Taxas Shopee – Como funciona? TUDO o que você deve saber

A Shopee, gigante do Sul da Ásia, montou uma filial no Brasil a pouco tempo, porém já vem sendo um dos marketplaces preferidos do país. Isso se deve ao fato das vantagens em taxas que a Shopee oferece a seus vendedores e compradores.

O marketplace criado em Singapura, chegou ao Brasil em 2019  e com uma grande estratégia de marketing, que envolveu até mesmo a contratação de grandes estrelas como Cristiano Ronaldo, e comerciais na televisão, não demorou muito a cair nas graças do público.

A seguir nós te contamos quais as taxas cobradas pela Shopee para vender na plataformas, além de algumas dicas que podem fazer o anunciante vender ainda mais.

taxas shopee

Quais a taxas cobradas pela Shopee

Com uma estratégia certeira no Brasil, o maior atrativo da Shopee para os vendedores é que a única taxa cobrada pela plataforma é a de 5% de comissão sobre vendas. A empresa asiática aposta nessa medida para criar um rico catálogo de anunciantes e até agora a estratégia parece ter dado certo.

A maioria das concorrentes brasileiras, ou já estabelecidas no país a mais tempo, além de taxas fixas ainda cobram valores de comissões que podem chegar a 20%. Sendo assim, escolher a Shopee pode representar uma alta nos lucros de vendas para o anunciante.

Outro atrativo que a plataforma tem oferecido é o frete grátis para os usuários sem valor mínimo de compra. Essa vantagem apresenta um grande atrativo para os clientes e benefício ao vendedor, pois o cliente pode comprar mais sem medo de gastar muito com o frete.

O frete gratuito é limitado a 5 compras semanais por cada CPF.

Leia também

Como vender com taxas mínimas na Shopee

Nós já ensinamos nesse artigo aqui um passo a passo muito simples para realizar o cadastro e iniciar as suas vendas na Shopee, basta conferir. E em relação as taxas mínimas, esses 5% de comissão é automaticamente acrescentado ao cadastro do vendedor.

A plataforma funciona de forma muito similar a outros marketplaces, como o Mercado Livre ou a Amazon. Dessa forma, o vendedor realiza um cadastro e em seguida já pode começar a anunciar os seus produtos.

Para quem tem dúvidas se a Shopee é uma plataforma segura para realizar compras e vendas, a resposta é sim. O marketplace conta com um recurso chamado de “Garantia Shopee” que em suma “bloqueia” o dinheiro de pagamentos de mercadorias por um tempo até que a toda a transação de compra seja efetuada.

Com isso, nem o comprador, nem o vendedor, precisam se preocupar com qualquer tipo de fraude financeira.

Além disso, para o comprador, existem os sistemas de segurança de praxe como o rastreio de suas mercadorias e avaliações reais de usuários sobre os produtos.

Como vender mais com taxas da Shopee

Marketplaces apesar de serem plataformas de grande visibilidade para anunciantes, também oferecem uma concorrência ferrenha. Por isso, é sempre bom ficar de olho em alguns detalhes que podem fazer com que o seu produto acabe se destacando e vendendo mais.

Veja algumas dicas que certamente irão te ajudar nas vendas na Shopee.

Vendedores com boa reputação aparecem mais para os clientes

A Shopee preza muito pelo bom atendimento e satisfação do cliente, dessa forma manter uma boa reputação na plataforma é essencial para aparecer mais para os usuários.

Os pontos de reputação do vendedor aumentam sempre que ele envia as mercadorias no prazo estipulado e recebe comentários e avaliações positivas do usuário. Sendo assim, é importante prestar um ótimo atendimento ao cliente.

Título e descrições detalhadas dos produtos

Para facilitar a busca por produtos dentro da plataforma, é importante que o anunciante escreva um título simples, porém descritivo do seu produto.

Da mesma forma, a descrição dos produtos precisa ser bem detalhada para que esclareça o máximo de dúvidas que o cliente possa ter.

Não deixe de responder os usuários

A Shopee conta com um chat onde o vendedor pode responder questionamentos dos clientes, assim como dar informações pertinentes aos produtos.

Utilizar essa ferramente é uma maneira muito prática de ajudar o cliente e de quebra realizar um atendimento um pouco mais humanizado.

Jamais venda produtos falsificados

Vender produtos falsificados como sendo originais, além de crime, também faz com que a sua reputação seja negativamente afetada na plataforma.

Dessa forma, caso o seu produto seja um similar de alguma marca famosa, deixe isso muito claro para o cliente no seu anúncio.

Veja também: Top 10 produtos que mais vendem na internet: Dicas para e-commerce

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário