Vale a pena ter um negócio DELIVERY em 2023? Descubra as vantagens do negócio

Vale a pena ter um negócio de delivery em 2023
Vale a pena ter um negócio de delivery em 2023 (Imagem: Freepik)

Se você está pensando em abrir um negócio mas ainda tem dúvidas do modelo exato saiba que tem um modelo que está mais aquecido do que nunca – o de entregas. Mas, será que depois do boom deste setor, ainda vale a pena ter um negócio de delivery em 2023?

A resposta rápida é que sim, vale a pena! Afinal, nos últimos anos, o setor de delivery tem experimentado um crescimento exponencial. Além disso, a pandemia do coronavírus acelerou ainda mais esse processo, já que muitas pessoas se viram obrigadas a ficar em casa e passaram a pedir comida e outros produtos pela internet.

Vale a pena ter um negócio de delivery em 2023
Vale a pena ter um negócio de delivery em 2023 (Imagem: Freepik)

Assim, depois de entender melhor como está a situação do delivery no Brasil, e com nossas dicas incríveis para iniciar neste negócio, você terá mais segurança para iniciar os trabalhos.

O crescimento do setor de delivery

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) levantados em 2021, o modelo delivery foi responsável por 20% das vendas totais do setor.

Isto significa uma movimentação de cerca de R$ 35 bilhões! Mas não para por aí.

Isto porque não é novidade que nos últimos anos a adesão a este modelo, por empresas e público, só cresceu. Entre 2020 e 2022, nos mostra a britânica Kantar, o crescimento no número de pessoas que afirmam pedir comida em delivery foi de 66%.

Por fim, as expectativas para este ano não poderiam ser melhores. Segundo o mesmo grupo, espera-se que em 2023 o delivery cresça outros 7,5%.

Números que já seriam impressionantes por si só ficam ainda mais chamativos se levarmos em conta a atual conjuntura econômica do país nos últimos anos. Isto mostra como este setor é forte e suporta crises repentinas, se mantendo sustentável e crescendo mesmo nas adversidades.

Imagina em um cenário mais promissor e seguro? As possibilidades são enormes e há muito espaço para mais negócios criativos e que levam a sério o formato.

As vantagens do negócio delivery

Observando os números das pesquisas, o dia-a-dia do consumidor e seu comportamento é possível perceber como o delivery apresenta várias vantagens em relação a outros tipos de negócio

Primeiramente, ele permite que você atinja um público muito maior do que se tivesse uma loja física. Afinal, com o delivery é possível entregar seus produtos em toda a cidade, ou até mesmo em outras cidades, dependendo do meio de atuação que você escolher.

Além disso, o delivery é uma opção muito mais econômica do que abrir uma loja física. Isto porque não é preciso pagar aluguel inicialmente, ou mesmo se preocupar com as despesas de manutenção e decoração do espaço. Tudo pode ser feito de sua casa ou apartamento.

Isso significa, por exemplo, que você pode investir mais em marketing e publicidade para aumentar suas vendas. Também quer dizer que é possível direcionar mais gastos em pessoal qualificado, maquinário e capacitação para garantir um produto de alto nível e entregar mais valor ao seu cliente.

Outra vantagem do delivery é que ele permite a você uma alta flexibilidade em relação aos horários de trabalho. Com um estudo bem feito é possível adequar o funcionamento ao exato horário que seus clientes pedem. Isso sem precisar negociar aluguel de espaço em horário incomuns, por exemplo.

Assim é possível até mesmo contratar uma equipe para cuidar das entregas enquanto você se dedica a outras atividades nos horários que não poderá dar total atenção ao negócio.

Como começar a investir no negócio delivery

Se você decidiu investir em um negócio delivery em 2023, a primeira coisa que precisa fazer é escolher o tipo de negócio que deseja abrir. Apesar do mais comum ser no setor de alimentos, existem várias opções de serviços de entregas, como mercado e farmácia.

Depois de definir o tipo de negócio que deseja abrir, você precisa pensar em como irá realizar as entregas. Você pode contratar entregadores autônomos, ingressar em alguma plataforma de delivery ou ter sua própria equipe de entregas.

Caso tenha capital e estrutura para ter sua própria equipe, esta é a escolha ideal. Isto porque, além de eliminar as taxas cobradas pelas plataformas, você estará formando um público verdadeiramente seu, que abre seu site ao app para pedir com você.

Outro aspecto importante é o marketing e a divulgação do seu negócio. Utilize as redes sociais e outros canais online para divulgar seus produtos e serviços. Inegavelmente são os campos que permitem mais expansão.

Ofereça promoções e descontos para atrair novos clientes e mantenha um bom relacionamento com aqueles antigos para fidelizá-los. Aplacando estas dicas e com muito trabalho você verá que vale a pena ter um negócio de delivery em 2023, e muito!

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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