Padaria Delivery – Como transformar o seu negócio com a entrega de pães

A evolução dos negócios de entregas de produtos não para e a mais nova tendência do mercado é a padaria delivery que facilita a vida de quem tem pouco tempo.

Os aplicativos de entregas revolucionaram o modo como as pessoas passaram a consumir produtos.

A pandemia de coronavírus apenas reforçou esse modelo que já vinha em uma crescente constante nos últimos anos. Com isso, diversos empreendimentos tradicionais entenderam que se não aderissem a essa nova possibilidade do mercado, acabariam ficando para trás.

A criação da padaria delivery apenas seguiu esse fluxo imposto pelas novas necessidades da sociedade e montar um negócio como esse exige bastante planejamento por parte do empreendedor.

Nós já explicamos nesse artigo aqui como montar uma padaria. Dessa forma, vamos pular toda a questão burocrática e focar apenas na parte da organização do delivery.

Veja a seguir tudo o que você irá precisar para oferecer o serviço de padaria delivery no seu negócio.

Planejamento de uma padaria delivery

padaria delivery

Se você já tem uma padaria convencional, sabe que os clientes prezam muito pela rapidez no atendimento e também pelo frescor dos produtos comercializados. No delivery isso não é diferente. Por isso é necessário ter um ótimo planejamento para evitar atrasos no momento da entrega, e preservar a qualidade dos produtos.

Nesse planejamento, além de questões financeiras, ferramentas e outras coisas que abordaremos melhor no decorrer do texto, o empreendedor precisará decidir as coisas mais básicas.

Por exemplo, será preciso resolver se a padaria trabalhará com entregas durante todo o seu horário de funcionamento, ou apenas em alguns horários definidos. Isso acarreta decisão se essas entregas serão feitas apenas sob encomenda prévia, ou se o cliente poderá fazer seus pedidos a qualquer hora do dia.

Outros detalhes importantes dizem respeito ao frete e a um valor mínimo de pedidos. Essas decisões podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença no processo de um negócio delivery.

Canais de atendimento

Os canais de atendimento é por onde o estabelecimento irá receber os pedidos de seus clientes. Aqui, já adiantamos que o ideal é sempre oferecer mais de uma opção ao consumidor.

A adoção dos canais de atendimento de uma padaria delivery podem depender bastante do negócio. Por exemplo, para uma padaria convencional que já possui solidez de mercado e clientes fiéis, é mais indicado a criação de uma plataforma de compras própria do que para uma padaria que está iniciando agora.

Essas plataformas são basicamente e-commercers, onde o cliente acessa site ou aplicativo e consegue escolher os produtos que deseja, a forma de pagamento e entrega.

Apesar de muito indicado, pois padroniza e profissionaliza o recebimento de pedidos, o desenvolvimento de um e-commerce como esse demanda um investimento considerável. Por tanto, essa só deve ser uma opção quando se tem certeza de que a demanda do delivery será grande o suficiente para justificar os custos.

O uso dos aplicativos de entregas, assim como do WhatsApp Businnes e suas ferramentas, são os mais indicados para a retensão de pedidos da padaria delivery. O telefone também é um canal que deve ser oferecido aos clientes como opção.

Qualidade no atendimento

Para garantir que todos os clientes serão atendidos com agilidade e simpatia, o ideal é ter uma pessoa que cuide apenas do recebimento de pedidos.

Essa pessoa será a responsável por esclarecer possíveis dúvidas, separar pedidos por ordem de chegada, organizar endereços e, se possível, organizar o plano logístico para as entregas, caso as mesmas sejam feitas no formato encomenda.

O empreendedor precisa ter em mente que em um negócio delivery, um atendimento bem feito, ágil, gentil e claro, é essencial para que o cliente se sinta inclinado a voltar a fazer negócio. Sendo assim, busque investir em um bom treinamento para seus atendentes.

Modelo de entregas da padaria delivery

Após decidir os canais de atendimento, o empreendedor também precisará resolver de que modo irá realizar as entregas do negócio.

Em suma, existem duas formas de realizar as entregas de uma padaria, e isso irá depender se a empresa trabalha com entregas apenas por encomendas ou com demanda constante.

Se a ideia foi reter os pedidos com antecedência para entregas no dia seguinte, por exemplo, o empreendedor pode ter um único veículo (a depender da demanda de entregas) para realizar as entregas todas de uma única vez.

No entanto, se a ideia for receber pedidos durante todo o dia, o empreendedor poderá montar uma frota de entregadores próprios ou contratar os entregadores de aplicativos como o iFood, Rappi e outros.

Nesse caso, o ideal é que o empresário coloque todos os custos de cada um dos modelos no papel. Apenas assim ele poderá julgar qual é mais vantajoso financeiramente.

Embalagens para entregas

Pode não parecer tão importante, mas as embalagens nas quais os produtos serão entregues são parte importante da estratégia de qualquer delivery.

Pães e bolos precisam ter o seu frescor e temperatura garantidos até o momento de entrega aos clientes. Sendo assim, é preciso escolher as melhores embalagens para entregas, que consigam garantir a qualidade dos produtos. Pensar na sustentabilidade desses recipiente também é importante, então se for possível é interessante se o empreendedor optar por materiais recicláveis ou mesmo biodegradáveis (como é o caso de alguns canudos e copos).

Além da qualidade, também é importante que as embalagens sejam personalizadas de alguma forma, com a marca da padaria. Isso passa uma imagem de profissionalismo por parte do negócio, e ajudam o cliente a fixar a sua marca.

Divulgação e planos semanais

O que fará com que a sua padaria delivery se torne popular será a divulgação do novo serviço que deverá ser feito por meios tradicionais e digitais.

Como meio tradicional, o empreendedor pode apostar na entrega de panfletos com promoções da padaria, evidenciando o delivery do negócio.

Nos meio digitais, deve-se apostar em publicações nas redes sociais do negócio, envio de promoções por meio de linha de transmissão do WhatsApp, e também cadastrando o estabelecimento no Google Meu Negócio.

Por último, uma ótima estratégia a se adotar para aumentar as vendas por delivery é criar pacotes semanais de entregas. Dessa forma, o cliente paga antecipadamente e recebe todos os dias em horário pré-definido pães, bolos, salgados e o que mais deseja em sua casa. Aqui, o que vale para conquistar mais cliente é oferecer preços relativamente mais baixos do que se os produtos fossem adquiridos individualmente.

Veja também: Açougue Delivery : Transforme o seu negócio com a entrega de carnes

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.

Deixe seu comentário