Salão de beleza pequeno – Quando vale a pena abrir? Se você fizer ISTO você terá LUCRO

Salão de beleza pequeno - Quando vale a pena abrir? Se você fizer ISTO você terá LUCRO

A preocupação com beleza e estética é um assunto que está sempre em alta. E com o mercado da beleza em alta no país, é comum que empreendedores façam o questionamento: vale a pena abrir um salão de beleza pequeno? 

Se o seu desejo é abrir um salão de beleza pequeno na sua cidade, saiba que isso é um ótimo negócio e que com o planejamento correto ele com certeza irá crescer. 

Vale a pena investir em um salão de beleza pequeno?

Salão de beleza pequeno - Quando vale a pena abrir? Se você fizer ISTO você terá LUCRO

A animação com um novo projeto faz com que tenhamos milhões de ideias e vontade de colocá-las logo em prática, mas se o seu negócio envolve um salão de beleza é necessário ter calma e fazer tudo corretamente para o devido sucesso chegar. 

Pensando no lado de que a área de beleza é muito procurada, sim, vale a pena investir em um salão. E por ser um modelo de trabalho que não exige a compra de produtos para revenda, é possível ter uma boa margem de lucro com o seu trabalho. 

Antes de começar a abrir seu negócio analise sua situação financeira para que tudo aconteça corretamente. Mesmo que você trabalhe em um setor bem consolidado como a área de beleza, é preciso planejar e se organizar para conseguir crescer na área. Afinal, para abrir um salão é necessário mais do que apenas ter dinheiro e espaço. 

Pense no quanto você pode investir e pesquise quais materiais e profissionais serão essenciais no seu salão, decida também as marcas de produtos que deseja usar. É preciso comprar os materiais necessários, criar sua marca, definir seu modelo de negócios e contratar bons profissionais –caso seja necessário –. 

Mesmo que você tenha um salão de beleza pequeno, é importante fazer tudo corretamente e pensar em coisas como:

  • Localização
  • Estrutura e equipamentos
  • Serviços
  • Contratar profissionais

O foco principal de quem busca montar um salão de beleza pequeno deve ser na localização. Dê preferência para escolher um bom ponto comercial para seu salão,  visando saber se aquele local possui potencial para a abertura de um salão de beleza. 

Se você tem espaço, uma opção é abrir o salão na sua casa, estabelecendo horários de funcionamento e criando um espaço agradável. Essa inclusive é uma boa ideia para quem deseja abrir um salão de beleza pequeno no futuro mas ainda não quer se arriscar com um espaço comercial. Comece na sua casa e vá fidelizando seus clientes. 

Trabalhando em casa ou não, você vai precisar de uma boa estrutura e equipamentos. Alguns equipamentos são obrigatórios para quem possui um salão, como cadeiras específicas para cabeleireiro, toalhas, tesoura, escovas e pentes, produtos de cabelo e espelhos.

É muito importante definir quais serviços serão prestados. Seu salão pode oferecer serviços como corte, hidratação, pintura de cabelo, escova e também contar com manicure e pedicure. Caso ofereça os dois últimos serviços também será necessário investir em esmaltes, alicate, palito e outras ferramentas de trabalho.

Se você já atua na área de beleza e possui os conhecimentos necessários para trabalhar na área, você já está mais perto de ter seu próprio negócio. O conhecimento na área permite que você mesmo ofereça seus próprios serviços, sem a necessidade de contratar um profissional. Ainda sim, pense em contratar outros serviços que agreguem valor ao seu negócio, como a manicure, isso irá chamar mais clientes. Com o tempo, você pode pensar em contratar mais pessoas e expandir seu salão de beleza. 

Custos iniciais

Com cerca de R$5 mil reais você já pode iniciar seu salão de beleza pequeno. Lembrando que se o salão for na sua própria casa você economiza com os custos de aluguel, mas ainda sim terá os custos de equipamentos e materiais.

Montei meu salão, e agora?

Agora é a hora de atrair novos clientes. Divulgue seu novo negócio para família, amigos e vizinhos. Invista nas divulgações nas redes sociais, mas lembre-se que a melhor maneira de conseguir bons clientes é prestando um serviço de qualidade.

Assim como qualquer outro negócio, abrir um salão de beleza pequeno é um risco, mas fazendo as escolhas certas nessa área de grande procura, o seu negócio tem grandes chances de prosperar.

Veja mais ›
Fechar