas, também fazem parte do app.

Além disso, a programação de mensagens de atendimento automático, é uma das funções preferidas dos empreendedores. Ela permite que boa parte do atendimento ao cliente seja agilizado por meio das mensagens de perguntas e respostas rápidas.

Se cadastrar e começar a usar o WhatsApp Business, sem dúvidas, representa uma revolução nos meios de venda de qualquer negócio. Pelo fato de boa parte dos consumidores fazer uso diário do aplicativo, tudo o que acabe facilitando a comunicação entre interessado e negociante acaba sendo uma vantagem.

Para saber mais sobre como utilizar o aplicativo, veja o artigo Vendas pelo Whatsapp Business para alavancar seu negócio.

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Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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