Taxas do Cartão de Crédito – Entenda a sua fatura

Você sente um pouco confuso ao ler a fatura do seu cartão? Tudo bem, esse não é um problema exclusivo seu, muitas pessoas têm dificuldade em entender as taxas cobradas no cartão de crédito e é isso que pretendemos explicar nesse artigo.

Todos os meses a fatura que chega na sua casa, e-mail ou aplicativo demonstram uma série de números percentuais, que nem sempre demonstram uma definição clara. Além disso, não é raro que ao pagar o chamado “valor mínimo” da fatura, o cliente fique prezo em um ciclo de juros, simplesmente por não entender como esse tipo de pagamento funciona.

Se você se identifica com essas situações, hoje todas as suas dúvidas serão esclarecidas. Você nunca mais vai pagar a sua fatura sem saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

Publicidade

Veja também



Principais taxas cobradas no cartão de crédito

taxas do cartão de crédito

Veja a seguir quais são as taxas mais comuns de aparecer na sua fatura do cartão de crédito e o que cada uma significa.

  • Anuidade: é a taxa paga para a utilização do cartão que costuma ser parcelada em várias vezes, funcionando como uma mensalidade. Alguns cartões podem ser isentos dessa taxa;
  • Parcelamento de fatura: é uma taxa de juros cobrada quando o usuário decide parcelar o valor integral de sua fatura. Costuma ser bastante alta, porém, menor que o crédito rotativo;
  • Taxa de saque: com um cartão de crédito é possível realizar saques emergenciais, porém, essa funcionalidade também tem incidência de juros e cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras);
  • Aumento emergencial de limite: Essa taxa é cobrada quando por qualquer motivo o usuário solicita um aumento que não estava previsto no limite do seu cartão de crédito;

Conhecendo os principais itens da sua fatura

Para entender melhor o que está sendo cobrado é necessário conhecer os itens mais importantes que uma fatura de cartão de crédito tem.

Apesar das variações da disposição de informações no documento a depender do cartão, a maioria apresenta os mesmos dados. Dessa forma, vamos conhecer cada um dos itens discriminados na sua fatura.

Publicidade


Publicidade


Data de Vencimento – Taxas do cartão de crédito

Esse é um dos itens que aparecem primeiro em uma fatura de cartão de crédito. Ele diz respeito a data máxima estipulada para o pagamento do documento sem a cobrança de multa e juros.

Se preferir você pode pagar a fatura antes dessa data. Mas, se pagar depois terá que lidar com taxas extras no pagamento do documento do mês seguinte.

Publicidade

Data de Fechamento

Essa outra data indica o dia em que a sua fatura é fechada. Ou seja, é na data de fechamento que acontece a soma de todos os seus gastos do mês para o pagamento.

Publicidade

Esse dia também é conhecido como “melhor data de compra” por ser exatamente quando o cartão para de acumular gastos e está pronto para iniciar as compras do mês seguinte.

Valor total para pagamento (Total da Fatura)

O valor total para pagamento é a soma de tudo o que foi gasto no período entre a abertura e o fechamento da fatura. Sendo assim, é o valor integral de todos os gastos do mês.

Esse é o valor que deve ser pago todos os meses se o consumidor quiser evitar o pagamento de juros altos. Ainda que o valor seja alto, dê prioridade para esse pagamento integral.

Valor para pagamento mínimo – Taxas do cartão de crédito

Esse item costuma ser o maior responsável pelas confusões que ocorrem no momento de se pagar o boleto de fatura.

O valor de pagamento mínimo representa uma parcela do valor integral da fatura, no caso, o mínimo aceito para pagamento da dívida.

O maior problema em pagar esse valor é que o restante que ficou em débito virá no próximo mês, com os próximo gastos. Além disso, esse valor em débito tem incidência de juros muito altos, o que torna o próximo pagamento mais caro do que muitos consumidores esperam. É o chamado rotativo do cartão.

Dessa forma, só é aconselhável pagar o mínimo do cartão quando o consumidor realmente não tem como pagar o valor integral. Do contrário, não caia nessa cilada.

Histórico de gastos

No histórico de gastos é onde o consumidor consegue visualizar todas as compras que realizou no mês.

Publicidade

É nessa parte do documento onde estarão discriminados os valores integrais das compras, e em caso de parcelamentos, os valores de cada parcela e a quantidade delas.

Também é nesse campo que ficam registrados as taxas de encargos, juros, estornos, anuidade e tudo o mais que tiver valores envolvidos.

Publicidade

Limite para compras e saques – Taxas do cartão de crédito

No momento de contratação do seu cartão a operadora estipulou um limite de compra que você pode efetuar. Sendo assim, o campo de Limite é onde você encontrará qual o valor total que você pode gastar com seu cartão e quanto você ainda tem disponível para compras.

Esse valor pode variar bastante de um mês para o outro a depender dos gastos que você obteve no período.

Encargos

Os encargos são todas as taxas, juros e multas cobradas na sua fatura correspondentes a atrasos de pagamento, pagamento parcelado da fatura, rotativo do cartão ou saques emergenciais.

Para não lidar com sustos no momento dessas cobranças, é importante estar por dentro das porcentagens cobradas por cada uma das coisas citadas acima.

Programa de pontos

Se você contratou um cartão com sistema de contagem de pontos a cada “x” reais (ou dólares) gastos, é nesse item que você pode conferir quantos pontos já acumulou e se já está apto a trocá-los por recompensas.

Então, como você pode ver sua fatura do cartão de crédito e taxas cobradas não são um bicho de sete cabeças. Agora que você conhece cada um dos itens, com certeza ficará mais fácil de entender o que está pagando.

Veja também: Cartão de Crédito Caixa para MEI; Como funciona

Publicidade

Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário