5 vantagens e 2 desvantagens de INVESTIR em uma franquia; entenda os cenários

As franquias são ótimas oportunidades de começar um novo negócio tanto para aqueles que não sabem muito como investir, quanto para quem sabe exatamente o que fazer. Existem vantagens e desvantagens de investir em uma franquia e entender elas é fundamental para que você saiba sobre como deseja prosseguir. 

A seguir, iremos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de investir em uma franquia, acompanhe!

vantagens e desvantagens franquia

Vantagens e desvantagens de investir em uma franquia

As franquias são um modelo estratégico onde uma empresa concede por meio de um contrato o direito a utilização de sua marca ou patente e a comercialização e distribuição de seus produtos ou serviços. 

Publicidade

Saber quais as vantagens e desvantagens de investir em uma franquia é essencial para saber se você quer de fato continuar com esse tipo de negócio! Entenda aqui quais são as 5 principais vantagens e 2 desvantagens delas:



5 vantagens de investir em uma franquia 

Elas costumam ter uma base sólida, já que seus produtos e serviços já foram testados pelo público, suas vantagens são:

  • Baixo investimento inicial

A maioria dos negócios exige um valor de investimento, várias franquias possuem valor de investimento baixo, você pode escolher qual você se identifica mais e qual entra no seu orçamento para investimento.

  • Modelo de negócio comprovado 

Se uma empresa decide crescer por meio de franquias é porque o negócio deu certo. É um modelo que já possui estrutura, além de ser uma marca de sucesso. 

Publicidade


Publicidade


Costuma ser um investimento com menos riscos.

  • Pouco esforço para conquistar primeiros clientes

Como dito anteriormente, as franquias costumam ser de marcas que já obtiveram sucesso, o que fica mais fácil de conquistar novos clientes!

Publicidade

  • Estrutura pronta

As franquias já possuem uma estrutura pronta, isso permite com que o franqueador saiba todos os processos e estratégias necessárias para obter ainda mais sucesso. 

Publicidade

  • Oportunidade de empreendimento em segmentos promissores 

Os segmentos das franquias são super variados, o que permite com que você invista naquele segmento que está se mostrando promissor. 

2 desvantagens de uma franquia

Para as desvantagens, temos:

  • Pouca flexibilidade

As franquias formatadas possuem controle sobre as operações do franqueado, que são constantes e permanentes.

  • Localização forçada

O franqueado pode até dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, porém, o franqueador possui a responsabilidade final pela localização, o que faz com que ele mesmo determine. 

Essas são as vantagens e desvantagens, analise as mesmas para saber se você está pronto para investir em uma franquia!

Deixe seu comentário