Presença Digital: como EXPANDIR seu negócio na internet em apenas 5 PASSOS

Expandir presença digital
Expandir presença digital (Imagem: Freepik)

Estar online é uma das coisas mais importantes para qualquer negócio nos tempos de hoje. Assim, mesmo para quem já usa estratégias digitais em sua empresa, saber como expandir sua presença digital é muito importante para garantir a evolução contínua.

Traçar e executar uma estratégia de qualidade não é tarefa simples. É um esforço constante de aprendizado e aprimoramento, que acompanhará você e sua empresa diariamente.

Expandir presença digital
Expandir presença digital (Imagem: Freepik)

Dessa maneira, entender como fazer isso é essencial para que esta estrada fique mais simples. Independentemente de sua empresa já ter redes e um site, há sempre onde melhorar e buscar mais resultados.

5 passos para expandir sua presença digital

Passo 1 – Defina sua estratégia digital

Antes de começar a expandir sua presença online, é fundamental definir uma estratégia digital clara. Mesmo que já o tenha feito no início de suas estratégias online, é essencial revisar o plano para garantir que ele ainda esteja alinhado com os seus atuais objetivos e ajustar qualquer ponto necessário.

Para isso, identifique para onde você deseja ir a partir de agora. Busque entender o comportamento de seu público no meio digital profundamente e pesquise o que seus concorrentes estão fazendo.

A partir disso, você entenderá melhor o que precisa fazer para fortalecer sua presença digital. Parte disso é escolher as plataformas e formatos mais adequados para o seu negócio, seja site, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Caso já utilize mais de uma, melhor ainda. Poderá avaliar a efetividade de cada e revisar qual manter e qual abandonar.

Além disso, lembre-se de que na internet a consistência é essencial.

Assim sendo, desenvolva um calendário editorial para suas postagens e atualizações, com foco na criação de conteúdo relevante e de qualidade para o seu público.

Por fim, selecione quais métricas-chave irá avaliar para mensurar o desempenho de suas estratégias, filtrando aquelas que são de vaidade e mantendo as que realmente dão um panorama do sucesso de seu plano.

Passo 2 – Construa um site profissional

Um site profissional é uma ferramenta poderosa para expandir sua presença digital, independentemente do tipo de negócio. Isto porque ele é a sua casa na internet – um território verdadeiramente seu, onde você promove seu negócio como quer e com total controle.

É importante que ele seja responsivo, tenha um design atraente e intuitivo e seja compatível especialmente com dispositivos móveis – a forma mais utilizada para se navegar na web hoje.

Nele, ofereça informações claras sobre seus produtos ou serviços e facilite o contato com sua empresa. Disponibilize também as principais informações sobre ela, como história, equipe, missão e o que mais julgar importante.

Na parte mais técnica, invista em SEO (Search Engine Optimization) a fim de melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Para isso, pesquise palavras-chave relevantes para o seu negócio e otimize suas páginas com meta tags, títulos e descrições adequadas. Isso ajudará a aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, direcionando mais tráfego qualificado para sua página.

Passo 3 – Use as redes sociais

Não é de hoje que as redes sociais são a principal ferramenta usada para expandir negócios na internet. Portanto, invista bastante nelas.

Primeiramente, identifique as plataformas mais relevantes para o seu negócio baseado na presença do seu público nela e no formato de conteúdo. Então, crie perfis consistentes com sua marca, tanto visualmente quanto no tom de voz. 

Planeje e crie conteúdo interessante, envolvente e relevante para atrair seguidores e promova a interação com sua audiência já fidelizada.

Aproveite também recursos como anúncios segmentados para alcançar públicos específicos e aumentar a visibilidade de seu conteúdo. Outro ponto essencial é manter-se ativo e responder às perguntas e comentários dos seguidores, usando as redes como uma espécie de SAC.

Use esta interação para construir relacionamentos duradouros com os clientes e fomentar suas outras estratégias. Por exemplo, conquiste-os nas redes sociais para guiá-lo ao seu site ou blog, onde poderá aprofundar a relação a se apresentar com mais profundidade.

Passo 4 – Investir em marketing de conteúdo é uma das principais formas de expandir sua presença digital

O marketing de conteúdo é um dos pilares na expansão da presença digital de uma empresa.

Isto porque criar e compartilhar conteúdo relevante e valioso para seu potencial cliente é a melhor forma de atraí-lo e fortalecer sua marca frente a ele, aumentando suas chances de ser a empresa escolhida na hora da tomada de decisão.

Portanto, desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo que abranja diferentes formatos, como artigos de blog, postagens em redes sociais, vídeos, infográficos e eBooks.

Pesquise as necessidades e interesses do seu público-alvo para criar conteúdo que o envolve e resolva seus problemas. Além disso, otimize seu conteúdo com palavras-chave relevantes para aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca.

Passo 5 – Esteja atento às Métricas e Faça Ajustes Regulares

Por fim, para garantir que suas estratégias de expansão estejam funcionando, é essencial monitorar e analisar regularmente as métricas escolhidas no primeiro passo.

Utilize ferramentas de análise para rastrear o tráfego do seu site, taxas de conversão, engajamento nas redes sociais e outros indicadores que julgar reveladores. Então, com base nesses dados, faça ajustes em suas estratégias conforme necessário.

Assim, identifique o que está funcionando bem e continue investindo nessas áreas e formatos. Da mesma forma, observe quais pontos precisam de melhorias e faça os ajustes necessários para maximizar os resultados.

Execute testes A/B e outras técnicas para alcançar os resultados desejados com cada conteúdo e plataforma. Com o tempo, tudo isso será refinado e você terá sucesso em sua missão para expandir a presença digital de sua empresa.

Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
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