Vender plano de saúde sendo afiliado – dicas para conseguir mais clientes

vender plano de saúde

Trabalhar como afiliado te proporcionará a oportunidade de indicar ou promover produtos de empresas já estabelecidas no mercado, resultando em um alto nível de assertividade. Mas a pergunta que não quer calar é: Como vender plano de saúde sendo um afiliado?

Em 2020 os planos de saúde se mostraram essenciais para muitas pessoas que foram atingidas pela Covid 19, inclusive tendo aumentado a busca desses serviços.

Tendo em vista que a busca por condições ideais de saúde é uma demanda social, investir em um negócio nesse seguimento é uma escolha certeira.

O primeiro passo é entender que existem muitas especificidades ligadas ao ramo da saúde. A seguir nós daremos algumas dicas para que ao vender planos de saúde como afiliado você seja bem sucedido.

Selecione empresas que combinem com seu público-alvo

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Ao fazer a escolha de uma empresa, assim como para todo e qualquer negócio, você escolherá um público-alvo. A partir daí, todo o seu estudo relacionado ao desempenho do seu negócio se filtrará por meio desse público.

É preciso planejar estratégias para tornar a venda de planos de saúde assertiva.

Dentro das suas possibilidades estão empresas responsáveis por:

  • Acompanhamentos clínico-gerais;
  • Tratamentos odontológicos;
  • Procedimentos terapêuticos;
  • Indicações nutricionais;
  • Dentre outras.

No entanto, é essencial que você tenha domínio do seu produto ou serviço, portanto, opte por selecionar uma área de vendas de planos de saúde que realmente te interesse e te instigue a sempre buscar novas perspectivas.

Estude muito bem cada um dos serviços que está oferecendo e saiba responder a todos os questionamentos do cliente.

Após o filtro inicial, o próximo passo é pensar sobre sua gama de clientes potenciais.

Independentemente se a sua perspectiva de trabalho for centrada no meio físico ou digital, você precisará captar clientes.

Pensar estratégias para que esse diálogo ocorra de maneira vantajosa, bem como obtenha resultados, é primordial. 

Tenha uma abordagem profissional ao vender plano de saúde como afiliado

O fator crucial para que uma abordagem seja considerada profissional depende fundamentalmente do vendedor. Por tanto, saiba diferenciar os seus contextos de comunicação independente se for negociar por telefone, internet ou presencialmente.

Obviamente todos nós apresentamos desvios à norma padrão, esperada da língua portuguesa. No entanto, cometer inadequações no contato com clientes pode ser desvantajoso.

Planejar um roteiro para essas abordagens, facilita seu trabalho. Por isso atente-se aos tópicos a seguir:

  • Se apresente brevemente ao cliente: ele não precisa saber informações muito pontuais sobre você, mas lembre-se que até então vocês nunca haviam tido contato e ser cordial é necessário;
  • Venda benefícios: antes de qualquer coisa, o cliente precisa ter ciência dos benefícios que o seu produto ou serviço podem proporcionar a ele. Opte por apresentar os objetivos da sua empresa e as possibilidades que são oferecidas aos clientes;
  • Tenha bons argumentos: por mais que esse script te ajude, todas as situações comunicativas são inéditas, portanto, pense em bons argumentos que possam convencer o cliente a fechar o negócio;
  • Apresente oportunidades: o cliente precisa sentir que seu atendimento é personalizado de acordo com as necessidades dele. Apresente várias formas de pagamento, uma delas será a ideal para este cliente.

Meios de comunicação ao seu favor ao vender plano de saúde como afiliado

Ao considerar a era tecnológica em que vivemos, é necessário que as estratégias de venda estejam vinculadas aos meios de comunicação.

Para além do telefone e de folhetos/folders impressos, existe uma grande variedade de suportes disponíveis.

É claro que você deverá optar pelas opções que julgue mais vantajosas e que estejam dentro do seu orçamento, mas vale a pena pensar nas possibilidades que destacamos como úteis na venda de planos de saúde:

Redes sociais

A criação de anúncios em redes sociais tem sido cada vez mais efetiva no ramo de vendas de planos de saúde.

Ao deslizar a barra de rolagem do feed de notícias, o seu cliente potencial verá seu anúncio e a oportunidade de venda depende do que ele vê.

Anúncios estáticos (materializados sem a possibilidade de interação real) devem ser muito estratégicos. Por isso, opte por frases curtas e objetivas, layouts atrativos, mas não exagerados e não se esqueça de estar atento a interações.

Outra abordagem nesse mesmo meio é a alimentação de páginas com conteúdo relevantes sobre saúde, sempre direcionando para a sua venda de planos. Desse modo você cobre tanto mídia paga quanto a mídia orgânica das redes sociais e pode ter maiores resultados.

E claro, para não cometer erros, saiba quais são os 9 erros nas redes sociais da sua empresa que afastam os seus clientes.

Sites e Blogs para vender plano de saúde como afiliado

O marketing de conteúdo se mostra uma das melhores formas de conseguir chamar a atenção e conquistar leads e clientes atualmente.

Dessa forma, uma boa ideia para conseguir alcançar mais pessoas é montar um site ou blog onde você possa publicar conteúdos sobre saúde e bem-estar.

Por meio dessas publicações, você consegue persuadir melhor o expectador e não esqueça de deixar uma chamada para ação, ou seja, um pedido para que o leitor deixe um comentário, entre em contato ou se manifeste de alguma forma, caso queira saber mais sobre o plano que você está vendendo.

Lista de contatos

Faça uma pesquisa com amigos e familiares próximos sobre possíveis clientes. Organize todos os contatos em uma lista e estabeleça uma meta de atendimentos diários.

Cuidado, procure não ser invasivo nesses atendimentos personalizados, isso pode ter um efeito inverso ao esperado.

Para não arriscar cometer um erro grave ao atender seus clientes, veja o artigo pare de fazer essas 6 coisas que os clientes odeiam e tenha sucesso.

Como você viu, vender planos de saúde como afiliado exige bastante planejamento, porém é perfeitamente possível de se fazer de maneira correta e lucrativa.

Veja também: Benefícios de investir em uma máquina de cartão para o seu negócio

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
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