Self Storage: aluguel de boxes e suas vantagens para empreendedores

O serviço de Self Storage finalmente se popularizou no Brasil e hoje já é buscado por diversas pessoas que precisam de mais espaço para armazenamento. Mas como será que esse negócio pode auxiliar os pequenos empreendedores?

Diferente de 20 anos atrás, quando a prioridade na hora de comprar e alugar imóveis eram por locais com espaços amplos, atualmente vemos o contrário. As casas, apartamentos e até mesmo imóveis comerciais tem espaços cada vez menores. Dessa forma, as pessoas precisam encontrar alternativas para conseguir armazenar suas coisas.

Por causa dessa realidade que os serviços de aluguel de boxes ganhou popularidade. Com ele, tanto as pessoas comuns que desejam espaço para guardar coisas que não cabem em suas casas, quanto empresas, podem tirar grande proveito desse tipo de serviço.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre Self Storage e como ele pode mudar completamente a maneira como você armazena as suas coisas.

O que é e como funciona o Self Storage

self storage

O self storage é um modelo de negócio onde empresas responsáveis disponibilizam espaços cobertos e fechados para que pessoas e empresas possam armazenar coisas.

Para isso, o usuário escolhe os espaços por tamanho, que podem variar bastante, e pagam uma taxa de aluguel para utilizá-lo.

Como esse é um serviço especializado no armazenamento de coisas, as empresas buscam preparar os espaços para que nenhum fator do ambiente acabe por danificar os bens dos clientes. Sendo assim, esses espaços costumam contar com ações anti-mofo, controle de umidade e também com segurança reforçada.

Aliás, essa última questão é uma das maiores vantagens desse tipo de serviço. Isso porque todos os boxes de armazenagem contam com portas de aço que permanecem trancadas com a posse da chave apenas pelo cliente. Os locais contam com vigilância constante, alarmes e seguro contra roubos e perdas.

Tudo isso para garantir a segurança e bem-estar dos materiais guardados.

Leia também

Com os Self Storage podem ajudar o pequeno empreendedor

Como deu para perceber, os self storage tem capacidade para guardar todo tipo de material, de móveis até pequenas coisas em quantidade.

Para o pequeno empreendedor que possui pouco espaço e trabalha com venda de produtos, esse tipo de serviço pode ser utilizado para guardar estoque.

Com os negócios na internet sendo cada vez mais fáceis de montar, muitas pessoas estão apostando na montagem de empresas. No entanto, como esse é o tipo de negócio que pode ser operado em home office, nem sempre há espaço suficiente para  manter os produtos que serão vendidos.

Dessa forma, para não ter que limitar as vendas, o empreendedor pode optar por alugar um espaço desses.

A lógica é a mesma para empresários com empreendimento físico, porém com pouco espaço para estoque.

Lembrando que, além dos estoques de mercadorias, os boxes podem ser locados para guardar documentos em grande quantidade, servindo dessa forma como um arquivo para o negócio. Outra opção são materiais de limpeza ou pouco utilizados no dia a dia, porém que precisam ser armazenados.

As opções são variadas e o serviço muito útil.

Um bom negócio para se investir

Olhando pelo viés empreendedor que busca boas oportunidades de investimento, os self storage também podem ser uma ótima opção de negócio.

Como o negócio está se tornando cada vez mais popular, porém, ainda não há um número alto no mercado, tomar esse formato como forma de empreender pode ser muito lucrativo.

A montagem de um negócio como esse exige bastante planejamento e um bom capital para investimento. Isso porque, as despesas para manter um local assim funcionando podem não ser exorbitantes, porém são significativas.

Entre os fatores a serem analisados e calculados estão:

  • Local onde serão construídos os boxes;
  • Sistemas de segurança;
  • Dedetizações regulares;
  • Sistema de controle de ambiente;
  • Entre outros.

Apesar dessas despesas, o custo para gerir um negócio desses é considerado bastante ok e as chances de retorno rápido são grandes.

Para agilizar a prospecção de clientes, por exemplo, a empresa pode desde o início oferecer seus serviços para outros negócios. Dessa forma, já se inicia com o aluguel de espaços maiores, o que proporcionalmente, devem render mais.

Como foi possível ver, os Self Storage são boas opções tanto para quem busca espaço quanto para investidores. Dessa forma, vale realizar uma pesquisa de campo e conhecer mais a fundo sobre esses serviços.

Veja também: 7 erros comuns de empresas para não cometer no seu negócio

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário