Como vender bolo caseiro – Dicas, investimento e como lucrar

É muito difícil encontrar uma pessoa que consiga resistir a um bom pedaço de bolo, não é mesmo!? O empreendedor que decide vender bolo caseiro pode ter certeza de que estará entrando em um negócio potencialmente lucrativo.

O bolo caseiro costuma despertar nas pessoas uma sensação nostálgica, afinal, são muitas as que tem na memória lembranças dos bolos da infância feitos por mães e avós. Essa sensação é uma das responsáveis por fazer com o negócio de vender bolos caseiros costume ser tão bem-sucedido  na maioria dos locais em que é aberto.

A melhor parte de iniciar um negócio de venda de bolos caseiros, é que no início não é exatamente necessário montar um estabelecimento. Esse tipo de negócio, assim como outras vertentes do segmento de amentação, permite realizar as vendas de maneira ambulante e simples.

Se esse negócio te parece atraente e você gostaria de saber mais como ele funciona, leia o artigo até o final.

Antes de tudo, planeje!

Sim, a parte do planejamento ao iniciar qualquer negócio é primordial. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, coloque no papel absolutamente tudo o que você irá precisar para começar o seu negócio.

Faça um levantamento de quanto você deseja vender por dia, de que forma, e já faça um cálculo de investimento em ingredientes, aluguel de espaço (caso seja o seu objetivo), compra de aparelhos, etc.

Não esqueça de separar uma parte do dinheiro de investimento para capital de giro, pois se lembre que nenhum negócio se torna lucrativo da noite para o dia e você precisará se manter enquanto não obtém lucros.

Formas de vender bolo caseiro

Com a ascensão dos aplicativos de entrega de comida, as opções para vender bolo caseiro são ainda melhores. Mas é claro, que existem várias outras opções além das online para aumentar as vendas do seu negócio.

A forma como você irá atender os seus clientes também irá depender bastante dos seus objetivos e disponibilidade de administrar o seu negócio.

Afinal de contas, se a ideia for ter com a venda de bolos apenas um dinheiro extra no final do mês, você não necessariamente precisará investir no aluguel de espaço, e até mesmo na montagem de um negócio formal.

Agora, se a ideia for fazer da venda de bolos a sua principal função, ai sim, você poderá pensar em aumentar a sua produção e profissionalizar formalmente o seu empreendimento.

De uma forma ou outra, veja a seguir algumas opções de como vender bolo caseiro:

Venda de bolos ambulante

Essa é a opção a qual nós falamos lá em cima. Muitos empreendedores gostam de oferecer seus alimentos dessa forma, pois, além de econômica, é certo que muitos clientes acabam criando bastante apego ao vendedor.

Sendo assim, você poderá oferecer seus bolos de porta a porta, planejar um roteiro para visitar negócios próximos como escolas, consultórios médicos, escritórios e outras empresas com bom número de funcionários, entre outras opções.

É bastante comum que dessa forma, se consiga fidelizar clientes que sempre compram quando você oferece suas mercadorias.

Carro do bolo

Assim como existe o carro do ovo, da pamonha e das frutas, você pode vender os seus bolos de forma motorizada. Para isso, basta instalar um bom sistema de som externo no veículo e sair anunciando os seus bolos em sua região.

Não esqueça de investir em uma boa vinheta para que os clientes reconheçam o seu negócio chegando.

Vender bolo caseiro formato Delivery

O iFood e outros aplicativos de entrega de comida chegaram para facilitar a vida dos negociantes. Dessa forma, invista também nessas ferramentas para alcançar ainda mais clientes.

Além dessas, você pode escolher vender pelo WhatsApp Business, montando um catálogo online com seus bolos caseiros para encomenda e entrega.

Pode apostar que esse modelo será um dos mais lucrativos para apostar hoje em dia.

Vender bolo caseiro em ponto de rua

Mais uma alternativa barata e super lucrativa. Você pode instalar o seu negócio por meio de um carrinho, barraca ou apenas em potes e oferecer na porta de universidades, metrôs, terminais rodoviários ou praças da cidade.

Nesse modelo o ideal é sempre buscar por esses locais de grande circulação de pessoas. E claro, é sempre bom ficar atento a legislação da cidade para que você não corra o risco de ter a sua mercadoria confiscada.

Ah, esse modelo também é perfeito para quem só quer ganhar uma grana extra, afinal, é muito mais fácil vender no seu trabalho ou universidade onde as pessoas já te conhecem.

Montar uma loja de bolos

Essa opção é para o empreendedor que realmente deseja investir em seu negócio. Montar uma loja de bolos exigirá um bom plano de negócio, porém as chances de sucesso são grandes.

Pesquise bem a região em que pretende abrir seu negócio, quem seria seu público alvo e fique por dentro dos documentos necessários para operar na legalidade.

Além disso, nesse modelo é imprescindível formalizar o seu negócio. Para isso, veja o texto Como abrir MEI em 7 passos simples e formalizar o seu negócio.

Investimento e lucros para vender bolo caseiro

O investimento para iniciar o seu negócio de bolos caseiros não é muito alto. Claro que tudo dependerá do seu objetivo com a abertura, porém, na muitas pessoas conseguem começar com um investimento mínimo de R$500. Esse baixo capital se dá, porque boa parte do que é necessário para fabricar os quietutes você já tem na cozinha de casa.

Em relação aos lucros, não é possível fazer um média confiável, afinal de contas, tudo irá depender do seu formato de vendas escolhidas e demanda de clientes. No entanto, há pessoas conseguindo faturar até R$5 mil com a venda de bolos mensais.

Tudo depende se testes e muita perseverança por parte do empreendedor.

Dicas para alavancar o seu negócio e vender mais

Agora que você já conhece as maneiras de vender seus bolos, está na hora de conhecer algumas dicas que podem fazer com que o seu negócio decole mais rápido.

Esteja atento as preferências dos seus clientes e as tendências

Esse é básico, porém bastante importante. Fique atento aos sabores de bolo mais vendidos por você e garanta que eles nunca faltem em seu estoque.

Além disso, sempre ofereça novidades aos consumidores e esteja por dentro do mercado de bolos caseiros para não deixar passar nenhuma tendência.

Aposte nas redes sociais

Não adianta, todo e qualquer negócio precisa estar nas redes sociais hoje em dia. Dessa forma, crie páginas nas redes que os seus clientes estão e faça publicações sobre as suas mercadorias além de dar dicas relevantes aos seus consumidores.

Veja aqui Ideias de conteúdo para bombar as redes sociais do seu negócio.

Tenha sempre cartões de visita ou etiquetas com seu contato

Essa dica é de ouro. Se um cliente gostar da sua mercadoria, é possível que ele queira realizar encomendas com você. Dessa forma, invista na impressão de um cartão de visitas com os seus contatos.

Outra ideia é colocar etiquetas também com seu telefone nas embalagens (caso você trabalhe dessa forma) do seu produto.

Veja também: Como montar um lava jato? Dicas de investimento e como começar

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário