Revenda de Carro – Cadastro, Médio de quanto ganha de lucro e dicas para começar

Revenda de carros

Com a economia sofrendo um baque de forma geral, a tendência que até então vinha crescendo entre as pessoas que envolve questões como gastar menos e sustentabilidade vai movimentar o mercado nos próximos anos.

Um dos setores que tende a ganhar com isso são as revendedoras de automóveis. Se você é dono de uma ou está pensando em abrir um negócio, confira nossas dicas que vão te ajudar a ter mais chances de sucesso na empreitada.

Como abrir uma revendedora de carros?

Diferente de abrir uma simples loja de roupas usadas, uma loja de carros necessita de espaço, tempo, investimento e principalmente, planejamento.

Este último item, embora pareça óbvio, é o que vai nortear todas as suas ações, do local onde a loja será instalada até o tipo de funcionário que você irá contratar e qual a linguagem que eles vão utilizar para atender seus clientes.

Por isso, confira a seguir dicas de como estruturar um bom planejamento:

Faça um benchmarking

O benchmarking nada mais é do que uma análise comparativa profunda dos seus concorrentes. A revenda de carros hoje é algo bem comum, e como dito anteriormente, é um mercado em potencial para os próximos anos.

Entender os pontos fortes e fracos da sua concorrência vai te dar direções mais seguras de como montar seu negócio de acordo com o que já existe na sua localidade.

Faça um perfil de público

Assim como existem os carros esportivos e os utilitários, existem públicos diferentes para cada tipo de automóvel. Vender uma Ferrari onde a maioria das pessoas anda de ônibus todos os dias não faz muito sentido, não é mesmo?

Saber qual o perfil do cliente que você espera alcançar vai te ajudar a falar com ele de forma mais direta e efetiva, além é claro de oferecer o veículo de acordo com as necessidades dele.

Definir o local

Com essas informações em mãos, é hora de definir onde a sua loja será instalada. Tanto a concorrência, quanto seu público, irão influenciar no local escolhido. Além disso, o tamanho do investimento que você pretende fazer também pode aumentar ou diminuir as possibilidades de compra, ou locação do espaço.

Aprenda a lidar com burocracia

E de preferência, tenha uma pessoa especialista no assunto para te ajudar. Mesmo usados, os automóveis necessitam de uma infinidade de documentações que asseguram à loja e ao cliente que aquele produto está dentro da lei para ser comercializado.

Fornecedores

Muitas revendedoras de automóveis acabam usando como fornecedores donos de veículos que querem vender seus carros usados por precisarem de dinheiro, ou fazerem trocas. É uma estratégia válida, desde que o item 4 seja levado ainda mais à risca e a loja tome cuidado com a origem real dos veículos para evitar possíveis problemas, inclusive na justiça.

Funcionários

Com tanta coisa para administrar, você vai precisar de funcionários que façam toda a parte de atendimento, venda e documentação, cada um na sua função. Certifique-se de oferecer treinamento adequado a todos eles, pois eles formarão a linha de frente da sua loja, portanto essenciais no sucesso ou fracasso do seu negócio.

Identidade e divulgação

Depois de aberto, o seu negócio precisa chegar aos ouvidos dos clientes. Para isso, use todos os canais de divulgação disponíveis, de acordo com a sua estratégia e orçamento.

A internet hoje é um ótimo lugar para se estar, e muita coisa pode ser feita sem muito investimento de dinheiro, apenas com boas ideias e presença nos espaços certos.

Além disso, quem é visto é lembrado. Ter uma identidade visual que te identifique e faça o seu cliente lembrar de você é essencial, até porque o mundo é feito de imagens.

Crie contas em redes sociais e tenha uma equipe específica para alimentar essas contas. Faça eventos e divulgue por aí. Invista na sua visibilidade.

Média de lucros para revenda de carros

Por ser um mercado bem específico, e com muitas variantes, é difícil dizer qual a média de lucro para uma revendedora de carros nova. Tudo vai depender do investimento inicial e qual o retorno das duas ações dentro do negócio.

Revenda de carros

Vale a pena?

Montar uma revendedora de veículos do 0 pode valer a pena se você estruturar desde o início suas estratégias e tiver paciência para obter o retorno desejado. O mercado de usados tem crescido no Brasil, então com as ações certas é possível ter um negócio de sucesso nos próximos anos.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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