Como vender empréstimo consignado? Dicas para começar

Para quem busca uma alternativa de renda que se pode obter trabalhando de casa, uma opção comum é vender empréstimo consignado. Afinal, esta é uma modalidade de empréstimo que cresceu nos últimos anos, sobretudo entre aposentados e pensionistas.

Com o aumento da procura por este tipo de crédito, muitas empresas passaram a se interessar pela área, oferecendo oportunidades tanto para interessados em obter empréstimo quanto para profissionais que querem atuar no ramo.

Para saber mais sobre esse modelo de negócios, continue a leitura para tirar dúvidas e conferir dicas para vender empréstimo consignado montar um negócio lucrativo. Aproveite para conhecer os melhores produtos consignados para vender e lucrar muito.

vender empréstimo consignado

Procedimento para vender empréstimo consignado

Segundo determinação do Conselho Monetário Nacional
(CNM), o primeiro passa para trabalhar com vendas de empréstimo consignado é conseguir certificação de correspondente. Entre as certificações que os futuros profissionais de operações de crédito podem adquirir estão a Aneps e a Febraban.

Para conseguir esta formalização, é necessário se inscrever para o exame da certificação escolhida e realizar a prova para comprovar conhecimento técnico.

Você pode conferir o procedimento necessário para obter uma certificação profissional com ambas as instituições mencionadas em seus sites oficiais. Para isso, basta clicar aqui para mais informações sobre o processo da Aneps, ou neste link para conhecer o passo a passo da certificação Febraban.

Após essa etapa indispensável para começar a vender empréstimo consignado, você deve se credenciar com alguma instituição para iniciar a atuação nesse mercado. Para isso, você tem três opções diferentes:

  • Procurar por um banco – entre em contato com diferentes bancos que oferecem empréstimo consignado para tentar se tornar um correspondente da marca;
  • Procurar por correspondentes bancários – empresas que já atuam como correspondentes, como call centers, lojas de crédito e grandes promotoras. Nesse caso, você se cadastra para atuar tendo o suporte e estrutura oferecidos para o seu trabalho;
  • Comprar uma loja franqueada – por fim, você também pode vender empréstimo consignado adquirindo uma franquia. Há lojas do segmento que são vendidas diretamente pelo banco, como a Help, franquia que pertence ao grupo BMG.

Outra sugestão que deixamos para você conhecer porque funciona de maneira às vendas de empréstimo consignado é o programa Agente Crefisa. O formato é bem mais simples que o de correspondentes de operações de crédito, mas também exige menos requisitos para começar.

Dicas para vender empréstimo consignado

Algumas dicas podem fazer a diferença na sua rotina profissional, ajudando a aumentar suas vendas e lucro. A seguir, você pode conferir algumas das principais que costumam ser destacadas por especialistas.

Atenção à qualidade do serviço

Esta é uma dica universal, mas nunca é demais ressaltar o quão importante é oferecer serviços e produtos de qualidade para ter sucesso no seu negócio. No caso das vendas de crédito consignado, a qualidade está muito relacionada ao relacionamento com o cliente e às informações prestadas.

Portanto, mantenha-se sempre atualizado, antenado às necessidades dos clientes, e preze pela transparência nas negociações. Tanto você quanto sua equipe (caso você monte uma empresa) devem dominar o assunto e as estratégias de atendimento e vendas.

Aproveite a tecnologia e as baixas taxas da modalidade

O empréstimo consignado é um dos formatos que apresentam as menores taxas de juros, o que representa um diferencial para a modalidade. Portanto, saiba usar isso a seu favor na hora das vendas.

Outro recurso que não pode ser desperdiçado é o da tecnologia. Tanto as ferramentas que oferecem soluções para auxiliar na sua produtividade, quantos as plataformas para atendimento e divulgação devem ser bem utilizadas para que o empreendimento seja bem-sucedido.

Sendo assim, saiba explorar as redes sociais. Utilize-as para investir na divulgação do seu negócio e também para melhorar o relacionamento com o cliente.

Além disso, os recursos das redes sociais também permitem reduzir custo com telefonia, que costuma ser o principal meio de trabalho para quem vende empréstimo consignado. Com o WhatsApp, por exemplo, você pode diminuir consideravelmente as situações que antes necessitavam de um telefonema.

Conheça seu público-alvo

Esta é outra dica essencial para qualquer tipo de negócio, mas que faz toda a diferença ao vender empréstimo consignado. Afinal, o principal público-alvo das instituições que oferecem essa modalidade de crédito são os aposentados e pensionistas.

Por isso, você deve conhecer bem este público e, principalmente, saber diferenciar os perfis aptos a contratarem crédito consignado daqueles que não são. Além disso, é fundamental conhecer suas necessidades, os motivos que os levam a obter empréstimos, os principais receios, entre outras questões.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário