Pensar fora da caixa: negócios inspiradores com ideias inovadora

Para a maioria dos negócios a pandemia foi sinônimo de dificuldade e muito medo de não conseguir se manter. No entanto, para alguns empreendedores, a crise significou oportunidade e uma chance de pensar fora da caixa.

Com diversas adaptações tendo que ser feitas para garantir o atendimento de clientes e a permanência da renda, o cenário foi muito propenso para os criativos que conseguiram criar novos serviços.

Os empreendedores que não tiveram medo de arriscar e modificar completamente seus negócios, também tiveram resultados felizes. Muitos conseguiram até mesmo faturar mais no momento de crise do que fora dela.

pensar fora da caixa
Publicidade

A seguir você conhece 3 exemplos do que realmente é pensar fora da caixa com negócios que surgiram, ou foram impulsionados durante a pandemia. Se inspire e bora empreender!



A Tal da Bebida (Carro-geladeira) – Pensar fora da caixa

A Tal da Bebida atua em Brasília e durante a pandemia seu fundador não teve medo de arriscar ao criar um novo modelo para o seu negócio que o fizesse faturar mais.

Durante cinco anos, a empresa atuou como uma distribuidora de bebidas física que realizava vendas no estabelecimento e também por delivery.

Com as medidas de afastamento social e mais pessoas em casa, o negócio cresceu tanto seu número de entregas que o dono da empresa precisou abrir outras duas lojas para atender a demanda. No entanto, com o crescimento de pedidos cresceu também a necessidade por entregadores. Sendo assim foi necessário a criação de uma frota própria do negócio.

Publicidade


Publicidade


Após pouco tempo, Guilherme Sette (o fundador) percebeu que toda a operação do negócio estava saindo muito cara. Com isso não pensou duas vezes: vendeu as três lojas físicas, diminuiu seu catálogo de produtos e começou a operar no digital por meio de um sistema próprio de e-commerce.

A inovação do novo negócio da A Tal Bebida ficou por conta da forma como as entregas de produtos são feitas. No caso, Guilherme tem um carro “geladeira” que roda por toda a cidade atendendo os pedidos que chegam pelo aplicativo da empresa. Com isso, segundo o empresário, o tempo de entrega ao cliente caiu muito assim como seu gasto com frete.

Publicidade

Até o final de 2021, a empresa espera sair da marca de faturamento de R$1,6 milhão do ano passado, para R$4 milhões.

Publicidade

Market4U (Mercado em casa) – Pensar fora da caixa

A Market4U é uma startup que nasceu em 2019 com a ideia de levar pequenos mercados para dentro de condomínios.

Com a chegada da pandemia em 2020, o negócio enxergou uma grande oportunidade de se firmar no mercado visto a necessidade de reclusão das pessoas. A busca por segurança e mínima necessidade de sair de casa, fez com que o negócio se tornasse um sucesso onde foi instalado.

Com uma seleção variada de produtos, a unidade é instalada em uma área comum do residencial ficando disponível 24 horas. As compras dos condôminos são realizados pelo aplicativo da empresa e em seguida basta retirar os produtos na unidade, sem necessidade de qualquer tipo de contato com terceiros.

Até o momento a empresa vem operando em Curitiba, mas tem planos de expandir o negócio para outras cidades do país.

BNYOU (Serviços de bem-estar Home Office)

O aplicativo de serviços de beleza e bem-estar BNYOU resolveu utilizar a tendência do home office como forma de criar uma nova vertente para o seu negócio.

No caso, a empresa começou a oferecer seus serviços de forma corporativa, ou seja, para que empresas contratassem os serviços para seus funcionários.

Toda a pressão e ansiedade criada pela pandemia fez com que diversas empresas precisassem dobrar os cuidados com a saúde mental e bem-estar de seus funcionários. Dessa forma, uma das formas sugeridas pela BNYOU é o oferecimento ao colaborador de um de seus serviços de massagem, manicure, cabeleireiro entre outros, a domicílio.

Com o colaborador sendo atendido em casa, os protocolos sanitários de segurança são melhor aplicados. Com isso o colaborar se sente cuidado pela empresa e consegue exercer melhor o seu trabalho.

Publicidade

Leia também

Esses foram os três exemplos de negócios inspiradores de quem soube pensar fora da caixa para botar em prática e começar a empreender. Como foi possível ver, apesar de nada fácil, ir além do comum muitas vezes é o que irá ditar a permanência ou não de uma empresa no mercado.

Publicidade

Sendo assim, estude o seu negócio, fique de olho nas novas necessidades do mercado e veja a oportunidade surgir onde ninguém mais enxerga.

Veja também: Falência da sua empresa: Como isso acontece e como evitar?

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário