Taxas de Franquia: conheça as principais e descubra para que servem

(Imagem: Dimitri Karastelev/ Unsplash)
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Se você achava que o mundo das franquias não podia ficar mais complicado do que já é, espere só até ter que lidar com as taxas de franquia. É de suma importância que o investidor saiba muito bem o que elas são para começar a sua jornada nessa área do empreendedorismo.

Aqui no Revendedor você poderá aprender tudo sobre as taxas de franquia e o quão importante elas são, além dos principais tipos de taxas desse tipo que existem.

(Imagem: Dimitri Karastelev/ Unsplash)
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O que é e para que serve as taxas de franquia

A taxa de franquia é um tipo de pagamento que faz parte do investimento inicial para que a pessoa possa se tornar uma franqueada, sendo também um valor cobrado para a aquisição dos direitos da empresa franqueadora.

Na maioria das vezes, a taxa é paga somente uma vez logo após a assinatura do contrato entre o franqueador e o franqueado, mas existem algumas empresas que também fazem a cobrança de um percentual da taxa durante a renovação do contrato.

Além disso, as taxas de franquia também servem para financiar os gastos com a estruturação e montagem de uma nova unidade da franquia que será aberta pelo franqueado, como por exemplo: treinamento da equipe, compra e montagem dos equipamentos e a montagem do espaço físico da nova unidade.

Essas taxas também funcionam como uma forma da franquia recuperar parte do seu dinheiro que foi gasto no investimento e na expansão da empresa, além de todos os custos utilizados para a divulgação da empresa e para contratar novos franqueados.

Tratando dos valores das taxas, eles são muito variados, e dependem principalmente do tipo de franquia que você está pensando em investir, além do tamanho e reconhecimento da tal franquia no mercado.

Os principais tipos de taxas de franquia que existem

Agora que você já sabe o que são as taxas de franquias, chegou a hora de conhecer os tipos mais comuns dessas taxas que sempre são cobradas pelos franqueadores na hora de você se tornar um franqueado. Conheça cada uma delas a seguir e saiba quais são as suas importâncias.

1 – Taxas de Royalties

Sendo uma das taxas mais conhecidas, as taxas de royalties correspondem ao valor cobrado pelo uso da marca e da experiência empresarial (também conhecida como know-how) contínua.

Geralmente essa taxa é cobrada mensalmente pelas empresas e o seu valor é calculado com base no valor bruto do faturamento da unidade administrada pelo franqueado.

Além disso, a taxa de royalties também serve para que os franqueadores recuperem parte do seu dinheiro usado para cobrir as suas despesas com os franqueados contratados.

2 – Taxas de Propagandas

A taxa de propaganda, que também é conhecida como taxa de marketing, essas taxas correspondem à contribuição do franqueado para divulgar a empresa e a todas as outras ações que favorecem a imagem da franquia, além da propaganda em si.

Essas taxas geralmente também são cobradas mensalmente, e podem ter um valor fixo ou podem corresponder a uma porcentagem do faturamento do franqueado.  No Brasil, as franquias cobram em média 2% a 5% de todo o faturamento bruto dos franqueados durante o mês como o valor da taxa de propaganda.

3 – Taxas de Sistema

Todas as franquias cobram as taxas de sistema, com o valor podendo ser fixo ou variável. Elas incluem o uso de tecnologias e outros sistemas que custam muito para serem operados e montados, como computadores, celulares e aplicativos.

4 – Taxas de Serviços

Há momentos em que a empresa precisa fazer trabalhos inesperados em alguma das suas unidades operadas pelos franqueados, e para cobrir os gastos realizados nesse trabalho, geralmente são cobradas taxas de serviços. Assim como as outras taxas, os valores dessa também podem variar.

5 – Taxas de Renovação

Essa taxa diz respeito à renovação e ao prolongamento do acordo firmado entre o franqueado e o franqueador. Geralmente, os contratos costumam durar 5 anos.

Além disso, o valor da taxa de renovação mantém-se os mesmos, contando apenas com a adição das taxas de juros e da inflação entre o período da renovação e da assinatura do contrato.

Eduardo Garcia PeresRedator para a WebGo Content desde 2022, escrevendo sobre diferentes assuntos para diferentes sites. Gosta de tecnologia e aprender sobre novos assuntos, além de aprimorar seu conhecimento no mundo dos negócios e empreendedorismo.
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