Portal do Empreendedor: como usar recursos do site sendo um MEI

O Portal do Empreendedor é a plataforma oficial para os microempreendedores e empresas do Simples Nacional. O site criado em 2009 pelo governo federal disponibiliza os principais serviços, como abertura de um CNPJ, consulta de boletos e declarações.

Se você ainda não aprendeu a usar a ferramenta do Portal do Empreendedor confira este guia com o passo a passo das principias operações que os microempreendedores procuram no Portal MEI.

Como usar o Portal do Empreendedor?

O Portal MEI e Portal do empreendedor são acessados no mesmo site, disponível no endereço: http://antigo.portaldoempreendedor.gov.br/

Quem prefere usar o aplicativo deve fazer o download do aplicativo para o computador no site: https://receita.economia.gov.br/

Já para usar as funcionalidades no celular prefira fazer o download do aplicativo oficial MEI disponível na Play Store e Apple Store. 

Aplicativo MEI

Como usar o Portal do Empreendedor?

A página inicial do site é dividida em duas abas: quero ser um microempreendedor ou Já sou um microempreendedor, além das informações sobre como fazer um empréstimo para o seu negócio. 

Na aba “Já Sou” o usuário poderá acessar as opções de:

Recursos aplicativo MEI

Como funciona o Portal MEI?

O Portal MEI é uma plataforma em forma de site que foi criada para que o microempreendedor individual consiga resolver os mais diversos problemas do dia a dia do seu negócio.

Essas resoluções acontecem de forma prática e desburocratizada visando o atendimento intuitivo por meio do site. Além disso, com o Portal do empreendedor, o negociante também consegue esclarecer dúvidas por meio das perguntas prévias respondidas no site.

Apesar dessas funcionalidades, engana-se quem pensa que é apenas isso que essa rica ferramenta tem a oferecer.

Ele também serve como um portal de notícias, onde diariamente são publicadas matérias relevantes sobre empreendedorismo, negócios e legislação para empresas.

Como fazer abertura de MEI

Formalize-se Portal do Empreendedor

Um dos serviços mais buscados no Portal do empreendedor é sem dúvidas a abertura de MEI. A formalização de negócios micro tem sido cadas vez mais frequente, visto o crescimento de empreendedores no mercado.

Além disso, com o conhecimento dos variados benefícios que esse registro traz ao negociante, poucas pessoas encontram motivos para não se formalizar.

No Portal a abertura do MEI pode ser feita em poucos passos simples e ao final de alguns minutos, o empreendedor já recebe seu número de CNPJ.

Como não é mais necessário o uso de alvará para emitir nota fiscal, não é mais necessário completar a abertura do seu CNPJ na prefeitura.

Como dar baixa no seu registro MEI

Dar baixa no MEI

Para aquelas pessoas que não querem mais exercer funções como microempreendedor individual, o portal também permite dar baixa no MEI.

Isso é importante, pois do contrário, o cadastro MEI fica acumulando débitos. Tudo o que uma pessoa não precisa.

A baixa no MEI é quase tão fácil quanto o cadastro e também pode ser concluída em poucos passos.

Como emitir boleto DAS-MEI

Boleto MEI Das

A DAS-MEI é uma guia de pagamento que precisa ser quitada todos os meses pelo microempreendedor.

Ela tem o valor de R$50, e para ser paga é necessário realizar a sua emissão por meio do portal do empreendedor.

Como fazer declaração anual DASN-SIMEI

Declaração anual DASN MEI

O DASN-SIMEI é uma declaração anual que obrigatoriamente precisa ser entregue a Receita Federal.

Nesse documento devem estar discriminadas todas as informações de receitas da empresa, incluindo a contratação de funcionário.

Emissões de certidões negativas

É possível utilizar o Portal para realizar a emissão de diversas certidões de comprovação necessárias aos negócios.

Os processos são simples e com apenas alguns preenchimentos de informações é possível ter acesso a esses documentos em poucos minutos.

Alteração de dados cadastrais

Atualizar dados MEI

Também é por meio do Portal que é possível alterar os dados cadastrais do microempreendedor.

Entre essas alterações são possíveis modificar suas atividades, nome do negócio entre outras coisas.

Suporte contábil gratuito para MEI

Outra grande vantagem de fazer um MEI e utilizar o Portal do empreendedor é que por meio dele todo empreendedor tem acesso a uma rede de contadores gratuitos.

Essa rede é montada por diversos profissionais especialistas em contabilidade que prestam serviços sem cobrar nada do microempreendedor.

O mais interessante é que esse suporte é previsto em lei, dessa forma, qualquer pequeno empresário pode solicitar esses serviços através da plataforma do MEI.

Auxílios garantidos aos microempreendedores individuais

portal mei

Ao fazer o pagamento do boleto MEI anual está incluso da taxa de contribuição ao INSS. Portanto, os proprietários e funcionários de pequenas empresas registradas no Simples Nacional poderão contar com os benefícios de:

  • Auxílio maternidade;
  • Auxílio reclusão;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte e
  • Auxílio doença.

Ficou alguma dúvida sobre como usar o site do Portal do Empreendedor ou o Portal MEI? Deixe aqui a sua pergunta!

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário