Quando os Correios fazem a segunda tentativa de entrega?

Quando os Correios fazem a segunda tentativa de entrega
Correios costumam fazer a segunda tentativa de entrega no dia útil seguinte à primeira.
Infelizmente, há situações em que entregas de encomendas enfrentam obstáculos, como a ausência do destinatário no local de entrega. Os Correios fazem no máximo 3 tentativas de entrega, e a segunda tentativa costuma acontecer no dia útil seguinte à primeira.

Para evitar transtornos, é importante ficar atento às regras relacionadas às tentativas de entrega dos Correios e o que acontece quando todas elas falham.

Quando acontece a segunda tentativa de entrega dos Correios?

Geralmente, a segunda tentativa de entrega dos Correios é feita no dia útil seguinte à primeira tentativa, conforme já adiantamos.

Ou seja, se a primeira tentativa de entrega for feita na quarta-feira, a tendência é que a segunda aconteça na quinta-feira. 

Com isso, o destinatário que não foi encontrado em sua residência ou local de trabalho na primeira ocasião tem uma nova oportunidade em curto prazo para receber sua encomenda.

O que acontece depois da última tentativa de entrega dos Correios?

Caso as três tentativas regulamentares de entrega falhem, os Correios redirecionam o pacote para a agência mais próxima ao endereço do destinatário.

Ali, a encomenda costuma ficar disponível por um período de 7 dias corridos, aguardando a retirada pelo interessado.

Após esse intervalo, se o destinatário não aparece, começa o procedimento de devolução ao remetente, válido para encomendas nacionais.

Como retirar a entrega?

Para efetuar a retirada de uma encomenda, o cidadão deverá se apresentar à agência dos Correios com um documento oficial com foto. São aceitos documentos como:

  • Registro Geral (RG)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Documentos de identificação militar ou profissional
  • Passaportes
  • Entre outros

Além disso, documentos digitais reconhecidos, a exemplo do E-Título e da CNH-e, são igualmente válidos, desde que apresentados diretamente do aplicativo oficial em frente ao funcionário. Ou seja, o uso de capturas de tela não é permitido.

Outra pessoa pode retirar minha encomenda nos Correios?

Sim, é possível autorizar terceiros a retirarem uma encomenda em seu nome. Para tanto, é necessário que a pessoa autorizada apresente, além de seu próprio documento de identidade, uma autorização por escrito do destinatário.

Essa autorização também deve ser acompanhada de uma cópia do documento do destinatário. No site dos Correios existe um modelo de autorização de retirada para download.

O que acontece se o endereço de entrega estiver errado?

Em casos onde o endereço indicado para a entrega apresenta problemas, como estar incompleto ou incorreto, a encomenda não é imediatamente devolvida ao remetente.

Ela fica aguardando retirada na agência dos Correios mais próxima do destino fornecido, onde pode ser resgatada pelo destinatário devidamente identificado, seguindo os trâmites habituais.

Qual o prazo para devolução da encomenda?

Após expirado o prazo de sete dias para a retirada da encomenda pela parte interessada, os Correios dão início ao processo de devolução ao remetente.

Essa mecânica, contudo, não possui um prazo definitivo para ser concluída, variando conforme múltiplos fatores. Com isso, é recomendado o acompanhamento constante do trânsito do pacote via sistema de rastreamento oferecido pela empresa.

Quaisquer dúvidas adicionais ou contratempos devem ser resolvidos pelos canais digitais disponíveis ao usuário na Central de Atendimento dos Correios.

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Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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