Casa e Decoração no Mercado Livre: O que vender nesse nicho?

casa e decoração Mercado Livre

Cuidar e decorar o próprio lar sempre foi uma tendência, e após a quase “institucionalização” do home office, as pessoas tem dado mais e mais importância a estar em ambientes aconchegantes. Com isso, as buscas pelo setor de Casa e Decoração no Mercado Livre explodiram nos últimos anos, apresentando grandes oportunidades para os empreendedores desse nicho.

Vender na internet se tornou o principal meio para se manter relevante no mercado. Apesar disso, nem todos os comerciantes possuem familiaridade o bastante com ferramentas digitais para ter seu próprio e-commerce, por exemplo. Dessa forma, o Mercado Livre surge como uma plataforma compatível em questão de visibilidade e de acessibilidade mais fácil.

O empreendedor que já trabalha com itens de casa e decoração encontra uma gama gigante de clientes na plataforma, que todos os dias buscam por produtos comuns mas também por novidades nesse nicho.

A seguir você confere tudo o que é necessário saber para vender produtos para casa e decoração no Mercado Livre e conseguir faturar muito.

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Tendências Casa e Decoração no Mercado Livre

casa e decoração Mercado Livre

A concorrência entre vendedores no Mercado Livre é muito grande. Por isso, tudo o que possa ajudar o vendedor a se destacar na plataforma, é sempre bem-vindo.

Pensando nisso, uma das coisas que pode ajudar o comerciante é saber quais sãos os produtos (e termos) mais buscados pelos consumidores no marketplace.

Para isso, o próprio Mercado Livre oferece uma área em seu site para a realização dessas pesquisas. O menu Tendências permite que o empreendedor veja quais são os produtos mais buscados em suas categorias de interesse, inclusive podendo filtrar suas pesquisas por sub-categorias.

No caso de Casa, Móveis e Decoração nesse momento os itens e termos mais buscados pelos clientes são:

  1. Lençol de solteiro;
  2. Toalha de banho gigante;
  3. Kit capa de almofada;
  4. Spot;
  5. Churrasco;
  6. Moldura quadro

Palavras-chave no título e descrição

Ainda com a sacada do tópico anterior, sabendo quais os termos mais buscados pelos clientes, é possível fazer melhor uso das chamadas “palavras-chave” que nada mais são do que as formas de frases mais buscadas no Mercado Livre e também no Google.

Essas palavras irão ajudar os seus anúncios a se destacarem tanto no marketplace quanto nas buscas feitas diretamente no Google. Para isso, é importante que os termos sejam acrescentados tanto no título quando na descrição do produto anunciado.

Por exemplo, um dos produtos mais buscados hoje no Mercado Livre é o “criado mudo retrô”. Se você trabalha com mercadorias como essa, você deve anunciar o seu produto com um título como:

Criado mudo Retrô Vermelho com puxadores dourados.

Descrição com muitas informações

Ao vender mercadoria do setor de Beleza e Decoração é importante fornecer o maior número de informações possíveis ao cliente na descrição do anúncio.

Isso evita que os consumidores precisem fazer muitas perguntas no Mercado Livre e agiliza todo o processo de vendas.

Sendo assim, não deixe de explicar exatamente qual a função daquele produto, quais as suas medidas, material do que é feito, quais as cores ou modelos disponíveis do mesmo produto, marca, entre outras coisas importantes.

Lembre-se que se o cliente não precisar fazer perguntas as compras por impulso podem ocorrer mais facilmente.

Imagens e vídeos de Casa e Decoração no Mercado Livre

As imagens são grandes responsáveis pelo fechamento de vendas na internet. No Mercado Livre elas ainda podem representar um destaque dos concorrentes.

Dessa forma, sempre publique um bom número de imagens do produto que está vendendo no anúncio e lembre-se que essas imagens precisam ter qualidade profissional e preferencialmente com fundo neutro ou branco.

Já os vídeos se tornaram mais um artifício para convencer o cliente a comprar. Isso porque no vídeo o cliente pode ter uma noção melhor e real daquilo que está comprando.

Dessa forma, além das imagens sempre tente publicar ao menos um vídeo no seu anúncio de produto.

Modalidades de anúncio no Mercado Livre

Vender profissionalmente no Mercado Livre significa ter dois modelos de anúncio para escolher e publicar produtos.

O empreendedor precisa estar muito atento as peculiaridades de cada um desses modelos, visto que as taxas de comissão variam, assim como a possibilidade de exposição de mercadorias.

Além disso, se o comerciante souber utilizar estratégias para potencializar suas vendas usando tanto o modelo Clássico quanto o Premium, ponto para ele! Entende melhor sobre cada modelo e como aplicar essa estratégia, nesse artigo aqui.

Preço para vender Casa e Decoração no Mercado Livre

Se você já trabalha com a venda de artigos de Casa e Decoração fisicamente, precisa entender que a precificação para vender em marketplaces é um pouco diferente.

No caso, é preciso considerar todas as taxas de comissão, frete e outras coisas que a plataforma cobra a cada venda do comerciante. Tudo isso precisa ser acrescido no valor final do produto.

Mas claro, além disso, também é necessário saber quais os valores praticados por concorrentes por produtos semelhantes ao seu. Tudo isso tem influência direta na sua precificação.

Entenda melhor sobre esse fator, aqui.

Reputação é o mais importante no começo

Como falamos no início do texto, a concorrência no Mercado Livre é muito grande e a plataforma dá vantagem para os comerciantes que possuem ótima reputação entre os clientes.

O problema é que para conquistar reputação é preciso vender e isso só é possível no início praticando preços mais atrativos que a concorrência, além de efetuando boas campanhas de divulgação dos seus produtos, inclusive fora do Mercado Livre.

Sendo assim, tenha em mente que ao menos nos primeiros meses de atuação no Mercado Livre o foco deve estar todo em criar reputação e não em lucrar.

Depois que você já tiver conquistado um bom número de boas vendas com avaliações positivas, poderá praticar os valores normais para os seus produtos, porém, a divulgação máxima deve estar sempre na sua lista de prioridades.

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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