Parceria entre Microsoft e LinkedIn oferece 96 cursos gratuitos em português

Uma parceria entre a Microsoft e o LinkedIn disponibilizou 96 cursos de capacitação, todos gratuitos e em português. A iniciativa das empresas em meio à crise no mercado de trabalho por conta da Covid-19 faz parte de uma ação global conjunta anunciada no último mês de junho.

A parceria entre as empresa tem o objetivo de levar habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o mercado de trabalho pós-pandemia para 25 milhões de pessoas do mundo todo.

Linkedin e Microsoft

Até então, os cursos que estavam disponíveis em inglês, espanhol, francês e alemão, já alcançavam em torno de 10 milhões de pessoas. Com o acesso em português desde o dia 1º de outubro até o final de março de 2021, a proposta é auxiliar na reciclagem de profissionais à procura de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Os cursos foram divididos em nove rotas de aprendizagem gratuitas e podem ser acessados diretamente por este link. A disponibilização em português pretende preparar brasileiros para as profissões do futuro e a realidade crítica na qual se encontra o mercado de trabalho.

Na Microsoft, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para que possamos alcançar a nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Queremos garantir que ninguém ficará para trás e estamos oferecendo as ferramentas necessárias para que a população se mantenha atualizada e preparada para os empregos do futuro”, destacou Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil.

O Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, Milton Beck, ressalta a importância de se criar uma cultura de aprendizado contínuo. Para ele, as habilidades técnicas e comportamentais conhecidas atualmente não devem ser as mesmas exigidas nos próximos anos. Por isso é essencial manter-se atualizado nas qualificações necessárias.

Melhores cursos do Linkedin e Microsoft para aperfeiçoar seu trabalho

As rotas de aprendizagem para os 96 cursos disponíveis no Brasil foram desenvolvidas conforme análise de dados do LinkedIn sobre o mercado de trabalho brasileiro. Estas avaliações buscaram levantar as profissões e habilidades mais demandadas atualmente para produzir os conteúdos das aulas.

De acordo com um levantamento realizado pelo LinkedIn em julho de 2020, entre os empregos mais procurados no pais estão:

  • Analista de software;
  • Arquiteto de software java;
  • Consultor de negócio;
  • Desenvolvedor.NET;
  • Engenheiro de software.

Enquanto isso, a lista de principais habilidades técnicas e comportamentais exigidas mundialmente estão comunicação, resolução de problemas, gestão de negócios,  liderança, ciência de dados e aprendizado online.

Parceria Microsoft e LinkedIn

SAIBA MAIS:

Quais os cursos gratuitos da Microsoft e Linkedin

Com base nas pesquisas realizadas, os temas das rotas de aprendizagem em português da parceria entre Microsoft e LinkedIn são:

Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade

Como organizar uma rotina para trabalhar em qualquer ambiente. Inclui técnicas para otimizar a produtividade, desempenho, gerenciamento de tempo, e ainda maneiras de manter a resiliência.

Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis

Formas de explorar os recursos disponíveis e desenvolver a inteligência emocional para manter-se ativo e conectado, explorando alternativas para se reinventar.

Diversidade, inclusão e pertencimento para líderes e gerentes

Técnicas para liderar com eficácia iniciativas voltadas à diversidade, desenvolvendo ambientes de trabalhos inclusivos e colaborativos.

Torne-se um gestor de projetos

Como gerenciar projetos com eficácia, de maneira pontual e se adaptando ao orçamento disponível; e inspirar a equipe a trabalhar em causas comuns.

Como desenvolver a colaboração entre as equipes

Desenvolvimento de habilidades de escuta para construir relações de trabalho construtivas e cooperativas. Apresenta técnicas de gerenciamento de reuniões e conversas delicadas de maneira a transmitir confiança para toda a equipe.

Domine as competências pessoais mais requisitadas no mercado e trabalho

Técnicas para desenvolver as habilidades pessoas que os contratantes mais valorizam. Aborda questões como fundamentos de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe.

Torne-se um especialista em atendimento ao cliente

Saiba identificar as melhores maneiras de avaliar as necessidades dos clientes, aprendendo a administrar suas expectativas e como se comunicar efetivamente por diversos meios.

Torne-se um profissional de vendas

Como ser um parceiro confiável, identificando as estratégias de negociação e fechamento mais eficientes para o seu negócio, e desenvolvendo e aprimorando habilidades interpessoais.

Torne-se um Cientista de Dados

Conhecimento sobre técnicas e ferramentas de big data para desenvolver capacidades de estruturar histórias de ciência de dados. Formas de obter, explorar e se comunicar com dados a partir do uso de gráficos e estatísticas.

O curso é uma iniciativa integrada que fornece acesso gratuito ao conteúdo do Microsoft Learn, e combina as certificações Microsoft com ferramentas de busca de emprego no LinkedIn.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário