Como funciona o painel de vendas do Mercado Livre?

O Mercado Livre disponibiliza ferramentas para facilitar a gestão de vendas, tendo rápido acesso a informações importantes. Entre essas ferramentas está o painel de vendas, que está na área restrita da plataforma.

Confira, aqui, como funciona o painel de vendas do Mercado Livre, quais são seus principais recursos e informações disponíveis online para facilitar ainda mais sua gestão!

painel mercado livre

Divisão do painel de vendas Mercado Livre

O painel oferece uma visão geral de vendas, informando quatro etapas principais: quantas vendas é preciso preparar, quantas estão prontas para envio, quais estão em trânsito e quais já foram concluídas.

Publicidade

Essa visão geral possibilita que o vendedor tenha um controle adequado de vendas, com informações disponibilizadas de forma clara e organizada, podendo planejar sua ação para resolver pendências mais urgentes primeiro.



O painel mostra com uma marca vermelha (!) todas as vendas que precisam de atenção prioritária, para evitar atraso no envio ou que o cliente abra uma reclamação, o que pode comprometer sua reputação como vendedor.

Além disso, também exibe em laranja vendas que têm uma ou mais ações pendentes, como a impressão de etiquetas, envio de pacotes, necessidade de combinar entrega com comprador, entre outros serviços.

Em preto, você encontra todas as vendas que estão em andamento, podendo acompanhar o status de cada uma delas. O painel sinalizará informações como “a caminho”, “em devolução”, “concretizada” e “não concretizada”.

Publicidade


Publicidade


Confira também:
Vender produtos para Bebês no Mercado Livre: Por onde começar?

Como utilizar o painel de vendas Mercado Livre?

O acesso é restrito ao vendedor e para utilizá-lo basta fazer login em sua conta Mercado Livre informando telefone, e-mail ou usuário, bem como senha de acesso. Então, selecione o painel de vendas no menu superior.

Publicidade

Quais vendas aparecem no painel?

O Mercado Livre exibe todas as vendas feitas nos últimos seis meses, possibilitando uma rápida visualização de informações e transações concluídas e pendentes, de modo a ter uma gestão adequada de transações.

Publicidade

Caso queira executar ações em massa, o painel também disponibiliza essa possibilidade, conseguindo, por exemplo, imprimir etiquetas ou informar a NF-e. Há, ainda, um campo de busca que possibilita encontrar transações rapidamente, opção disponível no topo da lista de vendas.

Ao lado do campo de busca, o vendedor encontra uma ferramenta para filtrar e ordenar as vendas da forma que preferir, com a possibilidade de personalização, deixando o painel exatamente como deseja e como acha mais fácil trabalhar.

Como ocorre a atualização do painel de vendas?

A atualização do painel ocorre conforme o vendedor avança no processo de venda. Quando finaliza uma tarefa no painel, há uma atualização automática, com reorganização das etapas de vendas, ajudando a gerenciá-las melhor.

Suponha que uma venda esteja como “para preparar”, o que significa que ainda não imprimiu a etiqueta do Mercado Envios para encaminhamento do pedido.

Quando fizer isso, o painel atualizará imediatamente o status da venda, indicando “pronto para enviar”. Depois do encaminhamento, o painel exibirá “em trânsito”.

Caso não utilize o Mercado Envios para encaminhamento de pedidos de seus clientes, quando concretizar a venda ela aparecerá na seção “finalizadas”.

O painel Mercado Livre exibe mensagens e reclamações?

Sim, o painel de vendas do Mercado Livre também conta com uma seção de mensagens e reclamações de clientes, mostrando as que estão em aberto e que já foram tratadas.

Dessa forma, o vendedor conseguirá entender rapidamente e de maneira pontual em qual etapa do processo os compradores estão e quando mais entram em contato, podendo corrigir processos para evitar problemas e baixa reputação.

Publicidade

O vendedor consegue identificar rapidamente o comprador e se tem novas mensagens. Também pode enviar notificações sempre que preciso, agilizando a ferramenta de comunicação do painel.

Como obter estimativa de entrega no painel Mercado Livre?

Algum cliente questionou sobre o prazo de entrega? Caso utilize o Mercado Envios é fácil saber quando o pedido chegará para o comprador, uma vez que a informação aparece no painel de vendas.

Publicidade

Para identificá-la é simples: basta localizar a compra no painel (utilize o campo de busca, se necessário). A plataforma exibirá o status do pedido e, caso esteja em “a caminho”, haverá menção a uma estimativa de entrega.

É fácil informá-la para o comprador, basta utilizar o campo de envio de mensagens disponível no painel, tendo maior praticidade na comunicação durante todo o processo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário