Plataformas para Freelancers – Entenda como funciona para conseguir mais trabalhos

Se você é um profissional autônomo, descubra o que são e conheça as melhores plataformas para freelancers e consiga mais oportunidades!

Plataformas para Freelancers - Entenda como funciona para conseguir mais trabalhos (Imagem: Alizée Baudez/Unsplash)

Se você é profissional autônomo e ainda não conhece as plataformas para freelancers, você pode estar perdendo diversas oportunidades de conseguir mais trabalhos dentro da sua área.

Nesta matéria do Revendedor.com.br, você vai descobrir o que são e como funcionam as plataformas para freelancers, quais são as principais dicas na hora de conseguir mais trabalhos e, por fim, quais são as plataformas mais famosas e utilizadas da atualidade. Confira!

Como funcionam as plataformas para Freelancers?

As plataformas para Freelancers nada mais são que espaços onde freelancers (trabalhadores autônomos, que trabalham por conta própria, sem ter vínculo empregatício formal com nenhuma empresa e que cuidam da própria divulgação de seus serviços) podem encontrar novas oportunidades de trabalho.

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Pelo fato de cada vez mais brasileiros estarem recorrendo a trabalhos autônomos, especialmente em meio à pandemia de Covid-19 e à crise de desemprego generalizada, surgem cada vez mais plataformas desse gênero.



Geralmente, há dois tipos diferentes de plataformas para freelancers: uma em que os próprios freelancers oferecem seus serviços, compartilhando seus portfólios e qualificações, e outra em que pessoas físicas ou jurídicas oferecem oportunidades de trabalho. Nas plataformas do primeiro tipo, são as empresas que vão atrás dos perfis dos freelancers cadastrados. Nas do segundo tipo, os freelancers é que precisam demonstrar interesse pela vaga e fazer uma proposta. Em vários casos, as plataformas misturam as duas abordagens, permitindo tanto a publicação de ofertas de trabalho, quanto a procura por propostas já publicadas.

Seja como for, há sempre um problema: a alta concorrência. Proporcionalmente, há sempre uma procura por trabalhos muito maior do que uma oferta. Portanto, é imprescindível que o freelancer procure por estratégias para conseguir mais oportunidades dentro de sua área.

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Dicas para conseguir mais trabalhos como Freelancer

Agora que você já sabe o que são e como funcionam as plataformas para freelancers, confira a seguir algumas dicas para conseguir mais trabalhos como autônomo, dentro ou fora das plataformas:

Invista em Marketing Pessoal

Como você é responsável por todas as etapas do seu trabalho como Freelancer, caberá a você divulgar seu serviço ao máximo possível de clientes. Para isso, é imprescindível investir em estratégias de marketing e de publicidade para alavancar o seu nome dentro do seu segmento.

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Além disso, nos dias de hoje, é sempre importante ter perfis nas principais redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook, LindedIn etc. Outra opção é a de investir em um site pessoal, divulgando sua formação, seu portfólio e seus meios de contato.

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Além disso, para conseguir mais trabalhos, é importante não ficar esperando que os possíveis clientes encontrem seu trabalho. Em vez disso, comece a procurar por possíveis oportunidades em empresas da sua área ou por pessoas que possam estar precisando de um profissional como você.

Monte um portfólio de respeito

Por falar em portfólio, profissionais freelancers sempre precisam ter um bom portfólio. Afinal, é com ele que eles vão mostrar aos clientes em potencial um pouco dos seus trabalhos, da familiaridade que têm com a área etc.

Não pense que apenas pessoas que trabalham com arte ou fotografia podem montar portfólios: qualquer profissional autônomo, independente da área, pode e deve selecionar alguns de seus melhores trabalhos para mostrar aos seus clientes, atestando seu profissionalismo.

Dentro das plataformas de Freelancers, um portfólio bem estruturado, organizado e de qualidade pode ser o diferencial para chamar a atenção de um determinado cliente e conseguir ou não um trabalho.

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Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Sempre que conseguir algum novo cliente, esforce-se ao máximo para mantê-lo por perto. Entregue um bom trabalho, seja educado e prestativo, respeite os prazos etc. Dessa forma, é quase certeza que, caso ele venha a precisar de algum outro trabalho futuramente, o seu nome será um dos primeiros a serem considerados.

Além disso, há grandes chances de que um cliente satisfeito recomende gratuitamente o seu trabalho para outras pessoas. Dessa forma, o seu nome vai ganhando projeção e você vai montando uma rede de contatos apenas fazendo um bom trabalho.

Defina preços competitivos

Todo freelancer também precisa estar por dentro da média de preço cobrado pelo serviço que presta. Para aumentar o volume de clientes, é importante não apenas estar por dentro das tendências do mercado, mas também definir preços mais competitivos e agressivos.

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É claro que não adianta cobrar um preço muito abaixo da média, pois isso vai desvalorizar seu trabalho e te desgastar fisica e psicologicamente sem dar um retorno financeiro considerável. Mesmo oferecendo o seu serviço por um preço competitivo, é importante que ele seja um preço justo e adequado ao esforço empregado.

Invista em melhorias profissionais

Conforme você for ganhando visibilidade e retorno financeiro, é importante investir parte do dinheiro em melhorias profissionais. Seja em cursos dentro da sua área, seja em ferramentas e materiais melhores, é importante que ao menos uma parte do que você ganha seja usada para te tornar um profissional cada vez melhor e mais capacitado naquilo que faz.

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Além disso, é importante sempre estar por dentro das tendências do mercado para não acabar ficando ultrapassado dentro da sua área. Como, por exemplo, na programação, que exige que o profissional esteja sempre por dentro das novidades relacionadas às diferentes linguagens.

Melhores plataformas para Freelancers da atualidade

Por fim, confira a seguir algumas das melhores plataformas para Freelancers da atualidade:

  • Workana
  • 99Freelas
  • UpWork
  • Contentools
  • GetNinjas
  • VinteConto
  • Comunica Freelancer
  • Trampos.co
  • Crowded

Algumas dessas plataformas exigem que o freelancer seja cadastrado como Microempreendedor Individual (MEI), pois um dos pré-requisitos é o de emitir nota fiscal eletrônica, algo que só é possível estando devidamente regularizado. É o caso da Contentools, por exemplo. Já outras não exigem nenhuma formalidade e podem ser utilizadas por qualquer autônomo que deseja anunciar seus serviços ou buscar por novas oportunidades.

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