Vendedor ambulante: 10 ideias de produtos para vender com seu carro

Por conta da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o empreendedorismo cresceu como alternativa profissional no Brasil. Entre as opções de empreendimentos para quem quer ter seu próprio negócio, uma das mais em conta é a de tornar-se vendedor ambulante.

Além do fato de normalmente precisar de um baixo investimento inicial para começar a trabalhar como vendedor ambulante, outra vantagem deste modelo de negócio é que muitas coisas podem ser feitas com o seu próprio carro.

Pensando nisso, hoje vamos conhecer 10 ideias de produtos que você pode vender por conta própria com o seu carro.

como ser um vendedor ambulante

1 – Cosméticos e perfumaria

Em 2020, o setor de vendas porta a porta cresceu, e há uma tendência de que isto continue em alta em 2021. Nesta modalidade de vendas, uma das principais categorias é a de revenda de cosméticos e perfumaria.

Marcas como Natura, Avon e Boticário oferecem linhas de produtos de ótima qualidade e com bom potencial de vendas. Além disso, os processos de cadastros para revendedores destas empresas costumam ser bem simples, conforme você pode conferir clicando no nome de qualquer uma das três marcas citadas.

Entre os motivos que levaram ao crescimento do setor de vendas diretas durante a pandemia, foi a adaptação do segmento à internet. Sendo assim, você pode perfeitamente trabalhar com seu carro para fazer as vendas destes produtos, mas não pode deixar de lado um bom planejamento de atuação na internet para vender ainda mais.

2 – Roupas e acessórios

Assim como no caso dos itens de cosméticos e perfumaria, este é um segmento que também conta com ótimas opções de marcas para revenda. Aqui mesmo nós já deixamos algumas dicas de como revender lingeries, por exemplo, que são itens com bastante procura neste modelo de negócios.

O setor de moda tem um bom potencial de vendas durante todas as épocas do ano, e inclui alguns dos presentes mais procurados em datas comemorativas.

E além da opção de ser revendedor de alguma marca, você também pode comprar por atacado ou então abrir um brechó ambulante, por exemplo. Afinal, o segmento de brechós é outro que está em alta.

3 – Tupperware e panelas

A venda ambulante de panelas é outra bastante nos bairros de diversas cidades do país. Sendo assim, como as pessoas estão familiarizadas com este modelo de negócio, o público tende a ser grande.

Neste sentido, outro negócio que pode ser vantajoso é o de revenda da Tupperware, que aqui você pode entender como funciona. Este é um item de cozinha bastante popular, e que você pode muito bem realizar vendas com o seu próprio carro.

4 – Artesanatos

Uma das principais vantagens do setor de artesanatos é que ele muito abrangente, e você pode atuar em áreas como decoração, moda, e até mesmo mobília. Para quem gosta de presentear as pessoas com itens personalizados, por exemplo, a procura por produtos artesanais é bem grande.

Normalmente, este é um segmento no qual a procura é maior na internet. Portanto, mesmo que você abra o seu negócio de produtos artesanais para trabalhar de vendedor ambulante com o seu carro, não pode deixar de lado uma boa presença nas redes sociais.

5 – Ovos

Mudando um pouco de assunto, chegou a hora de falar das ideias para negócios de venda ambulante no setor de alimentação. Para começar, vamos tratar de uma das opções mais tradicionais do Brasil: o carro do ovo.

Presente em grande parte das cidades brasileiras, os famosos carros dos ovos tem um potencial de público bem grande, sendo que muitas pessoas só compram ovos com estes vendedores.

Dessa forma, quando falamos em vendas ambulantes com o próprio carro, não dá para deixar de falar desta modalidade.

6 – Queijos e salames

Esta é outra opção bem comum nas ruas das cidades brasileiras. Produtores artesanais de queijos e salames costumam optar por parceria com vendedores que passam com seus carros por bairros residenciais para oferecer o produto diretamente aos clientes.

E como queijos e salames são alimentos bastante consumidos pelos brasileiros, esta é uma categoria que pode proporcionar bons rendimentos.

7 – Frutas e verduras

Apesar de estes produtos normalmente precisarem de veículos maiores para a venda porta a porta, o investimento pode valer a pena. Com os serviços de delivery em alta por conta da pandemia, poupar idas dos consumidores às feiras pode ser um bom negócio.

Mas além de não ser possível usar qualquer veículo para vender frutas e verduras, lembre-se que elas também precisam de cuidados especiais para não estragar.

8 – Doces

O famoso “carro do sonho” é outro modelo de venda ambulante bem popular no Brasil. Mas este não é o único tipo de doce que você pode vender com o seu próprio carro. Churros, bombons, brigadeiros, bolos… Enfim, são muitas as opções para iniciar um empreendimento.

Portanto, se você é bom cozinheiro ou tem alguém com quem pode fazer parceria, é possível conseguir bons lucros como vendedor ambulante de doces.

9 – Sorvete

Ainda falando de doces, os sorvetes também costumam vender bem de porta em porta. Seja sorvete de massa, picolé ou geladinho, fechar parceria com alguma empresa fabricante ou comprar a sua própria máquina para empreender.

Aqui mesmo você pode ver como fazer para revender sorvetes Kibon, e também as melhores máquinas de sorvete expresso para o seu negócio.

10 – Produtos de limpeza

Por fim, deixamos como dica uma categoria de produtos que é tradicional neste modelo de negócios. Normalmente, são produtos artesanais como detergente, desinfetante, água sanitária, amaciante, entre outros.

Como estes produtos costumam serem bastante em conta, eles têm um bom potencial de vendas.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário