Qual é o score mínimo para ter um cartão de crédito?

Já se perguntou qual é o score mínimo para ter um cartão de crédito? Se sim, descubra a resposta para esta pergunta nesta matéria!

Qual é o score mínimo para ter um cartão de crédito? (Imagem: Pabitra Kaity/Pixabay)

Você tentou contratar um cartão de crédito, mas a instituição financeira recusou? Isso provavelmente aconteceu porque o seu Score está baixo ou o seu nome está sujo no SPC ou no Serasa. Quando isso acontece e a pessoa começa a reconstruir seu score, sempre surge uma dúvida: qual é o score mínimo para ter um cartão de crédito?

Se a situação descrita acima aconteceu recentemente com você, pode ficar tranquilo(a): nós, do Revendedor.com.br, preparamos esta matéria completa respondendo esta pergunta e tirando todas as dúvidas que você pode ter sobre a relação entre Score e Cartão de Crédito. Confira!

O que é o Score e como ele influencia na contratação de um cartão de crédito?

O Score, ou Score de Crédito, é uma pontuação que o Serasa, uma das principais marcas de análise e informações de crédito do país, (e outras instituições do tipo) mantém sobre os hábitos de consumo e de pagamento dos brasileiros.

Publicidade

Se você não deixa suas contas atrasarem nem falta com o pagamento de nenhuma despesa, o Serasa compreende que você é uma pessoa que sempre paga suas contas em e dia e, por isso, garante a você uma boa pontuação (um “bom score”). Por outro lado, caso você deixe de pagar suas contas em dia, o Serasa dará a você um Score baixo.



O problema disso é que as instituições financeiras, antes de aprovarem a contratação de um cartão de crédito, conferem no Serasa, no SPC e em outras agências semelhantes como está o Score do indivíduo que fez a solicitação. Se a instituição financeira conclui que o cliente tem um bom Score, ela aprova o cartão e concede crédito ao indivíduo. Porém, caso ela conclua que o cliente em questão não tem bons hábitos financeiros e que há grandes chances de ele atrasar ou deixar de pagar as faturas, ela recusa a liberação do cartão de crédito até que o indivíduo melhore sua pontuação.

Além da contratação de um cartão de crédito, ter um Score baixo pode impedir que você consiga financiamentos, empréstimos e outros benefícios que as instituições financeiras concedem aos seus clientes. Portanto, é sempre importante ter bons hábitos financeiros, sempre pagando as contas em dia.

Você também pode gostar de ler:
O que acontece se não pagar a fatura do cartão de crédito?

Publicidade


Publicidade


Qual é o score mínimo para ter um cartão de crédito?

É difícil responder esta pergunta com apenas um valor. Isso porque quem decide o Score ideal não é o Serasa nem nenhuma agência do tipo, mas sim a própria instituição financeira. Por conta disso, até mesmo pessoas que estão com o nome negativado (ou seja, que deixaram de pagar uma determinada conta e foram denunciadas pela empresa ao SPC ou ao Serasa) podem conseguir cartões de crédito.

Além disso, mesmo tendo um bom Score, é possível que a instituição financeira não conceda o cartão por alguma razão. Cada proposta é analisada individualmente pelo banco, corretora ou carteira digital.

Publicidade

Porém, o Serasa disponibiliza uma espécie de ranqueamento de Score, do mais baixo (representado pela cor vermelha) ao mais alto (representada pela cor verde-escuro), como você vai conferir no próximo tópico.

Publicidade

Níveis de Score segundo o Serasa

O Serasa nivela os brasileiros, de acordo com os hábitos financeiros deles, da seguinte maneira:

  • Faixa 1 – Pontuação entre 0 e 399 (cor vermelha): em média, 3 a cada 10 nessa faixa pagam suas contas em dia. Ou seja, é uma pontuação baixa, passando uma impressão negativa ao banco, que pode recusar a contratação de um cartão, um empréstimo ou um aumento de crédito.
  • Faixa 2 – Pontuação entre 400 e 599 (cor amarela): em média, 5 a cada 10 pessoas nessa faixa pagam suas contas em dia. Um pouco melhor que a anterior, mas ainda assim pode fazer com que o banco recuse determinados serviços ao indivíduo que se encontra nessa faixa.
  • Faixa 3 – Pontuação entre 600 e 799 (cor verde-claro): em média, 7 a cada 10 pessoas nessa faixa pagam suas contas em dia. A partir daqui, já é um pouco mais fácil de se conseguir crédito, embora ainda possa melhorar.
  • Faixa 4 – Pontuação entre 800 e 1000 (cor verde-escuro): em média, 9 a cada 10 pessoas nessa faixa pagam suas contas em dia. Essa é a melhor faixa de pontuação possível no Serasa. Pessoas que estão nesse nível dificilmente não conseguem crédito, empréstimos e financiamentos.

Portanto, pode-se dizer que, para conseguir com facilidade acesso a cartões de crédito, é preciso estar no mínimo na Faixa 3. Embora seja possível conseguir estando na Faixa 2, isso será um pouco mais difícil. Já na Faixa 4, seu Score está ótimo e você conseguirá com facilidade contratar um novo cartão.

Você pode conferir seu Score diretamente no site do Serasa e descobrir em que faixa de pontuação você está. Com isso, é possível saber quais são as chances de conseguir ou não contratar um novo cartão ou de fazer qualquer outra ação que envolva uma análise de crédito.

Aproveite e leia também:
Melhores opções de cartão de crédito com limite para negativado!

Estou com o Score baixo: o que fazer nesse caso?

O Score é dinâmico, o que significa que ele é atualizado constantemente. Portanto, para aumentar seu Score, basta começar a melhorar seu padrão de pagamentos. Pague suas contas em dia, evitando ao máximo atrasá-las ou deixar de pagá-las.

Para isso, você obviamente precisará rever seus hábitos de consumo, cortando despesas desnecessárias, economizando mais etc. Aos poucos, você vai subindo no nível de pontuação no Serasa e, assim, passa a ter acesso a linhas de crédito e a outros benefícios.

Além disso, mantenha seus dados sempre atualizados, evite ficar com pendências de crédito e não deixe seu nome ficar negativado. Caso já esteja, limpe-o o quanto antes — e preferencialmente antes de se arriscar com cartões consignados ou pré-pagos, pois assim você poderá adquirir mais dívidas e apenas piorar o seu score, correndo o risco de ter o nome negativado.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e leia também:
7 dicas para aumentar o seu Score e conseguir mais crédito

Publicidade

Deixe seu comentário