Essas 5 profissões serão auxiliadas pelas Inteligências Artificiais e nunca deixarão de existir

Essas 5 profissões serão auxiliadas pelas Inteligências Artificiais e nunca deixarão de existir
Confira uma lista de profissões que devem ser beneficiadas pela IA sem correr "risco de extinção".

O avanço da tecnologia, especialmente no campo das Inteligências Artificiais (IAs), tem causado um grande impacto para diversas profissões, transformando e otimizando processos em diversas áreas.

Entretanto, a interação humana permanece insubstituível em certas profissões. Separamos cinco carreiras que serão auxiliadas pelas inovações em IA, e ainda devem seguir indispensáveis devido aos atributos únicos da cognição e sensibilidade humanas.

Profissionais de Saúde

Na área da saúde, a IA está revolucionando o diagnóstico e o tratamento de doenças ao fornecer análises rápidas e precisas, fundamentais para a tomada de decisão no atendimento médico.

Por exemplo, algoritmos avançados já auxiliam na detecção precoce de doenças complexas, como cânceres e doenças cardíacas, superando muitas vezes a acurácia humana na leitura de exames de imagem.

Além disso, modelos de IA estão sendo integrados no gerenciamento de prontuários eletrônicos, permitindo um monitoramento mais eficiente da saúde dos pacientes.

No entanto, o papel dos profissionais de saúde vai além da análise técnica; a empatia e a capacidade de oferecer um cuidado holístico são fundamentais, pois envolvem nuances emocionais e éticas que a tecnologia não pode replicar.

Professores e Educadores

No setor educacional, inteligências artificiais oferecem possibilidades para a personalização do ensino, adaptando o material didático conforme o ritmo e estilo de aprendizagem de cada estudante.

Ferramentas de IA podem realizar avaliações automáticas, liberando os educadores para se concentrarem mais no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

Mas a habilidade de motivar, inspirar e lidar com as complexidades emocionais dos estudantes é algo inerentemente humano, solidificando a posição do professor como um irremovível pilar na estrutura da educação.

Por outro lado, vale destacar que um estudo de 2023 apontou que vários professores de ensino superior correm o risco de perder o trabalho para Inteligências Artificiais.

Profissionais Criativos

As indústrias criativas também encontram na IA uma aliada. Artistas, escritores e designers se beneficiam de ferramentas que podem sugerir novas ideias e analisar tendências de mercado, acelerando o processo de criação.

Sim, a IA pode gerar músicas, esboços artísticos e textos. Mas a essência da criatividade reside na experiência humana individual e na habilidade de transmitir emoções e narrativas que ecoam de forma única com o público.

Portanto, apesar das contribuições tecnológicas, a chama da originalidade criativa permanece sendo alimentada pelo toque humano, e profissões artísticas não devem deixar de existir por causa de inteligências artificiais.

Profissionais de Tecnologia

O trabalho dos profissionais de tecnologia – engenheiros de software e cientistas de dados, por exemplo – está cada vez mais imbricado com as aplicações de IA, que automatizam processos rotineiros e apoiam a elaboração de soluções sofisticadas.

A IA contribui significativamente para a modelagem de dados e o desenvolvimento de softwares, aumentando a eficiência e a capacidade de inovação nestas áreas.

Contudo, as máquinas ainda dependem do discernimento humano para resolver problemas complexos e inesperados, uma vez que a criatividade e o pensamento crítico são aspectos que escapam dos algoritmos.

Profissionais Jurídicos

No ramo jurídico, a Inteligência Artificial se mostra uma ferramenta valiosa na análise e organização de vastos volumes de documentos legais, além de ajudar na previsão de resultados judiciais com base em dados históricos.

Entretanto, a interpretação e aplicação das leis continuam a exigir o raciocínio e o julgamento moral humanos.

A finalidade do Direito é a justiça, elemento profundamente humano, que requer a ponderação de contextos éticos e morais em cada caso, algo ainda inalcançável para os sistemas baseados em IA.

Enquanto as inteligências artificiais têm um papel cada vez mais notável como uma força auxiliar em diversas profissões, atributos como empatia, criatividade e julgamento ético garantem que certas carreiras devem ser preservadas.

Você também pode gostar de ler
10 profissões que mais vão ser transformadas pela Inteligência Artificial nos próximos anos

Felipe MatozoJornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookInstagramLinkedinYoutube
Veja mais ›
Fechar