Resultados do Mercado Livre (MELI34) SURPREENDEM analistas e apontam MAIOR crescimento do setor

Resultados do Mercado Livre (MELI34) SURPREENDEM analistas e aponta MAIOR crescimento do setor

O Mercado Livre (MELI34) apresentou seus resultados de vendas referentes ao segundo trimestre de 2022. A empresa é a principal plataforma de e-commerce e fintech da América Latina – atuando no Brasil, México e Argentina, onde fica sua sede – obteve uma alta de 79,8% em comparação ao mesmo período do ano passado, com lucro líquido de US$ 123 milhões.

Apenas nos últimos cinco anos, a receita aumentou mais de sete vezes, de US$ 844 milhões em 2016 para US$ 6,149 bilhões em 2021. E continua crescendo em 2022.  

A base de usuários da plataforma também cresceu, chegando a 84,3 milhões no final de junho. O crescimento desacelerou em comparação aos últimos dois anos, quando o comércio eletrônico cresceu devido a pandemia de Covid-19, mas ainda se mantém em alta.

Resultados do Mercado Livre (MELI34) SURPREENDEM analistas e aponta MAIOR crescimento do setor

O resultado positivo pode ser interpretado como uma comprovação de que a plataforma de vendas conseguiu se sustentar mesmo com a inflação  do atual cenário  e de altas de juros no Brasil, Argentina e México.

Um dos vetores de crescimento da receita foi o Mercado Pago, carteira digital do Mercado Livre, registrou crescimento acelerado entre os meses de abril e junho, ultrapassando a marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez e obtendo a receita líquida de 112,5% em dólares em um comparativo com o ano anterior. 

Em um período de apenas três meses, a carteira de crédito da unidade teve um aumento de 12,5%, com cerca de 2,7 milhões de dólares. 

O Brasil segue como foco principal do Mercado Livre, representando 56% da receita líquida no trimestre. Com um grande investimento planejado, a empresa pretende inaugurar quatro centros logísticos no país, com a intenção de dobrar a capacidade de entregas.

O GMV (Volume Bruto de Mercadorias), que considera produtos próprios e de terceiros, continua crescendo e atingiu US$ 8,5 bilhões, alta de 22% em dólares e 26% em moeda constante. No Brasil, a alta foi de 18,6% no indicador.

As receitas totais de comércio somaram um aumento de 23%, cerca de US$ 1,4 bilhão, devido à expansão do volume bruto total de mercadorias e, principalmente, da aceleração do crescimento das receitas no México.

O empresa segue investindo e melhorando a experiência do usuário e o número de compradores continua subindo.

O principal responsável pelo aumento das despesas foi o crescimento das provisões para devedores duvidosos no ano-a-ano, relacionadas com a expansão do negócio de crédito”, afirma o Mercado Livre no relatório de divulgação de resultados do trimestre de 2022.

Pensando na totalidade, Meli afirma que o “braço” de crédito se mantém lucrativo e está melhorando de forma crescente sua margem de lucro líquido após perdas.

Em relação aos negócios de fintechs, as receitas ultrapassaram pela primeira vez a marca de um bilhão de dólares, crescendo 113% ano a ano com base em dólares americanos.

Com crescimento sólido tanto no e-commerce quanto na divisão financeira, a companhia surpreendeu com rentabilidade acima das estimativas”, apontam analistas do Itaú BBA.

Os analistas do mercado continuam com visão otimista com o crescimento dos negócios e a visão positiva de expansão da margem e bom momento de ganhos. 

O aumento de 81% do lucro líquido entre abril e junho se deve a melhora do lucro operacional, que contribuiu para a melhor posição geral de caixa em relação ao primeiro trimestre.

Mercado Pago

O Mercado Pago também teve uma grande influência nos resultados do Mercado Livre, com o aumento do uso da plataforma nos últimos dois anos.

O volume total de pagamentos (TPV) por meio do Mercado Pago atingiu US$ 30 bilhões no segundo trimestre, resultado 72% maior em dólares e 84% maior em base cambial neutra do que o obtido no mesmo período do ano passado. Enquanto o TPV da conta digital atingiu US$ 9,4 bilhões no segundo, crescendo em 167%.

O total de transações de pagamento neste período de três meses subiu 73% na comparação ano a ano, totalizando 1,262 bilhão de transações no trimestre.

Também foi visto crescimento e participação ativa da conta digital do Mercado Pago com o aumento de mais serviços financeiros, maior posicionamento de marca feito em novas campanhas de marketing e interações contínuas pensadas para melhorar a interface do usuário.

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